Desenvolva sua rede de apoio profissional

Compartilhe:

Okay, você concluiu seu curso de formação de Doulas ou terminou a faculdade, recebeu seu diploma, certificado ou licença, enfim, chegou a hora de exercer sua profissão e deve estar se perguntando: e agora? O que fazer?

 

Se você não teve uma experiência empreendedora anteriormente, encarar e navegar por essas águas inexploradas pode ser opressivo. Por isso, coragem! Você precisa de uma Rede de Apoio para seu negócio!

Especialmente para Doulas, esta questão é bem pertinente.

 

Empreender é complicado, é um comportamento diário que determina sua disciplina e força de vontade. É preciso persistir e, para evitar maiores problemas lá na frente (spoiler: tombos e falhas vão acontecer, não vamos desviar deles, mas sim encontrar como superá-los e o que aprender com eles, certo?!), construir uma base forte para encarar tudo, contando com laços fortalecidos.

Identificando as necessidades de suporte

 

Acredito que um dos elementos mais importantes do sucesso nos negócios é a força do seu sistema de suporte ou Rede de Apoio. Você é “autônoma”, mas não precisa estar sozinha nos negócios.

Encontre pessoas dentro e fora do seu segmento de mercado que apoiam você e seu empreendimento e que, acima de tudo, querem te ajudar a ter sucesso, é claro, crescendo e conquistando o sucesso juntas!

Se você já começou o seu negócio e identificou dificuldade em determinados assuntos, por exemplo, finanças, divulgação ou questões burocráticas, procure e converse com outros profissionais e negócios que podem te dar uma força.
Na web há muita informação relevante e a sua Rede de Apoio também está online à sua disposição.

Construindo sua Rede de Apoio

Procure pessoas que alimentem sua paixão e realmente te apoiem, acreditando no seu potencial, no seu negócio e nas suas capacidades.

Sua Rede de Apoio pode ser composta por:

  • Família e amigos
    Sua família e seus amigos podem não ter o conhecimento de negócios de que você precisa, mas com certeza podem oferecer-lhe muito apoio moral e podem ajudar a fornecer aquela propaganda boca-a-boca para você.

Sempre que possível, deixe claro para estas pessoas o quanto você está se esforçando nesta sua paixão, no negócio dos seus sonhos e como você espera que todos levem à sério, assim como você leva.

 

  • Web / Redes Sociais

 

A web e as redes sociais são ótimas maneiras de se conectar com outros profissionais, do seu ramo ou não. Facebook e LinkedIn têm vários grupos profissionais além de existirem outras páginas no Facebook que te ajudam a se manter informada sobre o que está acontecendo em sua área, bem como notícias, novidades e tudo mais.

 

Algumas pessoas gostam bastante de criar grupos em WhatsApp também. A organização das informações e contatos por lá pode ficar um pouco confusa, mas funciona em algumas situações.

 

Se você é Doula, te convidamos a participar do nosso grupo do Facebook Quem Doula a Doula e inclusive assistir ao vídeo maravilhoso sobre Rede de Apoio que a nossa querida Samara fez em formato de live por lá.

 

Se você é Doula e deseja fazer parte da nossa Casa como co-autora, também poderá marcar presença em nosso grupo do WhatsApp exclusivo.

 

  • Grupos de profissionais locais

Procure pelos grupos de apoio ao parto na sua região e identifique as Doulas e profissionais que atuam ali. Envolva-se com os grupos para trocar ideias e experiências que podem te auxiliar na sua atuação.

Envolva-se também com grupos de profissionais de outros segmentos (não  relacionados à humanização), pois podem te colocar em contato com outros profissionais cujos serviços você pode precisar ou desejar, além de poder instruir outras pessoas sobre o que você faz também.

 

 

  • Organizações que oferecem programas de treinamento para pequenas empresas.

Aprenda sobre negócios. Mesmo que você não tenha muito interesse no assunto, é vital que você entenda o funcionamento básico de uma empresa para poder construir uma base sólida, e provavelmente evitar erros maiores que podem ser mais caros e complicados de corrigir depois.

Pesquise e encontre organizações que podem te oferecer conhecimento e orientação. Aqui temos algumas dicas, desde gratuitas até pagas.

  1. Sebrae
  2. Espaço do Microempreendedor da cidade
  3. Endeavor
  4. Escola Brilhante
  5. Decola Lab

 

 

  • Profissionais como contadores e advogados.

Descubra de amigos e familiares ou de outras pessoas que você encontra em seus grupos de rede para recomendações. É útil que um advogado examine seu contrato de prestação de serviços e também um profissional de contabilidade que te ajude e oriente na abertura de empresa, impostos e outras questões burocráticas.

 

  • Um mentor ou coach
    Ter alguém que esteja 100% focado em você pode ter um grande impacto no seu negócio. Isso exigirá que você faça um investimento maior do que algumas dessas outras opções, mas se você estiver disposta a dedicar muito trabalho, um mentor ou coach pode realmente ajudá-la a montar sua empresa com maior rapidez e agilidade.

Estes profissionais costumam exigir dos mentorandos que mostrem a eles os passos em cada etapa do processo. Os coaches de negócios normalmente podem não ter experiência em seu segmento, mas ouvem seus planos, fazem perguntas para você pensar em suas metas, processos e planos de ação, além de te responsabilizar por seguir o que você se compromete a fazer.

Concorrência não, Laços fortes

 

Se em termos de marketing e negócios a gente aprende sobre “concorrência” e fatores de mercado que podem “atrapalhar” nossa empresa, na área da Doulagem essa história é bem diferente.

Entre Doulas, não podemos considerar concorrentes, e sim uma Rede de Apoio feita de laços que se fortalecem, com muita empatia, empoderamento e consciência de crescimento e sucesso coletivo da “classe” como um todo.

Já li um relato de uma Doula que era mais ou menos algo assim “eu quero é que mais mulheres se tornem Doulas, sim, porque todas nós sairemos ganhando, nossa profissão precisa crescer, se fortalecer e conquistar todas as mulheres do Brasil.”

 

Reforço aqui o meu convite para que você faça parte do Quem Doula a Doula <3

 

Não deve haver competição, nem comparação de você mesma com a Doula “ao lado”. Encontre maneiras de trabalhar em conjunto com outras colegas de trabalho, pois se uma Doula tem sucesso, todas as demais também têm. Se uma gestante tem experiência positiva e inesquecível com uma Doula, ela vai falar, contar pra todo mundo e espalhar essa informação, assim, todas as Doulas terão uma parte deste reconhecimento.

 

Construir e Fortalecer Laços

Estabelecer a Rede de Apoio ou Sistema de Suporte fornecerá muitos recursos à medida que você desenvolve sua prática, para que você possa ir mais rapidamente e com mais confiança. Você será vista como uma  profissional e, muito provavelmente, obterá referências de seus esforços de trabalho em rede.

Construir uma base sólida para o seu negócio criará muitas oportunidades para você, além de te proporcionar a confiança para entrar em sua comunidade como profissional.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.