Como as afirmações positivas podem ajudar na gestação, parto e amamentação

Compartilhe:

Você sabia que focar em pensamentos positivos durante a gestação, parto e amamentação pode trazer muitos benefícios para a mãe, bebê e toda sua rede de apoio? A técnica pode soar como autoajuda, mas a verdade é que essa prática tem embasamento científico para apoiá-la. E, assim como realizar o pré-natal, ter uma dieta saudável e praticar exercícios, preparar-se mentalmente e emocionalmente também é muito importante para esses momentos.

As afirmações e como elas funcionam 

cerebro positivo
Crédito: giphy.com

As afirmações são declarações repetidas conscientemente que guiam a mente subconsciente para orientar uma situação específica. Tais afirmações têm sido cada vez mais o objeto de estudos científicos. Um deles foi o estudo de Cohen e Sherman (2104) confirmando que as autoafirmações têm benefícios em situações ameaçadoras, podendo reduzir o estresse, aumentar o bem-estar, melhorar o desempenho acadêmico e tornar as pessoas mais abertas à mudança de comportamento.

Outro relato do porquê as autoafirmações são bem-sucedidas é atribuído à capacidade que temos de ampliar a nossa perspectiva e reduzir o efeito de emoções negativas. Um exemplo apontado pelos pesquisadores é que as autoafirmações nos lembram de recursos psicossociais que se estendem para além de um amedrontamento específico, e isso permite nos concentrarmos em fontes positivas que superem a intimidação e, por sua vez, reduzam a reação à ameaça e proteja o bem-estar psicológico geral.

Para além do medo

 

medo do parto
Crédito: giphy.com

Mas assim como as afirmações positivas podem abreviar o trabalho de parto, os pensamentos negativos também podem prolongar ou até mesmo interrompê-lo. Então agora pare e analise: quais pensamentos têm rodeado a sua mente durante a gestação? Os relatos que você lê são positivos ou negativos? As informações que você tem buscado são tranquilizadoras ou despertam medo?

Os bloqueios emocionais, como medo e ansiedade, também podem ser afastados usando as afirmações positivas. Em casos onde as mulheres têm muito medo do parto as afirmações positivas podem ser utilizadas desde o início da gestação, atuando como antídoto para distanciar a ação dos hormônios do estresse.

Para todos, em todos os momentos 

Embora estejamos focando na gestação e parto, as afirmações podem ser usadas a qualquer momento, como no início da amamentação e puerpério, ou mesmo em situações desafiadoras tal qual o retorno da licença maternidade. Isso porque – ao ativar os pensamentos positivos – a mente se conecta com o corpo, regulando a respiração, ofertando uma nova possibilidade otimista que ativa hormônios como ocitocina, serotonina e a dopamina, que torna possível controlar e reduzir a dor.

mães_felizes
Crédito: @krinapaes

Tais hormônios também estão intimamente ligados a amamentação, uma vez que o binômio ocitocina e prolactina são fundamentais para a produção do leite materno e se apresentam melhor em mentes tranquilas e relaxadas.

Outros grupos que também podem se beneficiar com as afirmações são os pais, companheiros e toda a rede de apoio. Isso porque a maioria das pessoas que acompanham as gestantes se sente incapaz de apoiá-las durante o trabalho de parto. Mas uma vez constatado que (usando as palavras certas e trazendo a memória as afirmações positivas já experimentadas) é possível mudar tanto os próprios níveis hormonais como os das gestantes, tudo fica mais fácil e favorável.

Para praticar em qualquer lugar  

A afirmação é uma ferramenta muito poderosa quando bem utilizada e a prática das afirmações positivas não requer nenhum treinamento especial.

Pense em como o fato de saber que você conseguiu atingir o seu objetivo fará você se sentir? Ou em como é agradável saber que você é bom em alguma coisa? A emoção positiva é um combustível que torna as afirmações mais poderosas.

Afirmacoes_gentlebirth
Crédito: @gentlebirth

Se você ainda tem dúvidas de como utilizá-las, participe de um workshop GentleBirth e descubra na prática como as afirmações podem ajudar você e sua rede de apoio a se prepararem para um parto cercado de calma, controle e confiança.

Acesse www.gentlebirth.com.br ou clique aqui para receber mais informações sobre a metodologia.

Referências científicas:

Self-affirmation activates brain systems associated with self-related processing and reward and is reinforced by future orientation”.  A autoafirmação ativa os sistemas cerebrais associado com processamento autorelacionado e recompensa, e é reforçada pela orientação futura.: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4814782/ 

The psychology of self-affirmation: sustaining the integrity of the self. A psicologia da auto-afirmação: sustentando a integridade do eu.: https://ed.stanford.edu/sites/default/files/self_defense.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.