O que é Pródromo?

Compartilhe:

Na medicina, pródromo é um sinal ou um grupo de sintomas que pode indicar o início de uma doença antes que sintomas específicos surjam.

 

Levando este conceito para a obstetrícia, pródromos são sinais e sintomas que antecedem o início do trabalho de parto.

 

O que acontece durante os pródromos?

Fonte: pixabay.com

 

Na fase final da gestação, você pode apresentar contrações, com sensação de cólica, que se intensificam em alguns períodos, geralmente à noite, quando há maior liberação de hormônios, e depois cessam durante algum tempo.

 

Essas contrações podem durar permanecer por horas, dias e até mesmo semanas antes do início do trabalho de parto.

 

Durante os pródromos elas são irregulares, com intervalos de 10 a 20 minutos, são contrações que dificilmente passam de 1 minuto e não acontece um aumento gradativo de sua duração e eficácia.

 

É comum que elas venham acompanhadas por um mal estar semelhante ao do período menstrual, dores na lombar, sensação de peso na região genital, alteração no apetite e do hábito intestinal.

 

Pode também acontecer a perda do tampão mucoso, que é uma substância gelatinosa que veda a entrada do canal de parto, impedindo assim que ocorram trocas entre o ambiente intra e extra uterino. A perda do tampão não significa que o parto seja iminente, pode acontecer 2 semanas antes do nascimento do bebê.

 

Se estou em pródromos devo ir para o hospital?

Devo ir para o hospital em pródromos?
Fonte: giphy.com

Durante os pródromos o colo uterino começa a ser trabalhado, é uma fase que pode se tornar bem cansativa e gerar muita ansiedade, mas ir para o hospital antes do trabalho de parto estar ativo, dificilmente é uma boa opção. A internação precoce que tem consequências importantes para o progresso do trabalho de parto, mulheres que chegam cedo no hospital são submetidas a mais intervenções para acelerar o processo, tem um número maior de diagnósticos de “parto difícil” e com frequência terminam em uma cirurgia cesariana desnecessária.

 

O ideal é que seja feita uma avaliação clínica e se constatando que são pródromos se manter em casa e aguardar o início efetivo do trabalho de parto.

 

Mas então o que fazer durante os pródromos?

 

 

O ideal é que você possa diminuir o ritmo de trabalho e mesmo de atividade mental, uso das redes sociais mais criterioso e possa fazer atividades que lhe deem prazer. Algumas sugestões que costumam ajudar:

 

1 – Tomar um banho longo e quentinho

Se as contrações estiverem incomodando e você estiver com dificuldades para seguir sua rotina diária pare tudo e tome um banho de no mínimo 50 minutos. Apague as luzes, coloque uma música que você goste, se tiver acesso à uma bola suíça pode se sentar nela durante esse tempo, use uma banqueta para ficar mais confortável e relaxe. Se você tiver acesso a uma banheira melhor ainda. Se as contrações forem de treinamento elas vão diminuindo e espaçando até cederem totalmente.

 

2 – Receba uma massagem relaxante

 

A massagem atua em muitos níveis, ajuda a relaxar a musculatura, minimiza os desconfortos, reduz a ansiedade, melhora a qualidade do sono que geralmente fica prejudicada nessa fase, alivia as dores nas costas. Ao promover um relaxamento profundo as contrações podem amenizar e passar por algumas horas sendo tempo suficiente para descansar e se refazer.

 

3 – Acupuntura

 

A acupuntura é capaz de ativar neurotransmissores de dopaminas, endorfinas e serotonina. Melhora a qualidade do sono, reduz dores e desconfortos e diminui a ansiedade.

 

4 – Mantenha-se ativa

 

Caminhadas leves, alongamentos, prática de Yoga, são atividades que vão te ajudar a lidar com os desconfortos, liberam hormônios do prazer e aliviam a ansiedade.

 

5 – Mantenha-se hidratada e faça refeições leves

 

Lembre-se que seu corpo está lhe dizendo que a qualquer momento o trabalho de parto pode ter início. Você precisa estar bem alimentada para ter energia para quando ele começar.

 

6 – Descanse bastante

 

É importante que você consiga se manter descansada nessa reta final, as contrações dos pródromos podem ser um desafio para isso, procure dormir nos períodos em que as contrações espaçarem. 

Fonte: pixabay.com

O mais importante é compreender que essa é uma fase comum da gestação, converse bastante com sua doula, mantenha-se cercada por sua rede de apoio, procure fazer atividades que lhe dêem bastante prazer, relaxe e confie na perfeição do seu corpo. Em breve seu bebê estará em seus braços.

 

Se identificou com meu modo de escrever? Gostaria de sugerir um tema específico para um próximo texto ou mesmo ser informada sobre novas publicações, agenda de cursos e eventos? Inscreva-se aqui que estaremos em contato direto, ah e fica tranquila, não compartilharei seus dados e não envio spam. Até breve

Referências

 

Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para uma experiência de parto positiva

https://www.who.int/reproductivehealth/publications/intrapartum-care-guidelines/en/

BALZANO, Cristina. O parto é da mulher!:Guia de preparação para um parto feliz/Cristina Balzano; ilustrações de Anne Pires. 1 ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2019.

ENKIN, Murray et al. Guia para atenção efetiva na gravidez e no parto. 3 edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2005.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.