Dicas para se preparar para o parto

Compartilhe:

Olá!!! Como vai?! É uma alegria ter você por aqui novamente.

Nesse texto vou te dar dicas de temas para você se preparar para o parto, inclusive partindo da minha abordagem de preparação com as gestantes que acompanho.

É claro, que esse assunto não acaba nunca, e quanto mais estudamos, mais temas aparecem, um puxa o outro. E saiba que vale a pena. É uma via linda de possibilidades; um mundo que nunca tem fim, afinal quanto mais preparada estamos, melhor a chance de ter um resultado fantástico e uma experiência super positiva.

Sempre lembro às minhas gestantes, que na via de preparação para um parto, é muito importante que se tenha um tripé: DECISÃO X APOIO X INFORMAÇÃO. Essa é uma frase que eu não canso de repetir.

DECISÃO X APOIO X INFORMAÇÃO

O primeiro passo, é você, mulher, estar decidida em seu coração e mente sobre a via de parto, e sobre viver a experiência. Porque mesmo que as pessoas te chamem de louca ou corajosa, a sua certeza está firmada na decisão, em saber que é o melhor caminho.

O segundo passo é ter apoio, em especial de quem está junto com você nessa jornada. Quando você se sente apoiada, os desafios continuam a aparecer, mas eles serão enfrentados com maior tranquilidade.

O terceiro passo é a informação. E é claro, que é necessário informação de qualidade, baseada em evidências científicas, porque de achismo a internet tá cheia (e aqui na Casa da doula, inclusive, é um lugar maravilhoso pra você se informar da melhor forma).  Então, quando você tem esse tripé firme, está decidida, tem apoio, e informação de qualidade, dificilmente, você terá seu parto roubado. Pense nisso!!!

COMO ME PREPARAR?

Durante a gestação, você já está de agenda super cheia né.. afinal, são tantas coisas a fazer e resolver, além da vida cotidiana que precisa ser cumprida. Mas se esforce para ler, assistir vídeos, participar de rodas de gestante, pois tudo isso só vai te trazer benefícios.

Lembrete SUPER IMPORTANTE: quanto mais você estiver rodeada de pessoas que estão vivendo a mesma experiência, melhor. Em especial, as que buscam o parto natural também. Pois isso te ajuda muito.

Roda de Gestante – Foto: Nascer Fotos

Evite os ambientes e pessoas que só querem te contar as histórias mais trágicas que aconteceram “quando a vizinha da cunhada foi ganhar nenem”…. Affff, é muita história né… Busque estar perto de pessoas, que buscam o mesmo que você, que te apoiem e incentivem. Isso te ajuda a firmar sua decisão, e te fortalece emocionalmente.

QUE ASSUNTOS DEVO ESTUDAR?

GIPHY

E diante de tantos assunto, o que priorizar. Vamos lá.

Gosto de lembrar, que nos preparamos como se tudo fosse fluir naturalmente e fisiologicamente. Mas é claro, que as intercorrências acontecem, por isso é importante se preparar para o natural, mas também, estar ciente de quais emergências podem acontecer, e o que pode ser feito quando elas acontecem.

Eu gosto de abordar nos encontros perinatais que faço com minhas gestantes toda a parte de fisiologia, ou seja, os sinais e as fases do trabalho de parto, as mudanças no corpo da mãe e do bebê, os movimentos que o bebê faz no trabalho de parto, o coquetel de hormônios que atuam no trabalho de parto, as indicações reais de cesariana, exercícios no trabalho de parto, tipo de alívio de dor, afirmações para o parto. Além de abordar claro, o puerpério, a rede de apoio e a amamentação.

Pixabay

Agora você já tem uma boa lista de temas para estudar e se informar. Vamos começar? Aqui no blog, você vai encontrar vários textos maravilhosos, cheios de evidências científica, que poderão te ajudar nessa jornada. E se você tiver alguma dúvida, pode comentar aqui ou entrar em contato comigo pelo email mesmo: willianafraga@gmail.com, ou ainda pelas redes sociais.

Referências e textos para te ajudar

Puerpériohttps://blog.casadadoula.com.br/2018/07/11/puerperio-dicas-praticas-de-como-sobreviver/

Sinais do trabalho de parto: https://blog.casadadoula.com.br/2018/10/03/sinais-do-trabalho-de-parto/

Bolsa rota: https://blog.casadadoula.com.br/2018/02/05/bolsa-rota-minha-bolsa-rompeu-e-agora/

Fases do trabalho de partohttps://blog.casadadoula.com.br/2018/02/19/as-faces-e-fases-do-trabalho-de-parto/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.