Método de Ovulação Billings – MOB

Compartilhe:

Olá!!! Se você chegou nesse texto é porque está interessada nesse assunto, não é?! Que bom, fico feliz por isso. Então, vamos conhecê-lo um pouco mais.

Bom, o Método de Ovulação Billings (também chamado de MOB) é um método cientificamente eficaz e comprovado há mais de 50 anos. Você sabia?

História do MOB

Em 1952, na Austrália, um médico, chamado John Billings, começou a acompanhar casais em aconselhamento, e devido a grande dificuldade dos casais em planejar suas famílias (espaçando a chegada dos bebês) começou a investigar e pesquisar como as mulheres identificavam sua fertilidade. E com o passar das pesquisas e dos anos foi percebendo que todas as mulheres percebiam no período fértil a presença de um “muco elástico”.

Vale lembrar, que o MOB não é um método da Igreja Católica, ou somente religioso, mas sim um método científico que nasceu de um profundo desejo de cientistas católicos darem aos casais conhecimento sobre a fertilidade, e poderem dessa forma planejar suas famílias, com espaçamento entre os filhos, sem intervir na natureza do ato conjugal.

Muco Cervical

O muco cervical fica na cérvix (colo do útero) e tem duas funções principais. Inicialmente, de proteger o organismo da mulher de qualquer bactéria que queira entrar, formando como um tampão. E no período fértil, tem a função de selecionar e favorecer a sobrevida dos espermatozóides (eles podem durar até 5 dias).

Fertilidade feminina

O sistema reprodutor da mulher, assim como seu corpo, foi pensado para a maternidade. Por isso, de forma cíclica, a cada ciclo menstrual, ele se prepara para uma nova gestação. E dentro de um ciclo menstrual, a mulher tem em média, 8 dias de período fértil, ou seja, período que seu corpo está se preparando para gerar uma vida.

Entendendo o corpo

O ciclo menstrual da grande maioria das mulheres é composto de 4 etapas: menstruação, período pré-ovulatório, período fértil (ovulação) e período infértil, ou fase lútea. E em cada uma dessas etapas a mulher “se apresenta” de forma diferente. Nas emoções, nos pensamentos, nos desejos, e também no corpo, seja internamente, ou externamente. E para perceber essas diferenças precisamos estar atentas (a parte mais difícil do aprendizado do MOB – afinal, não nos ensinaram a “perceber e sentir” o nosso corpo).

Vamos entender as diferenças no corpo:

método de ovulação billings - MOB
imagem: cenplafam

A nossa atenção agora se volta para o nosso sistema reprodutor. Sim, é lá que tudo acontece. A menstruação (figura 1), costumo dizer que é o processo de auto-limpeza de nosso organismo, é o resultado de uma ovulação que não houve concepção, por isso, o endométrio que se preparou para a chegada do óvulo fecundado, se descama e é expelido pelo corpo, passando pela cérvix, canal vaginal, e vulva (sabe quando você está na rua e se dá conta de que precisa ir ao banheiro porque “sentiu que algo desceu”?! Pois é. O sangue desceu e molhou a vulva, deixando uma sensação de molhada (guarda essa informação que ela vai nos ajudar). A menstruação então é o encerramento de um ciclo e o início de um novo.

Ao passar a menstruação a mulher entra na segunda fase (figura 2), que chamamos de pré-ovulatório. Nesse período, pelo fato do muco cervical estar fechando a cérvix a mulher normalmente tem a sensação da vulva “seca”, ou seja, não há nenhuma presença de umidade. Esse muco está denso e seco tampando toda e qualquer passagem do sistema reprodutor, fazendo com que a mulher esteja infértil.

E a fertilidade?

Quando a mulher percebe a interrupção desse padrão de secura é sinal de que a fertilidade está no ar. Os hormônios entram em ação e tudo começa a funcionar (figuras 3, 4 e 5). Folículos são preparados nos ovários, endométrio começa a ficar espesso novamente e o muco cervical vai ficando transparente, líquido e elástico (sabe clara de ovo? tipo isso). A mulher começa a perceber a mudança progressiva, a medida que os dias vão passando ela vai percebendo na vulva (sim, perceber lá na vulva), a sensação de secura dar espaço a umidade, chegando a sentir a vulva escorregadia (quando a gente anda parece que tá escorregando, que passou óleo). Esses são sinais claros de fertilidade, ou seja, uma relação sexual nesse momento, pode gerar um bebê, pois esse muco viscoso torna o ambiente vaginal excelente para sobrevida dos espermatozóides (lembra que eles podem durar até 5 dias?).

E quando essa progressão de umidade é interrompida, é sinal de que a mulher está voltando a ficar infértil novamente (figura 6).

A vivência do MOB

método de ovulação billings - MOB
foto: fertilidade inteligente

Quando a mulher aprende a identificar sua fertilidade, ou seja, os padrões de muco cervical de quando está infértil ou fértil, ela pode aplicar as regras diante do objetivo que esse casal está vivendo o mob, seja ele, espaçar a gravidez ou alcançar a gravidez.

Por isso, o MOB pode ser vivido em qualquer fase da mulher em idade fértil, seja na adolescência, juventude, vida adulta, amamentando ou na pré-menopausa. Repito, todas as mulheres em idade fértil podem viver o MOB, que é um método natural, sem efeitos colaterais, e sem custo.

E aí? Quer conhecer mais sobre o Método Billings? Deixe aqui nos comentários seu recadinho. Sou instrutora do MOB, mas você também pode encontrar um instrutor mais próximo de você (sempre recomendamos que você tenha um instrutor pra te ajudar no aprendizado) no site da Cenplafam.

Referências:

1 – Livro Ensinando o MOB volume 1. Dra Evelyn Billings. Paulus. 2009

2 – Livro Ensinando o MOB volume 2 – Drs Evelyn e John Billings. Paulus. 2003

3 – Atividade ovariana – https://docs.wixstatic.com/ugd/798ac4_f50caf4c3af34fbda365b61ccb6f33b1.pdf

4 – Tipos de muco cervical – https://docs.wixstatic.com/ugd/798ac4_cab6171bc81b456b8e954730fef4aaf5.pdf

5 – Para encontrar um instrutor mais próximo de vocêhttps://www.cenplafam.com.br/ondeestamos

Compartilhe:

2 respostas para “Método de Ovulação Billings – MOB”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.