O que é contração de treinamento?

Compartilhe:

A contração de treinamento, também conhecida como contração de Braxton Ricks, são as contrações do útero que acontecem ao longo de toda a gestação para prepará-lo para o grande dia. Isso aí, o dia do nascimento. Quer entender melhor essa história?! Então vem comigo!

Primeiro a fecundação

imagem: Wikipedia

Bem, você ficou grávida, e tem uma pessoinha muito especial crescendo aí dentro de você. E desde então, todo o seu corpo começou a trabalhar para a chegada nesse mundo desse bebê tão especial. Hormônios, órgãos, sistemas, emoções, enfim, todos se preparam, e o útero não poderia ficar de fora né.

Costumo fazer a seguinte analogia com as gestantes que eu acompanho: Um atleta quando decide correr uma maratona, treina todos os dias, intensamente, pois sabe, que na maratona, no grande dia, todo o corpo dele, em especial, as pernas, será muito exigido. E é assim que acontece com você e seu corpo, todo ele será exigido, e em especial, o útero. Por isso, ele está treinando, pois sabe que em breve dará o seu máximo nesse grande trabalho de fazer chegar a vida.

O que são as contrações de treinamento?

Também conhecidas como contrações de Braxton Ricks, pois foi o médico inglês, John Braxton Ricks, em 1872 que as descreveu pela primeira vez. Se baseia no treino que falamos anteriormente.

Causa enrijecimento da barriga, deixando ela bem durinha. Pode acontecer sem nada associado, ou por conseqüência de alguns fatores, como a mexida do bebê ou por uma atividade mais intensa da mãe. Mas são irregulares, fracas, tem curta duração e pode desaparecer caso você se movimente ou mude de posição. Faz o teste aí.

Quando elas aparecerem?

A resposta é: depende. Porque na verdade, cada mulher, cada corpo e cada gestação tem um ritmo e uma forma de ser vivida e sentida. São únicos. Como eu disse anteriormente, elas começam bem cedo, e cada mulher sente numa época, algumas a partir das 16 semanas, outras a partir das 25, e algumas só sentem do meio pro fim do terceiro trimestre. E tá tudo bem. Cada uma tem seu jeito e seu corpo.

contrações de treinamento
imagem: Nascer Fotos

Muitas mulheres, quando começam a sentir, até se confundem, e acham que o trabalho de parto está começando. Se você é uma dessas, se acalme, respire fundo, e só siga adiante, curtindo sua gestação. Isso é normal.

Lembre-se: Elas vão ocorrer durante a gestação, podendo se intensificar alguns dias antes do trabalho de parto.

E se por acaso, as contrações te causarem algum desconforto, tome um banho morninho, e tente descansar um pouco, vai te ajudar bastante a relaxar.  Sinta seu corpo trabalhando em prol do nascimento do seu bebê.

E ai!? gostou?! me conta aqui como foi sentir as contrações de treinamento. Sentiu logo no início da gestação ou foi mais tarde!? Acontecia mais após alguma atividade específica? Conta aqui pra mim. Vamos compartilhar experiência!!! E você que está grávida, conta aqui também como está sendo pra você tudo isso.

Se precisar de alguma ajuda, conte comigo. Comenta aqui ou nas minhas redes sociais.

E se desejar, temos o grupo no telegram, com muita troca bacana; vou deixar o link aqui pra você

E pra você saber mais sobre esse assunto, indico dois livros aqui pra você, que são maravilhosos:

Parto Ativo – Janet Balaskas

O parto é da mulher – Cristina Balzano

São excelentes opções pra você se preparar melhor para o parto. E claro, aqui no blog tem vários textos que vão te ajudar muito. 😉

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.