O Amor me ensinou a ser doula

Compartilhe:

Um pouco de mim

Sou Williana, filha de Maria da Penha e Washington. Nasci de uma cesariana por um desejo da minha mãe em fazer a laqueadura das trompas (mas, pelo menos, respeitaram o meu “dia de nascer”). Sou a caçula de três filhos e tive uma vida intensa e bem vivida.

Fui uma menina que brincou muito na infância e fez muitas amizades, ao mesmo tempo que precisava já cumprir com responsabilidades. Gostava de estudar e de ser a primeira da classe nas notas, como troféu para apresentar pros pais.

Gostava de ler, ver filmes, ouvir músicas e dançar, além de uma boa conversa com os amigos. Aos 13 anos, me converti ao catolicismo e comecei a participar de forma efetiva da Igreja, me identificando e servindo cada vez mais.

Depois veio o emprego aos 16 anos e a faculdade aos 20 (cursei administração pois já atuava na área, e pra mim, na época, era o mais coerente a se fazer). Aos 25 anos conheci uma comunidade da Igreja Católica, e respondi um chamado particular de viver a vida missionária.

Minha trajetória

Nessa comunidade, me dediquei a uma intensa vida missionária, de pregação, formação, retiros, missões de rua, música, dança, atendimentos, pastoreio e tudo aquilo que me identificava ao carisma particular, que era resgatar a dignidade dos filhos de Deus, em sua mais pura essência, trazendo o sentido da vida novamente.

Lá também encontrei o Márcio, grande amor da minha vida. Ficamos três anos entre namoro e noivado, e em fevereiro de 2011 nos casamos. Vivemos o Método de Ovulação Billings até hoje como planejamento natural familiar (inclusive tem um texto aqui no blog que escrevi sobre o MOB – https://blog.casadadoula.com.br/2018/10/15/metodo-de-ovulacao-billings-mob/, e tivemos três gestações, geradas com muito amor, mas que por não evoluírem, nosso filhos hoje habitam o céu, mas seguimos na meta de ter outros aqui conosco também, se essa for a vontade de Deus.

O amor pela feminilidade

Dentro da missão, sempre me identifiquei com o universo feminino. Acompanhava mulheres em suas diversas dificuldades e desafios em se descobrir mulher, diante de tantas marcas que trazemos da nossa história. Buscando na literatura e na Bíblia, a verdade e a identidade de cada uma de nós, na mais pura essência de nossa criação quando Deus nos pensou e formou.

Relacionamentos, descobertas do corpo, fertilidade, casamento, maternidade, sempre foram assuntos que despertavam meu interesse. Me formei terapeuta sistêmica familiar, além de instrutora do MOB, buscando cada vez mais ajudar mulheres a se encontrarem com sua própria identidade e perceberem a força que há nelas.

Porque doula

Após doze anos de dedicação exclusiva, eu e meu esposo nos desligamos da Comunidade, e ao me deparar com o “mundo externo” novamente, surgiu o grande questionamento “O que fazer na vida?”. Foi então, que no mesmo mês, vejo que por providência divina, vi um cartaz de um Curso de Formação para Doulas com perspectiva cristã que iria acontecer em Minas, e mesmo eu nem sabendo o que era doula, aquele cartaz mexeu comigo e algo diferente me  inquietou.

Apreciando a força da vida (foto: Ana Luisa fotógrafa)

Pesquisei o que era doula, e ao ler, disse pra mim: “é isso que quero fazer”. Me inscrevi, na cara e na coragem, fui pra outra cidade, fiquei uma semana “imersa”, e me apaixonava em cada dia de curso, me maravilhando por tamanha perfeição do corpo da mulher e da maternidade. E também, em muitos momentos, me deparando com todos os impecilhos que o sistema obstétrico põe sobre a mulher fazendo com que ela desconfie de sua capacidade de dar a luz.

Minha atuação

Hoje eu costumo dizer que “sempre fui doula, só demorei um pouco pra

Foto: Ana Flávia Fotografia

descobrir”. E essa é a grande motivação da minha vida: cuidar, preparar, informar, acompanhar e estar ao lado de mulheres, trabalhando com evidências científicas, para que tenham a melhor experiência positiva de parto. Desejo sempre dar uma assistência digna e respeitosa, servindo com alívio de dor, exercícios, massagens, apoio emocional e espiritual, para que o nascimento seja assistido pelo Amor, que é capaz de transformar todas as coisas.

Sigo meu caminho, aprendendo a cada dia e buscando recursos para ser melhor na minha assistência. Quer me conhecer mais? Vamos marcar um café pra bater um papo sobre esse maravilhoso mundo da gestação, parto e da maternidade.

Atendo na Grande Vitória. Também sou Educadora Perinatal, facilitadora em amamentação, ensino Shatala, promovo encontro e rodas de gestantes/casais e sigo meu caminho acolhendo a quem chegar.

 

Abraços

Williana Fraga

 

Referências

1 – Jô Croissant. A mulher sacerdotal. 2013. Editora Santuário

2 – Érica de Paula, Eduardo Chauvet (2013). O renascimento do parto. Documentário disponibilizado na netflix.

3 – Estudando sobre doulas:

http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-sobre-doulas.html

4 – Evidências sobre o suporte contínuo no trabalho de parto/parto:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000500003

https://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto

5 – Evidências qualitativas sobre o acompanhamento de doulas no trabalho de parto/parto:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001000026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Compartilhe:

16 respostas para “O Amor me ensinou a ser doula”

  1. Eu tive a Williana como doula recentemente e foi maravilhoso. Eu e meu esposo fomos preparados fisicamente, emocional e espiritualmente em todo o momento da gestação. Ela nos acompanhou com muito carinho e dedicação antes, durante e após o parto… FOI LINDO!!!

    Parabéns Williana por atuar de forma tão linda, e o mais importante: por amor!!!

  2. Menina de Deus!
    Muito meiga, dócil, educada, tranquila!
    Deus te abençoe sempre!
    Abraço fraterno!

  3. Meu nome é Christiane Gama tive a williana como a minha instrutora com metodo Billings ,onde eu meu esposo Reinaldo aprendemos muito com ela. Desde quando eu casei sempre fiz tabelinha mais depois que eu tive minha filha a minha mistruacao ficou desregulada foi aí que um dia nos conhecemos a williana com muita amor e carinho nos ensinou o método do Billings onde eu e o meu esposo fazemos esse método e usamos também a tabelinha. Parabéns William pelo novo trabalho que Deus te confior que ele possa te abençoar.

  4. Williana

    Acompanhei, como sogro, sua trajetória, sei da sua dedicação. Parabens. DEUS esteja sempre presente em sua trajetória.

  5. Minha amiga e companheira nessa jornada tão linda, gratificante e abençoada!
    Maravilhoso conhcer mais sobre você!
    Beijo grande!

  6. Parabéns pela profissão que escolheu e por viver este mundo com tanto amor e dedicação. Deus abençoe sempre na caminhada.

  7. Parabéns!! Bem vinda ao blog! Aqui aprendi e aprendo muito . Espero que seja enriquecedor como
    Foi para mim! Um abraço

  8. Te conheço desde a infância e sei um pouco da sua trajetória ,mas agora vi que seu caminho se tornou lindo,parabéns pelo seu amor tão grande pelo próximo,que o Senhor continue fortalecendo essa missão no seu coração e que sim,você tenha seu herdeiro,em nome de Jesus !

  9. Que trajetória bonita! Que Deus continue a abençoar a sua vida e a guiar seus passos. Muito agradecida por terem me indicado o seu trabalho e por ter o privilégio de ter a sua instrução no MOB.

  10. Minha querida. Que lindo ver aqui descrita sua trajetória. Desejo que Deus te abençoe sempre em seus projetos.
    Amo você.

  11. Parabéns amiga pelo belo trabalho, você sempre foi muito iluminada por Deus
    Sei que essas mãezinhas estará em boas mãos.
    Grande abraço

  12. Parabéns pela sua sua força e, acima de tudo, pelo amor que guia sua vida e seu trabalho.

    Que mais mulheres possam conhecer e se encantar com sua profissão e com você!

    Que Deus te ilumine !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.