Criando um Plano de Negócios para Doulas e Profissionais de Parto Humanizado

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Se você tem a ideia de que estruturar o plano de negócios parece um projeto enorme, assustador e complicado, pode respirar fundo e relaxar! Ele é sim um pouco trabalhoso e requer pensar em muitas coisas, mas criar um Plano para conceber seu negócio como doula, profissional de Parto Humanizado ou outro tipo de negócio acolhedor é um exercício importante para te auxiliar a dar o primeiro passo e começar pra valer a sua empresa.

Nos próximos tópicos você acompanhará o que deve conter em seu plano. Abra um documento em branco, copie-os e preencha-os com os dados e informações que encontrar (seja na internet, em livros e, principalmente, em sua própria mente).

Descrição do Negócio

Em algumas frases, descreva sua empresa, como se estivesse a apresentando a alguém. Identifique a quem você está atendendo (sua cliente ideal), as necessidades que você está abordando (o que a cliente procura e precisa) e os serviços / produtos que você oferece para atender estas necessidades (como você pode ajudá-la).

Seu negócio tem um diferencial? Uma característica incomum no mercado? Aproveite para enaltecer!

Seu Público-alvo e Cliente Ideal

Na primeira etapa, o foco estava na descrição dos seus serviços. Agora vamos focar na Cliente Ideal, identificando o seu público-alvo.

      • Público-alvo – pensando no mercado em que você atua, em questões demográficas e de forma geral, qual grupo de pessoas pretende alcançar? Identifique sexo, idade, renda, educação, estado civil, dinâmica familiar, etnia e localização
      • Cliente Ideal – aqui aprofundamos os tipos de clientes com os quais desejamos trabalhar. Podemos nos perguntar, por exemplo, como é a personalidade dela? Considerar seus valores, estilo de vida, interesses, hobbies e opiniões. 
      • Desafios da Cliente Ideal – Quais problemas suas clientes ideais têm para resolver? Como você vai acompanhar e ajudá-la?
        Se identificar alguns problemas, pode fazer uma lista.
      • Benefícios de seus serviços / produtos – Como suas clientes ideais se beneficiarão de seus serviços ou produtos? Qual diferencial você oferece que merece destaque?

Sua Marca

Reconheça a si mesma como uma empresa. Conhecendo sua cliente ideal, seus desafios e como pode ajudá-la, como você imagina que seja a sua marca para se conectar diretamente e afetivamente com ela?
Sua marca é a identidade da sua empresa que transmite seus valores e convicções fundamentais. Como você se posiciona quando se trata de sua cliente e como sua marca pode representar isso? 

Negócios acolhedores e segmento de Parto Humanizado devem representar e refletir características como empatia, respeito e carinho.

Use essas informações ao determinar o nome da empresa (que pode ser seu nome próprio, é claro), o logotipo, a paleta de cores, tipografia e a identidade visual que acompanhará todo material de apresentação e divulgação do seu trabalho.

Você pode usar o Pinterest, o Behance e o Canva para encontrar algumas boas referências visuais para te inspirar nessa tarefa.

Projeção de Receitas e Despesas de Um Ano

Esta parte é complicada de trabalhar, pois é necessário dividir as finanças pessoais das empresariais. Estime o dinheiro que está saindo e entrando. Se você estiver gastando mais do que está faturando, descreva de onde vem o financiamento.

Concorrência

Esse assunto é um tanto relativo quando pensamos no segmento de Doulas. Não é comum vermos aquele estilo de concorrência com toque de rivalidade como acontecem em tantos outros ramos comerciais. Negócios acolhedores geralmente se complementam, relacionam entre si e crescem juntos.

Mesmo assim, é interessante saber quem são as demais profissionais e empresas do mesmo segmento na sua cidade e região, por exemplo. Ou que trabalham com a mesma especialização.
Analisando o mercado como um todo, você pode identificar um diferencial no seu serviço que será aquele toque especial e exclusivo na hora de se apresentar, divulgar e conquistar clientes.

Plano de Marketing Inicial

O que precisa ser feito para você começar a comercializar seu negócio? Escolha cinco ou seis maneiras de promover seu negócio nos próximos doze meses e defina prazos para colocar as ações em prática.

Algumas sugestões de maneiras: participação de eventos, divulgação nas redes sociais, criação de um site, desenvolvimento de cartão de visita, parceria com outros profissionais, palestras…

Plano de Lançamento de Produtos para o Futuro

Quais novos serviços ou produtos você poderia lançar nos próximos 12 meses e como eles agregarão valor à sua empresa?
Talvez você não tenha a resposta para essa pergunta agora, mas mantenha esta pergunta em sua mente para absorver possíveis insights de novas oportunidades que possam surgir no seu caminho, para que você complemente o serviço que oferece hoje, basicamente.

A ideia aqui é que você lembre-se de pensar nos próximos passos, no futuro.

Depois de ter seu plano básico de negócios, imprima uma cópia e mantenha-a por perto. Você estará usando isso para ajudar a guiá-la na concepção do seu negócio, criar seus materiais de marketing e produzir seus conteúdos próprios (artigos para o blog da Casa, para o seu site e tudo mais). 

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