Sinais do trabalho de parto

Compartilhe:

Como saber se o trabalho de parto está próximo?

Olá. Essa é uma pergunta que muitas mulheres se fazem quando os primeiros sinais apontam. Você sabe identificar quando seu corpo entrar em trabalho de parto? Sabe quais são esses sinais que podem aparecer antes do trabalho de parto iniciar, propriamente dito? Isso é um fator muito importante quando pensamos em parto respeitoso, mínimo de intervenções médicas/hospitalares, tranqüilidade e segurança para a gestante e o bebê.

sinais do trabalho de parto3
foto: PxHere

Estar atenta e esperar com paciência

Bem, entendemos que o trabalho de parto é a única garantia de que o bebê está pronto pra nascer, por isso é importantíssimo esperá-lo. Mas como saber se estou em trabalho de parto, ou mesmo prestes a entrar? Observando seu corpo, seu comportamento, e seus instintos. Existem vários sinais, objetivos e subjetivos, que podem te ajudar a identificar. É claro, que somente um sinal isolado, às vezes, não diz muita coisa, mas quando você vai juntando, eles te mostram que o trabalho de parto está bem perto. Mas atenção: nem todas as mulheres vão apresentar todos e os mesmos sinais, cada corpo é um corpo, cada gestação é uma gestação, ok?!

Então vamos lá!!!

Diarréia

Existe uma tendência natural de esvaziar o intestino. Sabe aquele que dia que você vai ao banheiro fazer o número 2 várias vezes? Pois é, você chega a ir três vezes, ou mais, ao banheiro no mesmo dia. Isso é um sinal de que o seu corpo está fazendo esse processo de limpar tudo o que é “desnecessário”. Colocar pra fora mesmo todo o excesso.

sinais do trabalho de parto
(Foto: PxHere)

Perda do tampão mucoso

O tampão é uma secreção espessa, consistente e gelatinosa, que sela o colo uterino durante toda a gestação, pode ser leitoso ou ainda vir acompanhado de um pouquinho de sangue. Quando ele sai, pode ser um sinal de que o seu colo vai começar a amolecer, afinar e dilatar, pois o processo de dilatação libera o tampão.

Rompimento da bolsa das águas

A bolsa das águas (bolsa amniótica) pode se romper antes ou durante o trabalho de parto, e até mesmo no momento do parto. Quando a bolsa rompe antes, é comum que as contrações iniciem logo em seguida (algumas horas depois). Se o líquido amniótico estiver clarinho, está tudo bem, é só avisar a equipe que está te acompanhando, se hidratar bastante e aguardar as contrações chegarem.

E ainda existem outros sinais que podemos considerar, como as ondas de frio e calor, sono excessivo, o instinto do ninho, a intuição, boca seca, dor lombar, pressão na pelve, e as contrações uterinas (que de fato é o que vai fazer tudo funcionar e engrenar até o nascimento).

O que fazer então pra saber se o trabalho de parto está chegando ou não?! Ouça seu corpo, perceba os sinais, informe sua equipe de tudo o que está acontecendo, e tenha uma maravilhosa hora!!!

 

Referências bibliográficas:

Parto Ativo. Janet Balaskas. 3ª edição. 2017

Caderneta da Gestante. Ministério da Saúde. 2016

Compartilhe:

2 respostas para “Sinais do trabalho de parto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.