Meu marido não quer doula

Compartilhe:

É mais comum do que imaginamos – o companheiro não quer ou não entende a escolha da mulher sobre a presença da doula. E os motivos são muitos:

  •  Não acreditam na necessidade/ utilidade da doula durante a gestação, trabalho de parto e pós parto;
  • Confusão sobre o papel da doula e dos outros profissionais da assistência (parteira, obstetriz, enfermeira, obstetra);
  • Consideram o valor alto, ou acham que seria melhor empregado em outra coisa;
  • Acham que a doula vai tirar seu lugar durante o trabalho de parto, deixando-o de lado;
  • Acham que o trabalho da doula pode ser substituído por ele ou por alguém da equipe/família;
  • Não se conectam com a doula de escolha da gestante.

 

É sempre importante lembrar que, quando há um companheiro, e quando ele deseja participar ativamente da gestação e do trabalho de parto, ele precisa estar tão bem informado e empoderado quanto a mulher. Quando a mulher estiver imersa no estado alterado de consciência que o trabalho de parto proporciona, o companheiro é quem será a voz dos desejos e escolhas do casal para aquele momento.

Arrisco dizer que a maioria dos casais enfrenta dificuldades em encontrar um consenso sobre as decisões acerca do nascimento, criação, etc. Isso está acontecendo com você? Pois bem, você não está só. Todos nós teremos que encontrar espaço para acomodar novas inquietações, novas concepções de mundo, novos paradigmas.

É importante que como parceiros, possam dividir um com o outro como está sendo a experiência de cada um, na sua subjetividade única e individual: seus medos, inseguranças. Fale sobre o que teme, fale sobre a descoberta da parentalidade, sobre ter de refazer-se em uma nova identidade ainda desconhecida. Deixe seu parceiro ou parceira saber que você está vulnerável e que precisa de apoio. Ou que precisa de tempo e espaço. Ou seja lá do que precise. Diálogo, escuta, acolhimento para as verdades do outro, que nem sempre são as nossas. Dividir deixa tudo mais leve e permite que o outro veja que temos nossos próprios desafios também.

Assim seguimos em pequeninos passos na reorganização de tudo e tanto que sai de lugar com a chegada de um bebê. Não tenha pressa, talvez que esse processo nunca acabe de verdade.

Katia e William no nascimento do Ravi
Fonte: acervo pessoal, compartilhadas com autorização do casal
Eles tiveram, além da equipe humanizada, duas doulas – Carol Beltrami e eu, Carol Falco (antes de fazer minha formação, mas já doula no coração) <3

Informação

Agora, de forma mais prática, informação de qualidade é a maior aliada para que possamos tomar uma boa decisão. Então, segue aqui uma lista de sugestões para que o casal explore – juntos ou individualmente, para poder optar ou não pelo acompanhamento de uma doula, estando bem informados:

 

  • No youtube você encontra muito conteúdo independente sobre o trabalho da doula e muitos relatos de famílias que tiveram doulas. Também é uma fonte bacana pra quem prefere algo mais dinâmico e menos formal do que a leitura tradicional/ científica. Procure por “doula”, vá refinando sua busca conforme o interesse, e divirta-se.

 

 

Outras sugestões para mulheres que gostariam de ter o apoio do parceiro na escolha pela doula:

  • Garanta que estejam bem esclarecidos sobre o papel de cada profissional do parto – doula, enfermeira obstetra, obstetriz ou parteira, médica(o) obstetra. Converse muito, indique fontes, mande links, textos, vídeos, para que não haja confusões sobre a função de cada um, e a idéia equivocada de que se há uma equipe técnica, não é necessária a presença de uma doula.
  • Marque um encontro com uma doula e seu companheiro. Deixe ela saber que você está tendo dificuldade em receber este apoio. Nosso trabalho também é explicar o que fazemos e a importância disso.
  • Tente encontrar um amigo próximo que já tenha passado pela experiência de ter uma doula, ou que não tenha tido mas que sinta que faria diferente numa próxima vez. Sugira um encontro pra falarem sobre isso.
  • Frequente rodas de gestantes da sua cidade com ele – as doulas estão sempre por lá, assim como pessoas que escolheram ter seu acompanhamento. Relatos de outros pais podem ser bastante encorajadores. As rodas no geral são abertas e gratuitas – e você pode inclusive usar o blog da Casa da Doula pra encontrar uma doula da sua cidade e pedir ajuda pra achar uma roda bacana.
  • Mostre que as evidências científicas estão a favor, estimule a busca por informações em sites de artigos científicos, como Scielo e Cochrane.
  • Se estiver dentro da sua realidade, encontre uma equipe humanizada, que apoie a presença da doula, e converse com eles sobre isso. É muito importante ser assistido por uma equipe bem preparada e alinhada com aquilo que buscamos, isso nos aproxima ainda mais do parto que desejamos.
Viviane e Fred no nascimento do Tiago. Fonte: acervo pessoal, compartilhada com autorização do casal

Depoimento

Pra finalizar, compartilho aqui com vocês o depoimento e opinião de um pai que teve a assistência de uma doula no nascimento de seu filho.

Jonas, marido da Katiuscia, pais do Miguel, que tiveram a Erica Lima como doula

O Jonas relata que tinha resistência à contratação da doula por achar que ela seria uma espécie de parteira. Com o avanço da tecnologia, ele acreditava que não era necessário correr o risco de uma assistência sem médicos e hospitais e que a doula seria parte de uma assistência arcaica e ultrapassada. Ao ser questionado se mudou de ideia no decorrer da gestação e porque, Jonas disse: “Sim, no processo acabei mudando de ideia em relação ao trabalho de uma doula. Percebi que não tinha noção do que essa profissional realmente fazia e acabei compreendendo a função que a doula possui. Mas para eu conseguir entender demorou um pouco. E nesse processo as rodas de conversa foram muito importantes. As conversas, depoimentos (de mães, pais e doulas), ensinamentos e a experiência demonstradas pelas profissionais foram cada vez dando mais segurança e conhecimentos sobre o trabalho envolvido. Além é claro de me situar o local que a doula se encaixa no processo do parto.  Outro ponto que foi decisivo foi o empoderamento de minha esposa. Ela estava tão segura e certa que acabava me contagiando com esse sentimento também. Outro ponto reparado foi o ambiente de respeito envolvido, onde nada era imposto se não houvesse necessidade. Algo extremamente diferente do ambiente numa consulta médica convencional, onde muitas vezes somos bem tratados e tal mas não realmente respeitados.”

Sobre a experiência com a presença da doula no parto de Miguel, Jonas disse: “Foi ótima. A Érica é uma excelente profissional. Sempre passou segurança e conhecimento durante nossos encontros e no dia do nascimento do Miguel não foi diferente. Estando sempre ao lado não só da minha esposa mas do meu também. Foi essencial no meu ponto de vista. A calma e segurança que ela passava tanto pra mim como para futura mamãe foi essencial. Só tenho a agradecer a ela.”

Vídeo do nascimento do Miguel – Exibido com autorização da família

 

Agradecimentos especiais a todos os pais e mães que participaram com depoimento e/ou autorizando o uso das fotos e vídeo. Gratidão pela generosidade e partilha!

Referências

Estudando sobre doulas (II), Melania Amorim, Leila Katz, 2012 – http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-sobre-doulas-ii.html?q=doula

Continuous support for women during childbirth, 2017 – https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD003766.pub6/full Acessado em 06/04/2018

Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto – http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001000026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Doulas: definição e benefícios segundo as evidências científicas – https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf/arquivos-de-eventos/audiencia-publica-2018/audiencia-publica-debater-o-pl-8363-2017-que-dispoe-sobre-o-exercicio-da-profissao-de-doula/apresentacao-maira

O renascimento do Parto – I, II e III – Netflix

Aquela que serve – Documentário sobre doulas –https://www.youtube.com/watch?v=Ze6r1BKH8Ao&feature=youtu.be

O que a doula não faz – https://blog.casadadoula.com.br/2018/02/20/o-que-a-doula-nao-faz/

O que significa doula – https://blog.casadadoula.com.br/2018/05/23/o-que-significa-doula/

Como escolher a doula perfeita pra você? – https://blog.casadadoula.com.br/2018/04/19/como-escolher-a-doula-perfeita-para-voce/

Qual a diferença entre EO e doula – https://blog.casadadoula.com.br/2018/11/22/qual-a-diferenca-entre-eo-e-doula/

Deu Match! 5 dicas essenciais para você encontrar uma Doula –

Deu Match!  5 dicas essenciais para você encontrar uma Doula

Ter ou não ter uma doula? Eis a questão! – https://blog.casadadoula.com.br/2018/09/21/ter-ou-nao-ter-uma-doula-eis-a-questao/

Scielo – https://scielosp.org/

Cochrane – https://brazil.cochrane.org/

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.