Um novo caminho, o meu renascer!

Compartilhe:

Olá! Meu nome é Bruna, tenho 30 anos. Hoje vou contar um pouco da minha trajetória e como me tornei doula.

Desde pequena, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescer, eu respondia: “quero ser médica de tirar bebê da barriga”. Pois bem, o tempo passou e quando vi, me formei em Arquitetura e Urbanismo. Depois de alguns anos trabalhando na minha área de formação, iniciei uma busca interna, queria fazer algo que realmente me motivasse, me voltei para dentro e entendi que meu novo caminho estava relacionado ao nascer e ao universo da humanização.

Transição de Carreira

Estava trabalhando como pessoa física dentro de uma empresa, com um contrato de tempo determinado e próximo de acabar. Vi então a grande oportunidade de transição, me matriculei no curso de doulas e me formei antes mesmo do final desse ciclo. Aproveitei para entrar em alguns grupos de doulas, e em pouco tempo já tinha três gestantes para atender como voluntariado.

O início como doula

Não posso dizer que mudar de carreira é fácil ou simples, exige muito planejamento, estudo, trabalho e dedicação, mas quando a vontade é real, acontece com mais naturalidade.

Foto: Arquivo Pessoal

Como citei anteriormente, eu logo que me formei já estava com três acompanhamentos voluntários. Surgiu uma vontade grande de falar sobre a gestação e parto, pensei em organizar rodas de gestantes no meu prédio. Como ainda estava começando bateu uma certa insegurança, conversei com uma prima minha que é obstetriz e resolvemos fazer juntas, foi um sucesso.

Placentaria

Acredito que a cura esta dentro de nós. Encontramos nos medicinais de placenta uma cura física e emocional. Para mim essa foi uma segunda etapa, mas não menos importante, manipular uma placenta é ritualístico e cheio de emoção.

Foto: Arquivo Pessoal

Após o nascimento da placenta, ela pode ser consumida de diversas formas, cápsulas, tintura, óleos e pomadas. Além disso podem dar vida a artes como, carimbo da placenta, filtro dos sonhos, coração emoldurado, jardim secreto e pingentes.

Lembrando que esse é um trabalho que é realizado de mulher para mulher, a placenta manipulada é da contratante e os medicinais não devem ser terceirizados.

Porque contratar uma Doula?

Ainda vemos muito preconceito relacionado a humanização, muitas pessoas não entendem como uma doula pode contribuir para o trabalho de parto, ou apenas não acreditam que vale a pena investir nessa contribuição.

A doula é muito mais do que somente uma acompanhante. A doula oferece apoio à mulher não somente no momento do trabalho de parto, mas antes e depois, a doula escuta e observa cada palavra da mulher, para conhecer o seu interior e acolher cada mulher de forma individual.

Estudos apontam que apoio das doulas contribui para a redução do tempo de trabalho de parto, redução da taxa de anestesia peridural para parto vaginal, redução do uso de ocitocina e da taxa de cesariana.

Eu acredito no trabalho empático, de mulher para a mulher, onde há muita admiração e cumplicidade.

 

Referências:

Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto

 

 

 

 

Compartilhe:

12 respostas para “Um novo caminho, o meu renascer!”

  1. Que lindo estas profissões, atuais, tão humanizadas. Conhecendo a Bruna Arruda como pessoa tenho certeza que o nascimento que é o momento mais lindo e também o mais difícil para uma mulher, sendo acompanhada de tanto profissionalismo e carinho, vai ser com certeza uma experiência linda.

  2. Bem, eu fiquei atordoada quando você me disse que deixaria a arquitetura…como pode? Uma profissão tão linda, nunca te faltou trabalho, nao conseguia entender! Vi que o negócio era sério, eu tinha que aceitar, mesmo porque é a sua vida, a sua felicidade. E aí, no seu niver dos 30, você recebeu um bilhete da Lilinha….dela lembrando do seu desejo…Meu Deus….hoje fecho os olhos e te vejo criança respondendo a pergunta clássica….O que você vai ser quando crescer?
    Hoje Doula, amanhã Parteira!
    TE AMO !

  3. Minha querida! Desde pititiquinha, você sempre se mostrou uma pessoa linda, transparente e de um coração enooorme. Essa profissão caiu como uma luva pra você. O dom da proteção e do cuidado… a pessoa certa! Te amo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.