Se você tem a ideia de que estruturar o plano de negócios parece um projeto enorme, assustador e complicado, pode respirar fundo e relaxar! Ele é sim um pouco trabalhoso e requer pensar em muitas coisas, mas criar um Plano para conceber seu negócio como doula, profissional de Parto Humanizado ou outro tipo de negócio acolhedor é um exercício importante para te auxiliar a dar o primeiro passo e começar pra valer a sua empresa.
Nos próximos tópicos você acompanhará o que deve conter em seu plano. Abra um documento em branco, copie-os e preencha-os com os dados e informações que encontrar (seja na internet, em livros e, principalmente, em sua própria mente).
Nesse post você vai encontrar
Descrição do Negócio
Em algumas frases, descreva sua empresa, como se estivesse a apresentando a alguém. Identifique a quem você está atendendo (sua cliente ideal), as necessidades que você está abordando (o que a cliente procura e precisa) e os serviços / produtos que você oferece para atender estas necessidades (como você pode ajudá-la).
Seu negócio tem um diferencial? Uma característica incomum no mercado? Aproveite para enaltecer!
Seu Público-alvo e Cliente Ideal
Na primeira etapa, o foco estava na descrição dos seus serviços. Agora vamos focar na Cliente Ideal, identificando o seu público-alvo.
- Público-alvo – pensando no mercado em que você atua, em questões demográficas e de forma geral, qual grupo de pessoas pretende alcançar? Identifique sexo, idade, renda, educação, estado civil, dinâmica familiar, etnia e localização.
- Cliente Ideal – aqui aprofundamos os tipos de clientes com os quais desejamos trabalhar. Podemos nos perguntar, por exemplo, como é a personalidade dela? Considerar seus valores, estilo de vida, interesses, hobbies e opiniões.
- Desafios da Cliente Ideal – Quais problemas suas clientes ideais têm para resolver? Como você vai acompanhar e ajudá-la?
Se identificar alguns problemas, pode fazer uma lista. - Benefícios de seus serviços / produtos – Como suas clientes ideais se beneficiarão de seus serviços ou produtos? Qual diferencial você oferece que merece destaque?
Sua Marca
Reconheça a si mesma como uma empresa. Conhecendo sua cliente ideal, seus desafios e como pode ajudá-la, como você imagina que seja a sua marca para se conectar diretamente e afetivamente com ela?
Sua marca é a identidade da sua empresa que transmite seus valores e convicções fundamentais. Como você se posiciona quando se trata de sua cliente e como sua marca pode representar isso?
Negócios acolhedores e segmento de Parto Humanizado devem representar e refletir características como empatia, respeito e carinho.
Use essas informações ao determinar o nome da empresa (que pode ser seu nome próprio, é claro), o logotipo, a paleta de cores, tipografia e a identidade visual que acompanhará todo material de apresentação e divulgação do seu trabalho.
Você pode usar o Pinterest, o Behance e o Canva para encontrar algumas boas referências visuais para te inspirar nessa tarefa.
Projeção de Receitas e Despesas de Um Ano
Esta parte é complicada de trabalhar, pois é necessário dividir as finanças pessoais das empresariais. Estime o dinheiro que está saindo e entrando. Se você estiver gastando mais do que está faturando, descreva de onde vem o financiamento.
Concorrência
Esse assunto é um tanto relativo quando pensamos no segmento de Doulas. Não é comum vermos aquele estilo de concorrência com toque de rivalidade como acontecem em tantos outros ramos comerciais. Negócios acolhedores geralmente se complementam, relacionam entre si e crescem juntos.
Mesmo assim, é interessante saber quem são as demais profissionais e empresas do mesmo segmento na sua cidade e região, por exemplo. Ou que trabalham com a mesma especialização.
Analisando o mercado como um todo, você pode identificar um diferencial no seu serviço que será aquele toque especial e exclusivo na hora de se apresentar, divulgar e conquistar clientes.
Plano de Marketing Inicial
O que precisa ser feito para você começar a comercializar seu negócio? Escolha cinco ou seis maneiras de promover seu negócio nos próximos doze meses e defina prazos para colocar as ações em prática.
Algumas sugestões de maneiras: participação de eventos, divulgação nas redes sociais, criação de um site, desenvolvimento de cartão de visita, parceria com outros profissionais, palestras…
Plano de Lançamento de Produtos para o Futuro
Quais novos serviços ou produtos você poderia lançar nos próximos 12 meses e como eles agregarão valor à sua empresa?
Talvez você não tenha a resposta para essa pergunta agora, mas mantenha esta pergunta em sua mente para absorver possíveis insights de novas oportunidades que possam surgir no seu caminho, para que você complemente o serviço que oferece hoje, basicamente.
A ideia aqui é que você lembre-se de pensar nos próximos passos, no futuro.
Depois de ter seu plano básico de negócios, imprima uma cópia e mantenha-a por perto. Você estará usando isso para ajudar a guiá-la na concepção do seu negócio, criar seus materiais de marketing e produzir seus conteúdos próprios (artigos para o blog da Casa, para o seu site e tudo mais).
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