Meu leite virou água?

Compartilhe:

Demorou mais saiu!!! A Nossa série sobre amamentação continua! Pra quem não sabe do que estou falando comece por aqui.

Quem já passou dos seis meses amamentando certamente já deve ter ouvido que depois de (insira aqui um tempo amamentando qualquer) o leite materno perde o seu valor nutricional e passa a ser equivalente a água.

Talvez você já saiba que o leite materno nunca “vira água”, mas será que depois do seis meses ele continua sendo fundamental? E depois de um ano ou dois?

Quais os nutrientes do leite materno?

Nutrientes do leite materno

Independente da alimentação da mãe o leite materno mantem basicamente a mesma composição nutricional, isso quer dizer que o leite que você produz é muito parecido com o leite que uma mãe lá no Japão está produzindo nesse momento, o leite materno ainda tem a capacidade de se moldar a necessidade especifica do seu bebê, por exemplo, o leite materno de um bebê que nasceu prematuro é mais rico em gorduras e anticorpos do que de um bebe que nasceu a termo, Muito perfeito não é mesmo?!

O leite humano é rico em gorduras, proteínas, ácidos graxos, vitamina E, vitamina A e diversos anticorpos.

Arquivo pessoal – Madu com 7 meses no inicio da introdução alimentar

E Depois dos seis meses?

 

Você piscou e seu bebê completou seis meses, é hora de começar a introdução alimentar, o bebê ganhou pratinhos e talheres fofos, a vovó passou uma receita de papinha deliciosa, e todos estão empolgados, e agora como encaixar a alimentação e as mamadas no dia a dia do bebê? Primeiro respira fundo e relaxe! A ideia nesse primeiro momento é o bebê experimentar novos sabores e texturas e não se alimentar de fato é claro que sempre tem aquele bebê bom de garfo que come uma pratada logo de primeira, mas, não é o mais comum, normalmente ele estranha o sabor, faz a maior lambança e não come quase nada, e tá tudo bem! É assim mesmo, e quer mais um motivo para ficar tranquila? O leite materno é o PRINCIPAL alimento até um ano, então se a livre demanda continua ele vai estar nutrido, e sem essas cobranças a introdução alimentar passa a ser uma experiência muito mais gostosa.

Arquivo pessoal – Madu mamando em pé com quase 3 anos

E depois de um ano ou mais?

Conforme o bebê vai crescendo suas necessidades nutricionais vão mudando e adivinha só, a composição do leite materno também!

Incrível como a natureza é sabia!

Claro que quanto mais o bebê cresce mais os outros alimentos vão se tornando importantes, mas, o leite materno vai se adaptando e continua fornecendo uma grande parte das vitaminas e nutriente que o bebê precisa para estar sempre saudável, isso sem contar que o leite materno é o único alimento que vem com uma “vacina embutida”, ele é rico em anticorpos, e grande parte deles são produzidos com a percepção do ambiente que o bebê vive, ou seja, a “vacina embutida” no leite materno é especifica para necessidade daquele bebê, você já reparou que bebês que mamam no peito ficam bem menos doentes? E é exatamente por isso.

Vejo sempre as pessoas em busca do alimento super poderoso, milagroso, cheio de nutrientes, cada hora é um que aparece na mídia, hora é o pólen, hora é a quinoa ou qualquer outra coisa que aparentemente é cheia de nutrientes e tudo mais, Nas minhas orientações eu sempre falo que quando a sociedade se depara com o verdadeiro alimento ultra Power (o leite materno) querem arrumar mil desculpas, para tirar isso das nossas crianças, então temos que ter sempre em mente que o leite materno nunca “vira água”, conforme a criança cresce ele vai se adaptando e nutrindo da melhor forma possível, e além de alimentar o corpo, o leite materno também alimenta a alma com o colinho gostoso da mamãe e todo o seu amor e carinho.

Arquivo pessoal – Madu fazendo sucção não nutritiva e aproveitando o colo

 

Você pode conhecer mais sobre o meu trabalho e participar de um grupo VIP de atendimento clicando aqui.

Quer saber mais?

  • Inicio da série sobre amamentação – POR AQUI
  • Composição do leite materno – COMPOSIÇÃO
  • Cartilha do ministério da saúde sobre introdução alimentar – PRINCIPAL
  • Variação do leite materno – CRESCENDO
  • diferença do leite materno quando o bebê nasce prematuro – PREMATURO

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.