Aula Spinning Babies® para Gestantes e Acompanhantes

Compartilhe:

O que é Spinning Babies

Spinning Babies® é uma abordagem que busca otimizar a relação entre a anatomia flexível da mãe e o posicionamento do bebê.

Acreditamos que as posições escolhidas pelos bebês dentro do útero não ocorrem ao acaso, eles se acomodam conforme o espaço disponível.

Na Aula Spinning Babies são apresentados exercícios e posturas que promovem o reequilíbrio dos ligamentos e músculos da pelve da mãe, ampliando o espaço interno, e assim, permitindo que o bebê busque um posicionamento mais favorável.

Os bebês são espertinhos e se adaptam conforme o espaço disponível (imagem: giphy)

As consequências dessa ampliação do espaço interno são maior conforto na gestação e um posicionamento mais favorável do bebê, contribuindo para um parto menos trabalhoso.

Você e seu/sua acompanhante aprenderão também como aproveitar a flexibilidade da pelve materna de modo a facilitar o caminho do bebê no momento do parto.

Na Aula Spinning Babies você vai aprender

✔ Posições de descanso inteligente, que permitem à mãe descansar de forma confortável, mas também favorecendo o efeito da gravidade para um bom posicionamento do bebê.

✔ Exercícios que podem ser praticados diariamente para favorecer o equilíbrio do corpo e ampliar a mobilidade das articulações, visando maior bem estar durante a gestação e contribuindo para o parto.

✔ Técnicas para liberar tensões e realinhar o útero, que podem ser usadas tanto durante a gestação, favorecendo o conforto da mãe e um melhor posicionamento do bebê, como também durante o trabalho de parto.

✔ Posições que favorecem o nascimento de acordo com a localização do bebê durante o trabalho de parto (alto, médio ou baixo na pelve da mãe).

Quem pode participar

Para um melhor aproveitamento da Aula Spinning Babies, é recomendado que ela seja feita a partir das 20 semanas de gestação.

Além disso, a presença de acompanhante é essencial, porque você precisará do auxílio de alguém que fez a aula com você para poder reproduzir posteriormente os exercícios que serão ensinados. O ideal é que a pessoa escolhida seja alguém que mora com você e/ou vá te acompanhar durante o trabalho de parto.

É recomendável que vocês usem roupas confortáveis, para facilitar a movimentação durante as práticas.

Perguntas frequentes

(imagem via giphy)

Por que fazer a Aula Spinning Babies?

No nosso estilo de vida moderno temos muitos hábitos posturais desfavoráveis. Passamos muito tempo sentadas, de pernas cruzadas, mexendo no celular, usando sapato de salto, bolsas pesadas… Tudo isso faz com que o nosso corpo fique em desequilíbrio. O objetivo dessa aula é devolver o equilíbrio dos músculos e ligamentos do corpo da gestante, ampliando o espaço interno, e consequentemente, proporcionando maior conforto para a gestante e ajudando o bebê a assumir uma posição mais favorável para o parto.

Spinning Babies ajuda a virar bebê sentado (bebê pélvico)?

A aula não tem o objetivo primordial de virar o bebê, mas sim de liberar espaço internamente. Isso permite que o bebê se adapte de forma mais favorável, o que na maioria das vezes acaba sendo com a cabeça para baixo. Mesmo que seja necessário realizar outras manobras posteriormente, elas também tendem a ter melhores resultados quando há mais espaço e flexibilidade.

Em que essa aula pode ajudar gestantes que já estão com o bebê de cabeça para baixo (cefálico)?

Os exercícios e posturas apresentados nessa aula visam aliviar as tensões no corpo da mãe (o que proporciona maior conforto durante a gestação), e ajudar o bebê a ficar em uma posição mais favorável (o que contribui para um trabalho de parto mais fácil). Na aula você também vai aprender que esse posicionamento favorável do bebê não tem a ver somente com estar de cabeça para baixo, mas também com o lado para o qual ele está virado, e com a posição da cabeça, por exemplo.

“O papel da mãe no parto é dilatar, e o do bebê é rodar.”
Gail Tully – criadora da abordagem Spinning Babies

Quem pode ministrar uma Aula Spinning Babies?

A Aula Spinning Babies foi desenvolvida pela parteira americana Gail Tully (criadora da abordagem Spinning Babies) especialmente para gestantes e acompanhantes, e deve ser ministradaexclusivamente por uma Educadora Perinatal Certificada Spinning Babies (SpBCPE). Para treinamento de profissionais, entre em contato com Maíra Libertad.

Depoimentos de alunas

“Amei a aula! A parte teórica foi bem explicada e a parte prática muito bem demonstrada e repetida por nós. Gostamos por ser técnico e muito importante para o grande dia. Gostei muito das explicações e demonstrações não só das posições, como também sobre nosso assoalho pélvico. A Aula Spinning Babies se mostrou crucial para o desenrolar do meu parto. Pratiquei antes e durante o parto, e isto me resultou um parto rápido e tranquilo. Foram 2h23min de concentração, respiração e amor.”
Cíntia, mãe da Joanna

“Fiz a aula e recomendo bastante! A Bia foi uma ótima professora e os exercícios ajudaram a aliviar minhas dores na região lombar. Fiquei encantada com a massagem com tecido, me relaxou na mesma hora! Acho que todas as grávidas deveriam ter acesso a esse tipo de informação. Quem puder fazer, vale super a pena!”
Rebeca, mãe da Céu

“Começamos a praticar assim que chegamos em casa, e os exercícios estão me ajudando a lidar com os desconfortos do final da gestação. Estou muitíssimo satisfeita com a aula, e meu parceiro está se sentindo ainda mais seguro para o parto.”
Victoria, mãe do Vicente

“A aula foi uma luz para esclarecer todas as nossas dúvidas sobre o antes, durante, e logo após o parto, saber o que acontece com o corpo da mulher e qual o papel do acompanhante. E enfim a Flora virou de cabeça para baixo, estamos muito felizes!”
Tarine, mãe da Flora

“Adoramos a aula! A Bia tem uma condução muito segura, com informações úteis e baseadas em dados de estudos e recomendações, além de ser bem objetiva, prática e respeitosa.”
Priscilla, mãe da Rafa

“A aula foi muito além do que eu esperava, e meu companheiro saiu da aula igualmente maravilhado. Em dois dias de prática eu mudei de uma grávida que mal conseguia ficar em pé para uma grávida que faz faxina na casa, e as noites de sono também estão sendo bem melhores. Recomendo com certeza!”
Raquel, mãe do Caio e do Otto

Bolsa para gestantes negras ou indígenas

A cada turma da Aula Spinning Babies é disponibilizada 1 bolsa integral para gestante negra ou indígena, com acompanhamento do pré-natal e parto pelo SUS, e que frequente os encontros gratuitos de grupos parceiros.

Acreditamos que informação é uma das melhores estratégias que temos para prevenir e combater a violência obstétrica.

A concessão de uma bolsa integral por turma é parte de um trabalho de formiguinha, que visa ampliar o acesso a esse conhecimento para mulheres que não possam pagar por ele.

Além disso, a bolsa se destina exclusivamente a mulheres negras ou indígenas, por fazerem parte desses grupos que infelizmente são ainda mais afetados pela violência obstétrica em nosso país.

A disponibilização da bolsa está sujeita à confirmação da realização da turma selecionada.

Caso deseje concorrer, clique aqui para preencher o formulário e boa sorte!

Participe da próxima turma!

Clique aqui para consultar as datas das próximas turmas ou aqui para se inscrever.

Caso queira tirar alguma dúvida, pode me enviar uma mensagem pelo whatsapp: (21) 98484-6072

Compartilhe:

2 respostas para “Aula Spinning Babies® para Gestantes e Acompanhantes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.