Como lidar com a ansiedade na gestação

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Quando uma mulher descobre a gravidez, existe aquela sensação de contagem regressiva.
Conforme as semanas da gestação vão se passando, a ansiedade na gestação vai aumentando.
Como lidar com esse sentimento?

Não é tão simples assim

São nesses momentos que ter alguém próxima te lembrando do quanto é importante respirar e acolher esses anseios faz toda diferença.
Manter a cabeça ocupada, estar cercada de boas informações e práticas saudáveis tornam esse processo muito mais tranquilo.
Participe de grupos de apoio, e se possível faça cursos de gestantes, converse com outras mulheres que estão com idades gestacionais próximas da sua.

Pratique alguma atividade física

A prática de atividades físicas como o yoga e o pilates durante a gestação trabalham a respiração, além de tonificarem o corpo e deixar a mente em equilíbrio através de métodos de relaxamento. São uma ferramenta importante para lidar com a ansiedade na gestação.

 

Mantenha mais contato com a natureza, descanse sempre que possível e tenha boas noites de sono. O sono é um fator muito importante. Evite celular, televisão e outros aparelhos eletrônicos próximo do horário de dormir.
Uma alimentação balanceada também tem impacto diretamente no nosso sistema nervoso, existem alimentos que são calmantes e que também ajudam no controle da ansiedade. Uma nutricionista que atua com o público materno infantil pode te ajudar no equilíbrio da dieta.

Além do corpo físico, é preciso cuidar da mente também.

Leia livros e artigos que te tragam informações atualizadas, assista vídeos, filmes e séries que te tragam alegria.
Busque o auxílio de uma doula (essa profissional faz toda a diferença no acompanhamento da gestação e do parto).
Converse com o seu bebê, acaricie sua barriga, este hábito irá te tranquilizar além de ser uma ótima maneira de criar vínculo e o bebê sentir-se amado e desejado.
Faça um diário, escreva no papel todas as suas sensações, desabafe, faça planos e abra mão do controle. Você irá construir uma lembrança especial e que vai matar a saudade dessa fase no futuro.

Foto: Mateus Marx

Namore, o sexo na gestação é recomendado e inclusive uma ótima opção de afastar a ansiedade. Não é porque você está grávida que não pode sentir prazer ok!?

Quando preciso me preocupar?

É NATURAL sentir tensão, preocupação e até mesmo medo, mas fique atenta a alguns sintomas que a ansiedade em excesso pode causar.

• Sensação de falta de ar.
• Pensamentos negativos.
• Descontrole emocional.
• Palpitação cardíaca.

Se esses episódios acontecerem com frequência é importante ter o acompanhamento de um especialista, não deixe de pedir ajuda.
Ao contrário do que muitos pensam, solicitar ajuda é sinal de que você se importa em oferecer o melhor para o seu filho e não de desespero.
Prepare-se para a chegada do bebê, se sentir a necessidade monte uma lista com os principais itens que precisam estar prontos quando o bebê chegar.
Você pode ter um chá de bênçãos no finalzinho da gestação, é um evento muito especial em que a mulher é acolhida e muito paparicada.

Foto: Caroline Gomes

E quando chegar o parto?

Agora que você já sabe de algumas alternativas para controlar a ansiedade na gravidez, vamos falar um pouco sobre o momento do parto.
Conheça as fases do trabalho de parto e entenda que nem toda mulher vai passar por cada uma delas. O parto é o evento responsável por trazer ao mundo seu bebê, e nesse momento não existe o certo e o errado. Procure estar assistida por uma equipe em que confie, saiba quais são as suas preferências, vivencie por inteiro essa experiência.
Você pode ter combinados com o bebê, mas sempre respeitando o indivíduo único que ele(a) é.

Referências

Ansiedade na gravidez: prevalência e fatores associados*
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v51/pt_1980-220X-reeusp-51-e03253.pdf

Efficacy of yoga on pregnancy outcome.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15865489

Ansiedade na gestação, prematuridade e baixo peso ao nascer: uma revisão sistemática da literatura
https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2007000400002&script=sci_arttext&tlng=en

Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura
http://www.scielo.br/pdf/rbgo/2014nahead/0100-7203-rbgo-0100-720320140005030.pdf

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