Doula de verdade!!!

Compartilhe:

Doula

Sim!!! Sigo aprendendo a cada dia essa missão de cuidar, informar, preparar e acompanhar famílias em seus renascimentos.

Sou a Williana Fraga, mas você também pode me chamar de Willi, sou doula e atendo em toda a Grande Vitória-ES. Aqui eu conto um pouco do meu caminho até aqui. E em cada acompanhamento que faço, me redescubro e desperta o melhor de mim.

Foto: Laiza Stange Fotografia Como São João Paulo II nos ensina: “O Amor me explicou todas as coisas”, assim vou aprendendo a despertar o melhor de mim a cada dia, e também renascendo em cada nascimento.

#vidadedoula

Doula, na etimologia da palavra, significa “aquela que serve – escrava”. E nesse intenso ano trabalhando e acompanhando as mulheres e os casais em seus renascimentos, aprendi muito no servir. E é exatamente isso, servir com o que se tem de melhor, servir de todo o coração para proporcionar o melhor pro outro.

E o Amor foi me explicando tudo. A busca pelo aprendizado caminhou em paralelo com o trabalho, e fui buscando o melhor de mim e ser o melhor que eu poderia oferecer.

Me descobri capaz de me doar, sair de mim mesma, para que outras mulheres tenham experiências positivas no momento mais importante de sua vida, que é o nascimento de seus filhos.

Me descobri capaz de abrir mão de eventos, aniversários e casamentos de familiares e amigos, para estar com casais que se preparam para a chegada de um filho.

Foto: Nathalie Pauli

Me descobri capaz de passar dias, virando noites, e permanecer firme para apoiar as mulheres em seus momentos de grande dor e fraqueza, quando experimentaram o corpo “expulsando” seus bebês para o primeiro contato com o mundo fora do útero.

Me descobri capaz de estudar novamente, e ter gosto por isso (rsrs), participando de congressos, fazendo cursos e workshops, buscando conhecimentos diversos. Foi assim que me torne consultoria de amamentação e shantalista. Não porque tinha que ser, mas porque querer oferecer o melhor a outras mulheres, e não somente, no trabalho de parto e parto, mas também nos cuidados com os seus bebês.

seja o alívio do dor, seja a tranquilidade e a paciência que elas precisam para acolher e viver a jornada de um trabalho de parto.

Papel da doula

Mas olha só, é importante você entender que eu estou aqui para te APOIAR, mas não tutelar você. INFORMAR, mas não decidir por você. PREPARAR, mas não fazer por você. Mas, independente de qualquer coisa, estarei aqui para te acolher. Me dedicando para que você tenha a melhor preparação na sua gestação, e a melhor experiência no seu trabalho de parto e parto.

Quem é a doula

Foto: Laiza Stange Fotografia

Hoje o nosso papel já é compreendido por muitos profissionais e famílias, mas muitos ainda não sabem, e se quer, ouviram falar. E por isso, seguimos nossa luta de mostrar quem somos, de verdade, e o que podemos fazer.

 

O Ministério da saúde considera que “a participação da doula é mais um instrumento humanizador, pois ela acolhe e acompanha as mulheres na hora do parto, dando apoio emocional e incentivo não só às gestantes, mas também a seus familiares.”

Estudos comprovam que ter uma doula no acompanhamento da gestante em trabalho de parto resulta em:

* Aumento de 8% no número de mulheres com parto vaginal espontâneo;
* Redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo durante o parto e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural);
* Redução de 31% no número de mulheres que relataram ter sentimentos negativos sobre a experiência de parto;
* Redução de 10% no número de mulheres com partos instrumentais (fórceps ou extrator a vácuo);
* Redução de 21% no risco de cesárea;

Foto: Laiza Stange Fotografia

* Redução de 30% no número de bebês com Apgar baixo.

Somos a pessoa que vai preparar a mulher/casal para o momento do nascimento. Somos quem vai apoiá-los. Somos aquelas que permanecerão junto.

E pra encerrar…

Lembre-se: em um trabalho de parto, a doula é a primeira a chegar, e a última a sair. E isso, não é pesado, faz parte do meu trabalho e da minha realização. E é maravilhosa saber que escolhi a profissão que mais me realiza e completa, e posso seguir assim por muitos e muitos anos, sabendo que o trabalho é também meu sustento, mas acima disso, é minha realização.

E é isso que tenho vivido nesse tempo. Deus me lapidando, moldando e podando em cada experiência vivida, para que eu seja sempre a minha melhor versão. O Amor continua me ensinando todas as coisas e me explicando tudo.

Obrigada por ter ficado comigo até aqui. Vamos nos encontrar, seja pessoalmente ou pelas vias online. Me mande uma mensagem e vamos bater um papo. Podemos conversar sobre um universo de informações.

Te espero.

Referências bibliográficas:

1 – Benefícios de se ter uma doula:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_13.pdf

2 – Érica de Paula, Eduardo Chauvet (2013). O renascimento do parto. Documentário disponibilizado na netflix.

3 – Estudando sobre doulas:

http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-sobre-doulas.html

4 – Evidências sobre o suporte contínuo no trabalho de parto/parto:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000500003

https://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto

5 – Evidências qualitativas sobre o acompanhamento de doulas no trabalho de parto/parto:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001000026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Compartilhe:

Uma resposta para “Doula de verdade!!!”

  1. olá! tenho um interesse absurdo em ser doula, poderia lhe visitar para conversamos? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.