Escolha consciente: riscos da cesárea agendada

Compartilhe:

Parto normal ou cesárea? Aquela famosa pergunta que toda grávida tem na cabeça (além de várias outras, é claro!), o que será melhor para o bebê e para você, acerca da via de parto, e será que realmente é melhor marcar uma cesárea ?

Fonte: Rohappy/Thinkstock/Getty Images (/)

Existem estudos que nos mostram os inúmeros benefícios que o parto normal trás tanto para a mãe como para o bebê, assim como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam o parto normal, como sendo o mais seguro e mais benéfico, pois nele, a mulher desencadeia uma cascata de hormônios fundamentais para o término do amadurecimento do bebê, descida do leite mais rápida, melhor recuperação pós parto, entre várias outras vantagens.

Mas porque tantas mulheres acabam agendando uma cesárea sem real necessidade ?

O nosso sistema tem algumas falhas, e essa é uma delas. Infelizmente a cesárea é vista como segura e o parto normal é visto muitas vezes como o vilão da história toda, e com o tempo foi se criando alguns mitos em volta disso: “Parto normal é anormal”, “não quero sentir dor”, “bacia pequena”, “cordão no pescoço”, “falta de dilatação”, entre tantas outras frases que ouvimos falar por aí, é como se o corpo da mulher e\ou o bebê não fossem feitos para parir e nascer, é claro que em alguns casos a cesárea é super indicada e salva vidas, e agradecemos muito por ela existir.

Mas nem todas as mulheres iram precisar de uma cesárea, a OMS nos diz que apenas 10% a 15% das mulheres vão precisar de uma cesárea, e pasmem com os números do Brasil: 52% de cesarianas no Brasil, sendo 46% no Setor Público, e 88% no Setor Privado.

Fonte: Nascer no Brasil, Fiocruz

Falta INFORMAÇÃO!

A falta de informação acaba levando muitas mulheres a cesáreas desnecessárias, como o medo da dor ou medo de sofrer, isso porque no Brasil a décadas o parto normal é “anormal”, como colocar a mulher na posição de litotomia (frango assado), que só torna as dores piores e ainda dificulta a descida no bebê na pelve materna; a episiotomia de rotina também, muitas mulheres relatam não querer parto normal pois não querem o famoso “pique”, onde já foi comprovado que não beneficia em nada, e não é recomendada pela OMS como rotina, entre várias outras práticas que tornam o parto normal doloroso e sofrido.

Você deve estar se perguntando, mas Ju, porque ainda existem partos assim ? A resposta é que na verdade, a culpa é de ninguém! O que aconteceu, foi que práticas antes consideradas positivas e que ajudavam, foram com o tempo sendo comprovadas por estudos, de que mais atrapalham do que ajudam, cabem a todos os profissionais que atendem partos buscarem esses conhecimentos e acreditar ainda mais no corpo da mulher e na fisiologia do parto, intervindo sempre que se fazer necessário, e dando a oportunidade a mulher de participar junto com a equipe das decisões acerca de seu parto. Isso que chamamos de HUMANIZAÇÃO.

Por isso, marcar uma cesárea, não é simplesmente fugir da dor, isso implica em riscos que muitas vezes ninguém te falou sobre eles, assim como, o parto normal tem riscos e você deve ser orientada quanto a eles. (assunto esse para um novo post)

Vem comigo, que vou te contar alguns riscos que as cesáreas agendadas trazem para mãe e o bebê:

1- Estudos internacionais apontam que perto de cem mulheres perdem a vida a cada 100 mil cesáreas, cinco vezes mais que o parto normal.

2- PREMATURIDADE: em uma cesárea agendada sem real indicação, está se “tirando” esse bebê sem ele estar pronto! Só sabemos que o bebê está pronto quando a mulher entra em trabalho de parto…não existe isso do “seu bebê ta pronto podemos fazer a cesárea a qualquer hora”, não inventaram a bola de cristal na obstetrícia ainda…muita calma!

3- Risco de infecção: a cesárea é uma CIRURGIA! E tem riscos como qualquer outra cirurgia…

4- Risco de hemorragia: na cesárea a mulher perde cerca de 1.000 ml de sangue, já no parto normal 500 ml de sangue.

5-Risco de trombose: é cirurgia né gente…

6-Descida do leite é mais devagar, podendo afetar o processo de amamentação: pois numa cesárea agendada, não tem a liberação dos hormônios responsáveis pela descida do leite, mas ele desce sim, só que demora um pouco mais…

7-Primeiro contato mãe e bebê é afetado: mesmo em uma cesárea é possível sim, e deve ser incentivado o contato pele a pele…

8-Maior risco de obesidade e hipertensão aos bebês na fase adulta. Veja este estudo clicando aqui

9-Maior risco de desenvolver depressão pós parto.

A via de parto sempre deve ser decidida pela mulher, juntamente com a equipe técnica,  de forma informada e consciente de riscos e benefícios de ambos os partos. Por isso gestantes se informem! Procure orientação com profissionais que atendem seu pré natal e parto, tire suas dúvidas, assim você fica mais preparada para esse momento único, o nascimento do seu bebê.

Para saber mais…

Indicações reais e fictícias de cesariana, http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html

Parto cesárea agendado sem necessidade traz riscos para mãe e bebê; campanha faz alerta https://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2017/12/22/parto-cesarea-agendado-sem-necessidade-traz-riscos-para-mae-e-bebe-campanha-faz-alerta/

Escolha errada http://formsus.datasus.gov.br/novoimgarq/20336/3225930_109700.pdf

Complicações maternas e cesárea sem
indicação: revisão sistemática e meta-análise http://www.scielo.br/pdf/rsp/v51/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872017051000389.pdf

Parto cesáreo e hipertensão no início da idade adulta https://academic.oup.com/aje/articleabstract/188/7/1296/5492685?redirectedFrom=fulltext

Mitos do parto: passar do tempo x passar da hora https://www.brauliozorzella.com/o-parto-que-pariu/mitos-do-parto-passar-do-tempo-x-passar-da-hora.

Parto: Novas recomendações da OMS https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/02/20/parto-novas-recomendacoes-da-oms/

Nascer no Brasil http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/anexos/nascerweb.pdf

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.