Despertar! Enfim, nasce uma Doula!

Compartilhe:

 

Olá! Sou Isabella, 39 anos, natural de Belo Horizonte! Atualmente moro em Sabará, cidade histórica bem próxima de BH! Vim parar aqui, porque casei e a família do marido é natural dessa linda cidade!

E apesar da proximidade com a capital, aqui é bem interior! Calma e tranquila, assim como eu!!

Vou contar aqui um pouco da minha caminhada!

Minha Formação!   

Há 15 anos me formei em psicologia e atuei em diversas áreas como consultório, escolas, escritórios em Recursos Humanos, em Centro de atenção psicossocial (CAPS)! Posso dizer que “rodei” um pouco em cada esfera da psicologia!

Mas não me encontrei… faltava algo a mais, mas não sabia o que era…. a única certeza que tinha, que quando aparecia uma gestante na minha frente, seja no consultório, no CAPS, nas escolas e até nos escritórios eu me deliciava!!!

Era encantamento por esse mundo, desde sempre! Quando ainda adolescente adorava ler a revista Crescer, enquanto minhas amigas liam Capricho…rsrsrs

 Nasce uma mãe!

Foi assim que me tornei mãe aos 23 anos, pois queria muito viver essa “aventura”! Confesso que foi uma decisão individual, um pouco inconsequente… um desejo íntimo que precisava realizar!

Talvez por não conseguir identificar e reconhecer meu desejo em trabalhar com grávidas e bebês que acabei indo para a vivência real da maternidade. Foi um período difícil, muito nova, solteira, conflitos familiares, conflitos com meu parceiro e um pai também se reconhecendo ali, nesse momento.

Foi tumulto! Mas foi lindo! Emocionante! Experimentar esse amor visceral é sem dúvida uma dádiva da vida!

Veio o puerpério, depois o casamento… minhas funções de mãe sempre prevaleceram, nunca me entreguei a minha profissão por não sentir o mesmo amor que sentia em ser mãe! Veio o segundo filho, outra vivência de parto, bem diferente do primeiro!

Primeira barriga! Nasce uma mãe!

Uma luz!

No meio disso tudo, minha irmã foi morar na Nova Zelandia, construiu sua vida lá, teve filhos lá e os seus relatos de como eram conduzidos os pré-natais e partos me encantava, um sonho!

Ela foi peça chave na minha descoberta! Minha luz, mesmo à distância, conseguiu me guiar! Me despertou para um mundo que não existia aqui para mim, um mundo que não conseguia viver… um parto natural, sem intervenções, a mulher sendo protagonista do seu parto! Ela sempre me emocionava ao contar sobre seus partos.

Minha irmã! Parto domiciliar e em família! Porque parto é um evento familiar!

Meus partos apesar de terem sido normais, foram cheios de intervenções desnecessárias, sofri diversas violências obstétricas e neonatal. Veio a minha terceira filha, e por conta da influência da minha irmã, conseguir uma pequena evolução que foi não ter a anestesia, queria sentir!

Enfim a minha (re-) descoberta:

Foi após o nascimento da minha terceira filha que conheci a profissão de Doula e fui em busca de entender um pouco mais sobre esse trabalho. E Quando percebi que podia ter feito mais pelos meus partos, podia ter sido a protagonista, é de extrema angústia!

E quando vejo que foi pura falta de informação minha, me fez ir em busca de conhecimento, queria  atingir outras mulheres, informar!

Mas devido a circunstâncias, as condições não muito favoráveis, fui adiando meu sonho! Mas ele nunca morreu!

Deixei a psicologia de lado e fui trabalhar com meu pai em outra área, exatas completamente diferente! Diferente de tudo. Mas foi necessário, foi uma escolha consciente. Não tinha me encontrado na psicologia, quem sabe era uma oportunidade!

Mas também aos poucos fui reafirmando meu desejo para mim mesma, reconhecendo ele em mim, tomando esse desejo como real, como necessário para minha afirmação pessoal e meu reconhecimento!

Até que esse ano, conseguir realizar: tornei Doula! Um curso para vida! Emocionante! E agora depois de me REconhecer Doula, não paro mais! Uma Doula que sempre existiu em mim, desde sempre! Mas precisei caminhar um pouco mais, amadurecer para então estar preparada para me entregar a outras mulheres, sentir segura para passar segurança.

Certificado! Enfim Doula!

Minha Atuação

Trabalho na rede do Sus, em maternidade pública. E realizo atendimento particular tb. Acredito que minha profissão é de extrema importância no país das “desnecesárias” e ainda mais para as mulheres menos desfavorecidas!

Realizo chá de bençãos, escalda pés, tintura da placenta, arte gestacional e massagens! E afins…

E o que sinto sendo Doula: GRATIDÃO! A cada olhar, a cada obrigado é como combustível para continuar! Amor incondicional a esse trabalho! Desafiante!

Às vezes frustrantes, pois nosso país precisa ainda melhorar muito, estamos caminhando, mas ainda a passos de formiga… Mas, tenho fé e esperanças e por isso sou engajada nessa luta! Quero fazer a diferença!  E isso aumenta meu desejo em ajudar, apoiar e servir outras mulheres!

Para que consigam vivenciar a experiência de puro amor da forma mais instintiva que existe! Com informações adequadas e respeitosas! 

Tintura da placenta! Feito pela Doula Rebeca Charchar
Chá de benção – escalda pés! Proporciona relaxamento para o trabalho de parto. Recomendado após a 38ª semana de gestação.

MEU CONTATO:

Cidade de atuação: Belo Horizonte – MG / Sabará-MG  e regiões metropolitanas de BH/MG

Whatzapp: (31) 9.9216-8008

e-mail: psicologiacem@hotmail.com

Instagram : @bella.doula

Referências Bibliográficas: Projeto de Lei n.º 8.363, de 2017  – Sobre a atuação da Doula; Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade de Fortaleza (em 02/07/2011).

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.