Mindset para o Parto

Compartilhe:

Duvido que você ainda não tenha escutado em algum lugar esta palavra! Mindset é a forma que você pensa, a configuração mental, a base para suas ações posteriores.

wikimedia

E se existe mindset para os negócios, para a vida pessoal, para os projetos, tem também o mindset para o parto, muitas gestantes se preocupam em preparar o corpo, mas se esquecem de preparar o “maestro” que engrenará todo o processo: o cérebro!

Este, que é responsável por grande parte do trabalho de parto, pois atuará enviando os hormônios necessários em cada fase, deve também ser preparado e fortalecido para uma experiência de parto mais positiva. A seguir algumas sugestões de como obter o mindset necessário para o parto.

A informação fortalece o mindset para o parto

Estar alicerçada em informações verdadeiras, seguramente ajudará na sua forma de pensar a respeito do parto e na sua experiência de parto.

Nossa sociedade está inundada de informações duvidosas e mitos a respeito do parto, essas histórias enviam para o nosso cérebro a mensagem de que é muito difícil parir, que esta é uma experiência para poucas e que você tem poucas chances de ser uma destas mulheres.

Cerque-se com a verdade, lembre-se de que a maioria ao seu redor passou por uma cesárea, não por não ser capaz de ter um parto normal, mas porque foi convencida disso. Alimente seu cérebro com pesquisas, com números, com histórias reais, isso irá te ajudar muito no trabalho de parto.

Procure bons artigos, bons livros, bons documentários, bons filmes… que tal começar com “O Renascimento do Parto”? A informação hoje é muito acessível, sendo assim, encha sua mente com boa informação.

 

Rede de apoio fortalece o mindset para o parto

Se a maioria das pessoas ao seu redor tenta te desencorajar ao parto normal, busque aquelas que irão te fortalecer, participe de rodas de gestante, grupos de apoio, cursos de preparação.

Mostre para seu cérebro que você não é a única.

É normal que nossa mente tente se sentir segura no senso comum (por exemplo: se a maioria das mulheres ao meu redor teve uma cesárea, então o mais seguro deve ser uma cesárea), mas é possível mudar essa defesa da nossa mente, apresentando a ela uma nova realidade.

A visualização fortalece o mindset para o parto

wikimedia

Uma ferramenta que pode ajudar a fortalecer sua mente para o parto é espalhar frases positivas (e verdadeiras) a respeito do parto, nos lugares em que você sempre tem acesso. Abaixo, deixo algumas sugestões de frases para colocar no espelho, geladeira, agenda e onde mais você tiver acesso:

“Eu consigo!”

“Meu corpo está preparado para fazer isso”

“Meu bebê sabe como nascer”

“A dor é passageira, meu bebê é para sempre”

“Sentir dor não é sinônimo de sofrer”

“Meu trabalho é relaxar e deixar o parto acontecer”

“Cada contração é menos uma e me leva pra mais perto do meu bebê”

Leia-as diariamente, entenda o sentido delas, novas sinapses serão feitas e você se sentirá mais preparada para o trabalho de parto.

Se quiser conversar mais sobre este preparo, faça uma visita ao meu instagram @minutodedoulagem ou entre em contato pelo email tog.thaisgalter@gmail.com

 

Referências:

Intervenções não clínicas para reduzir cesáreas desnecessárias. https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD005528.pub3/full/pt#CD005528-abs-0002

Hypnosis for pain management during labour and childbirthhttps://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009356.pub3/full?highlightAbstract=withdrawn%7Clabor%7Clabour

Balzano, Cristina. O Parto é da Mulher!: Guia de preparação para um parto feliz. BH: Editora Gutenberg, 2019. pg 197-201

Imagens: needpix.com e wikimedia commons

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.