Por que me preparar para o parto?

Compartilhe:

Já foi o tempo em que se preparar para o nascimento do bebê se resumia em montar o enxoval e esperar a chegada do pinguinho de gente admirando o novo quartinho. Hoje, se preparar para o nascimento do bebê significa também se preparar para o trabalho de parto e parto e para as muitas possibilidades que podem ocorrer durante eles.

Um dos motivos por que as mulheres das gerações anteriores encaravam o trabalho de parto como um evento negativo estava em não conhecerem seus próprios corpos e em não saber o que acontecia com eles durante o nascimento dos seus filhos. Conhecer seu corpo e entender cada fase do trabalho de parto tende a reduzir o medo e aumentar as chances de experiências positivas de parto.

Eu estou me preparando para nascer. E você, mamãe, está se preparando para me parir?

Como me preparar para o parto?

Você pode encontrar na internet diferentes materiais gratuitos e de boa qualidade: vídeos, livros, artigos. O que pode acontecer diante de todo esse conteúdo é ficar ainda mais perdida com tanta informação. Ainda bem que temos o blog da Casa da Doula para ajudar nessa triagem de informação!

O que observamos é que cada vez mais as gestantes e casais estão procurando por cursos preparatórios para o parto. Esses cursos são geralmente facilitados por educadoras perinatais e doulas e podem ou não fazer parte dos pacotes de acompanhamento destas profissionais. Por exemplo: um dos meus pacotes de acompanhamento inclui 3 encontros de preparação para o parto + acompanhamento do parto + 1 encontro no pós-parto. Também ofereço somente os encontros de preparação para o parto.

Os cursos podem ter formatos variados: online ou presencial; coletivo ou individual; diferentes números de encontros; 1 ou mais profissionais facilitadoras. Lembrando que em tempos de Covid-19 o ideal é somente online. Os cursos compartilham informações para você:

  • Compreender o que acontece com o seu corpo durante as fases do trabalho de parto e parto.
  • Entender melhor suas emoções e desenvolver maneiras para reduzir a ansiedade e aumentar o relaxamento.
  • Entender os procedimentos hospitalares comuns e as possíveis intervenções médicas.
  • Construir uma relação saudável com seu (sua) acompanhante para que você se sinta segura, acolhida e tenha suas necessidades atendidas.
  • Montar seu plano de parto de acordo com as suas preferências.
  • Estabelecer uma diálogo saudável com os profissionais que estarão junto com você.
  • Compreender a  amamentação e a exterogestação.

Quais os benefícios dos cursos de preparação para o parto?

Os benefícios vão depender do curso, de quem ministra e mais do que isso, das suas próprias atitudes e comprometimento. Não há nada a perder e certamente haverá algum tipo de lucro. Você pode ter:

  • A oportunidade de ganhar confiança e lidar melhor com as diferentes situações que envolvem o parto.
  • A oportunidade para fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas.

    Registros da doula e fotógrafa https://maeganhallphotography.com/
  • A oportunidade do seu (sua) acompanhante se familiarizar com os processos do parto para apoiar você da melhor maneira possível.  Também é uma oportunidade de um maior envolvimento do pai na gestação.
  • A oportunidade de aprender técnicas alternativas para diminuir a percepção da dor e aumentar a tolerância das possíveis sensações do trabalho de parto e parto. Isso pode possibilitar uma menor necessidade de intervenções médicas.
  • A possibilidade de um trabalho de parto menos exaustivo, mais leve e mais abreviado. Os estudos indicam que não há garantia do trabalho de parto mais rápido, somente a possibilidade. Provavelmente porque a preparação permite que você trabalhe a favor dos hormônios que estão atuando no seu corpo, em especial, no seu útero.
  • Quando em grupo, é uma oportunidade de trocar experiências da gestação com outras mulheres, compartilhar suas preocupações, fazer novas amizades.

E se eu esquecer tudo o que aprendi?

O parto é um processo natural e não uma prova com um ideal a ser atingido. Ficar obcecada pelo parto não é saudável. Ele é uma caixinha de surpresas e os bons cursos mostram que há infinitas formas de se vivenciar um trabalho de parto e parto. Esquecer algo que você encucou que “deveria” fazer durante o trabalho de parto não vai alterar o desfecho do parto. Seja gentil com você e não se cobre. Olha que doidera bacana: durante a fase ativa do trabalho de parto, a ideia é justamente que você esqueça tudo e se entregue com confiança ao que está acontecendo com o seu corpo.

Registro da fotógrafa  https://www.belleverdiglione.com.au/

Já tenho filhos e será que realmente vale a pena fazer alguma preparação para o parto?

Atualizar também é parte da preparação. A medicina baseada em evidências está em constante evolução e alguns procedimentos que antes eram rotineiros hoje não são mais. Você também está em constante transformação e seus desejos para o parto podem mudar de uma gestação para outra. Além disso, cada parto é único!

Você tem alguma dúvida sobre a preparação para o parto? Meus atendimentos presenciais estão suspensos (?) e neste momento ofereço atendimentos online para ajudar você a se preparar para o nascimento do seu bebê. Me chama aqui pra gente conversar. ?

Referências

Gestação e preparo para o parto. Eliana Aparecida Torrezan da Silva. 2013 Artigo de revisão. O mundo da saúde.

Preparação para o parto: promoção do bem-estar da parturiente através da preparação para o parto. Maria Úrsula Ramalho Carvalho dos Santos. 2007. Dissertação de mestrado.

O que esperar quando você está esperando. Heidi Murkoff et al. 2004.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.