Atualmente se fala bastante sobre parto humanizado, porém há muita confusão sobre o significado. Muita gente pensa que parto humanizado é aquele parto realizado na banheira, ou pensa que é parto natural sem anestesia, ou mesmo que é parto domiciliar. Mas então, o que é mesmo esse tal de parto humanizado?
Qualquer parto ou via de nascimento pode ser feita de forma humanizada. Um parto humanizado é simplesmente um parto respeitoso! É um parto em que a mulher é protagonista e teve seus desejos acolhidos! Ora, mas assim não deveria ser todos os partos, você pode estar se perguntando. Sim, deveria!
Desde que o parto passou a ser um evento hospitalar e tomado como evento médico, não é assim que tem acontecido, infelizmente, e muitas mulheres têm sofrido violência obstétrica, O parto em essência é um evento natural e fisiológico do corpo da mulher.
O parto humanizado, portanto, é acompanhado por uma equipe que entende a fisiologia da mulher, respeita o tempo de seu corpo e todos seus processos para um nascer de acordo com o ritmo seu e do bebê. Os profissionais consideram as evidências científicas e faze intervenções apenas quando necessário. Além disso, todos os aspectos da mulher e da sua família são respeitados: os sociais, espirituais, emocionais, psicológicos, afetivos. O parto é um evento singular e subjetivo! Os profissionais da equipe estão para acompanhar o processo e não intervir no mesmo.
Nesse post você vai encontrar
Como pode ser o parto humanizado?
O parto humanizado pode ser domiciliar, pode ser feito no hospital ou em casa de parto. Não importa o local ou a via de nascimento, o importante é a forma como ele acontece. Também a mulher pode escolher a posição que vai parir, pode ser verticalizada ou deitada de lado, pode ser de cócoras pode também ser na banheira.
E a doula?
A doula é uma profissional que tem sido muito importante para uma mulher ter mas chances de ter seu parto respeitoso, ou seja humanizado. Existem várias evidências científicas que comprovam que a presença da doula garante mais segurança emocional à mulher, evita intervenções desnecessárias, além de menor tempo de trabalho de parto.
Mas e a cesárea, pode ser humanizada?
Sim! A cirurgia cesariana feita com indicação real por risco de morte ou emergência obstétrica pode ser humanizada. Já será humanizada por estar sendo feita por real necessidade e também existem algumas possibilidades de poder acolher a subjetividade mesmo em uma cirurgia.
O plano de parto pode ser apresentado para a equipe também em caso de cesariana. Escrevi um pouco mais sobre esse documento aqui.
Às gestantes, tentantes que estão lendo este texto, desejo que possam se preparar para esse momento transformador que será seu parto e o nascimento de seu bebê, que você possa ouvir seu corpo e se conectar com ele de uma forma próxima e amorosa. Desejo que tenha consciência que a posse do seu corpo é apenas sua e que tenha profissionais que possam valorizar seu momento mágico e um dos dias mais importantes de sua vida!
Se você leu esse texto e quiser deixar um comentário, terei prazer em recebê-lo.
Referências
Bons filmes para saber mais sobre o cenário obstétrico, violência obstétrica e humanização trilogia “O renascimento do parto”
Livro Parto Ativo (BALASKAS, JANET. Parto ativo: guia prático para o parto natural. São Paulo: Ground, 2015).