Como é o sono do bebê?

Compartilhe:

O bebê e o sono

sono do bebê
por Rhaysa Vasconcellos

Conforme já sabemos, o sono do bebê é bem diferente do sono de um adulto. Bebês despertam muito e por motivos bem diferentes, sejam eles: desconforto, sede, fome, necessidade de contato, etc. Porém, muitas vezes acordam, pois seu ciclo de sono são mais curtos e não sabem voltar a dormir sozinhos.
Para que o bebê entenda que o dia tem 24 horas e que nessas 24 horas existe dia e noite, pode levar alguns meses. É por isso, que muitos bebês dormem muito durante o dia e ficam “ligadões” durante a noite. Mas calma, isso é só uma fase de adaptação.

Ciclos do sono

sono do bebê
por Mayara Hemmings

Como o adulto, o bebê também possui ciclos de sono, porém são ciclos mais simples e mais curtos, durando entre 50 a 60 minutos nos primeiros nove meses.
Vamos entendê-los:

Sono tranquilo: este é o sono em que realmente o bebê adormece e descansa. Caracteriza-se a uma respiração lenta, poucos movimentos e sem o movimento dos olhinhos. É o estágio mais profundo do sono de bebê, eles não acordam por qualquer motivo, muitos ficam tão relaxados que costumam a ficar até molinhos (tipo “bonecão do posto” hehe). Este ciclo ocorre com bastante frequência em bebês recém-nascidos, porém são rápidos e por isso muitos deles, acabam despertando por completo em momentos como à noite.
Sono REM (Rapid Eye Moviment ou movimento rápido dos olhos): este tipo de sono é conhecido por sua associação ao sonho, apresentando uma atividade cerebral, assemelhando-se ao cérebro em vigília. Esse seria o sono ativo do bebê, aonde eles acordam mais facilmente por qualquer motivo. Podemos observar uma movimentação rápida dos olhinhos, respiração irregular e rápida e alguns movimentos corporais ou vocalização, como pequenos grunhidos, gritinhos, sorrisos. Nos recém-nascidos este tempo de sono chega a 50%, após uns meses ele irá chegar em um percentual aproximado de 30%.

Saltos de Desenvolvimento e Picos de Crescimento

sono do bebê
por Caroline Rizzo

Durante seus primeiros anos, o bebê vai desenvolver muitas habilidades novas, além de crescer bastante. Enquanto isso ocorre, podemos perceber que em certas fases o bebê que já dormia bem passa a dormir mal, necessitando mais da presença da mãe e solicitando muitas mamadas.
Todos os dias, vejo muitos pais assustados com essa fase, muitos desconhecem esses termos e só dizem que o bebê desaprendeu a dormir, alguns acham que o pequeno (a) está doente, mas na verdade é só o bebê conhecendo e desenvolvendo algo novo.
O PICO DE CRESCIMENTO, ou “Growth Spurt”, é um fenômeno que ocorre com a maioria dos bebês, aonde eles solicitam mais mamadas que o normal, aonde a mãe muitas das vezes acha que não está produzindo leite o suficiente para o bebê. Geralmente dura poucos dias a uma semana, seguido do retorno as mamadas normais. Abaixo, a tabela que mostra as idades aonde ocorrem esse pico:

sonos do bebê
por amaecoruja.com

Já o SALTO DE DESENVOLVIMENTO, acontece pois os bebês desenvolvem em um ritmo irregular. O bebê acaba se sentindo disperso devido as mudanças do sistema perceptivo e cognitivo que ainda não foram adaptadas ao organismo. Com isso, neste período de adaptação e bebê acaba solicitando mais colo e algo muito comum é sentir que a criança fica com a frequência de sono e apetite afetados. Essa fase passa em alguns dias ou até mesmo poucas semanas. Abaixo, a tabela de idades aonde isso acontece:

sono do bebê
por amaecoruja.com

Então acalme-se..

sono do bebê
por Simone Eccard

Entenda que tudo é muito novo tanto para você quanto para o seu bebê. Nos primeiros dias, ficamos meio desorientadas, tentando entender tudo o que precisamos fazer para nossos pequenos. Mas saibam que tudo é uma fase e todas são passageiras.
No primeiro mês, foque menos em visitas e mais em seu bebê. Saiba que todos entendem esse processo, então não se sinta mal em dizer “NÃO”.
Após algum tempo, você passa a entender cada choro, cada ciclo de sono.. E assim as coisas passam a se ajeitar.
O segredo é informação e paciência. Procure uma rede de apoio, um grupo de mães, mesmo que seja online! Troque experiências com todas as mulheres que conhece, pois você não está sozinha.

Quer ler mais sobre o assunto?

https://pediatriadescomplicada.com.br/2015/03/16/entenda-como-funciona-o-sono-do-bebe/

https://www.mustela.com.br/Conselhos/o-sono-do-bebe-dossier-de-especialista/As-caracteristicas-do-sono-dos-bebes

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2017/04/sono-do-bebe-27-mitos-e-verdades.html

http://casadalily.com.br/os-ciclos-de-sono/

https://www.guiadobebe.com.br/hora-de-dormir-o-sono-parte-2/

https://bebemamae.com/sono/as-fases-do-sono-do-recem-nascido

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.