Os caminhos do trabalho de parto: Fase latente

Compartilhe:

Recentemente escrevi aqui no blog um texto contando a respeito das contrações de pródromos (leia mais),  e nas próximas semanas vou criar uma série de textos explorando as fases do trabalho de parto.

Fase Latente
Foto de Fran Hoffmann – @franhoffmann

E o primeiro texto da série é também o primeiro estágio do trabalho de parto chamado de fase latente.

Fases do trabalho de parto
Fases do Trabalho de Parto

Tenha sempre em mente, que estou falando aqui de parâmetros, pode ser que as fases se sobreponham, cada corpo, cada mulher, cada bebê, cada parto e o seu emocional são absolutamente únicos e irão viver e sentir todas essas fases de forma única. O mais importante de tudo é você conhecer e entender todas as partes do processo para vivê-las com mais serenidade e confiança esse período, e por que não diminuir um pouquinho da ansiedade, não é?

“Conhecimento é luz”.✨

O que é fase latente? Como acontece?

 A palavra latente significa “subentendido”, aquilo que está “disfarçado”, ou seja, seu corpo está procurando a sintonia perfeita, as coisas estão se modificando no seu corpo, as contrações agora são um pouco mais doloridas e duram um pouco mais que os pródromos (em torno de 30 a 45 segundos). Costumam vir em um intervalo de 5 a 20 minutos.

As contrações ainda são suportáveis então tente não focar muito no que está por vir, crie uma atmosfera leve, o seu(sua) acompanhante e sua Doula estarão ao seu lado e relaxe, sinta o que seu corpo está pedindo. Estímulos externos de parentes e amigos ansiosos podem atrapalhar o seu emocional, tente se desconectar do mundo virtual e se conectar apenas com você mesma.

Exercícios
Foto de Iluminar Partos – Clara Fernandes – @iluminarpartos

É só o iníciozinho, essa fase geralmente é a mais longa, pode durar horas ou dias. A fase latente pede paciência, tente encarar isso como um teste para o que você viverá na maternidade. Seu corpo e seu bebê precisam de tempo para se alinharem.

É possível que você sinta contrações a noite (é quando temos picos de ocitocina e melatonina) mas que na parte da manhã acabam parando, isso acaba gerando bastante cansaço, então é necessário descansar sempre que possível, é importante guardar energia, pois o cansaço atrapalha muuuuito a fase seguinte…

A fase latente continua preparando o colo do útero, algumas mulheres iniciam a dilatação (algumas chegam a 6cm nessa fase), o bebê desce mais.

Como identificar a fase latente? O que posso sentir?

Gestante
Foto de Cat Fancote via birthphotographyperth.com.au

As contrações se tornam regulares, com intervalo que varia, mas é frequente (20 em 20 minutos, 15 em 15, 8 em 8, 5 em 5 minutos);

  • Cólicazinha na parte baixa da barriga (pé da barriga) e dor na lombar.
  • Perda do tampão mucoso e um pouco de sangue (não se assuste, alguns vasinhos sanguíneos podem se romper quando o colo do útero está dilatando);
  • Fique atenta a alguns sinais: você deve observar os movimentos do bebê (ele não deve ficar mais de 1 hora sem se mexer), se sair muito sangue (como se fosse uma hemorragia), vá ao hospital o quanto antes!

 Como lidar com a fase latente?

Uma pergunta quase unânime que as mulheres sempre me fazem é: como vou saber se estou em trabalho de parto? Acredite, você vai saber quando chegar a hora, é uma resposta clichê, eu sei, mas é a mais pura verdade. Parece que as mulheres sentem quando seus bebês estão chegando…

Mas caso você sinta dúvidas se está ou não, tome um banho bem quentinho, o banho costuma ser um divisor de águas, alivia se não for, intensifica o que já é. Se você sair do banho e as contrações estiverem mais fortes e frequentes é bem provável que o trabalho de parto tenha iniciado.

Banho quente
Água quente é ótima para aliviar as contrações da fase latente
  • Como já disse anteriormente, leve a vida sem “pilhar” no trabalho de parto, quanto mais relaxada e distraída você estiver, melhor as coisas vão fluir.
  • Se hidrate, se alimente, descanse.
  • Faça o que te der prazer, se for de sua vontade, namore, faça sexo, o sémen tem prostaglandina que favorece o afinamento do colo, orgasmos liberam endorfina e ocitocina, que será ótimo nesse momento e claro, depois do bebê nascer, você e seu companheiro ficarão um tempo sem transar, então aproveitem!
  • Durma, dance, caminhe.
  • Durante as contrações, pare e respire lenta e profundamente, isso oxigena o bebê e te faz relaxar.
  • Faça o que seu corpo pedir, observe-o.
  • Alterne o descanso com posições verticais, afinal a gravidade ajuda na evolução do parto.

    Casal na Cozinha
    Foto de Cat Fancote via birthphotographyperth.com.au
  • Movimente-se, do verbo movimentar.

De pouco em pouco a fase latente vai evoluindo, esse é um momento de ficar em casa, não corra para o hospital nessa fase, pois ainda há um caminho pela frente a se percorrer. Lembre-se que uma internação precoce pode resultar em intervenções desnecessárias ou até uma cesárea indesejada. Viva cada momento de uma vez, confie no seu corpo, o seu bebê em breve irá chegar.

Gestante Aguardando
Imagem Google

No próximo texto falarei sobre a fase ativa, o franco trabalho de parto.

Restou alguma dúvida quanto a fase latente? Preenche o formulário abaixo e a gente troca informações! <3

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbAAswBUDhKFpX3YfPPpkiCpQqpfZwZ2EmObOU2VGmw-_9fg/viewform?usp=sf_link

Abraço, Julia Agnes.

 

Referências:

GUIMARÃES, Alberto. Parto sem medo. São Paulo: Editora Mulheres que decidem, 2016. 

Guia da gestação ao puerpério: http://jessicascipioni.s3.amazonaws.com/Guia+da+gestação+ao+Puerpério+-+como+viver+cada+fase+com+mais+leveza.pdf

Compartilhe:

4 respostas para “Os caminhos do trabalho de parto: Fase latente”

  1. Olá! Estou vivendo essa fase latente, muito legal seu texto e foi o que mais se aproxima do que estou vivendo. Principalmente explica o porquê da noite ser pior, nossa, não consigo dormir, muitas contrações e dor, mas durante o dia as coisas melhoram, aumenta o espaço das contrações . Não tenho nenhum centímetro de dilatação, e já estou no terceiro dia da fase latente, estou fazendo exercícios e confiante que dará certo, que a bolsa romperá e o minha bebê vai descer.
    Mas não imaginava que a dor seria tão forte. Nossa é incrivelmente forte!!! Sigo firme, seja o Deus quiser!!!

    1. Olá Edilene, tudo bem?

      Fico feliz que gostou do texto ❤

      Quando rolam muitos dias de contrações soltas assim a ansiedade só aumenta né? Seu corpo está dando sinais de que está trabalhando e logo, logo seu baby vai chegar 😍

      Confie no seu corpo, no seu bebê e na natureza, tudo está caminhando perfeitamente para o encontro de vocês.

      Eu criei recentemente um grupo de gestantes no Whatsapp, com gestantes do Brasil inteiro, rola muita informação bacana, apoio e empatia por lá, caso queira participar, me chama lá no whats (48)99805-7430.

      Abraço, Julia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.