Indução de parto com Sonda de Foley

Compartilhe:

Já ouviu falar??? Então vem comigo!

A sonda de foley é um dos tipos de indução do trabalho de parto que se tem à disposição. Por isso, se você está gestando um bebê, e por algum motivo precisar induzir o seu parto, vamos entender melhor sobre esse recurso.

Mas lembre-se, é muito importante que você converse com sua equipe (ou com o plantonista do hospital) sobre a melhor opção a ser usada. Para cada realidade e avaliação, existe um recurso adequado de indução.

Indução de parto. Quando fazer?!

Vários motivos podem conduzir a uma necessidade de indução. Como, por exemplo, diabetes gestacional não controlada, alteração de pressão, restrição de crescimento do bebê, pós-datismo, entre outros.

E diante dessa necessidade, é importante conversar com o médico que realiza seu pré-natal para encontrar o melhor caminho para o nascimento do seu bebê, considerando seu histórico, o seu desejo de parto, e os riscos e benefícios de cada ação, se for necessário alguma intervenção.

TIPOS DE INDUÇÃO

Por o corpo para despertar (imagem: Giphy)

Existem várias opções possíveis, sejam elas naturais, mecânicas ou medicamentosas (feitas no hospital) de ajudar o seu corpo a despertar e iniciar o processo do nascimento.

Exemplos: Acupuntura, homeopatia, chás e escalda-pés, passando por descolamento de membrana, rompimento de bolsa amniótica, uso de ocitocina, misoprostol, e também, como falado aqui no texto, a sonda de foley.

E a opção escolhida, ou as opções, sempre vão levar em consideração, a idade gestacional, o seu bem estar e o bem estar do seu bebê, as características do colo do útero e a indicação dessa indução. 

INDUÇÃO COM A SONDA

PxHere

A sonda de foley, ou balão, é um tubo fino e flexível (cateter) com um balão preso nele, que é inserido no colo do útero até atravessá-lo. O balão é insuflado (com água ou soro) para aplicar uma pressão suave e, com isso, causar a liberação da prostaglandina. A partir daí, amadurecer, afinar e dilatar o colo do útero. O balão é retirado depois de 24 a 48 horas, ou cai sozinho quando houver dilatação.

A indução por balão também pode ser realizada em mulher com cesárea prévia.

Algumas equipes preferem associar o uso da sonda com a ocitocina para estimular as contrações uterina à medida que acontece o amadurecimento do colo.

O mecanismo de ação ocorre pela ação mecânica e por liberação de prostaglandinas devido à separação do córion da decídua. Estudos e revisões da literatura sugerem que o uso da sonda de Foley é efetivo para indução do parto, cursando com menor frequência de hiperestimulação, taquissistolia e ruptura uterina quando comparado às prostaglandinas.

ALGUMAS PESQUISAS

No Centro de Atenção à Mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, em Recife, foi realiza uma pesquisa com o objetivo de descrever os desfechos materno-fetais com o uso da sonda de Foley para indução do trabalho de parto em gestantes de alto risco com cesariana anterior, entre novembro de 2013 e junho de 2014. O trabalho de parto foi induzido satisfatoriamente em 79,5% das gestantes, sendo 23% das mulheres evoluindo para o parto vaginal.

PxHere

Um estudo de coorte retrospectiva foi realizado na França com 151 mulheres para avaliar a segurança e eficácia da indução do parto em mulheres com cesárea anterior, que usaram a sonda de Foley para amadurecimento cervical. A taxa de parto vaginal foi de 54%. Outro estudo retrospectivo no mesmo país com 135 pacientes relatou que o amadurecimento do colo do útero com sonda de Foley é uma boa opção em pacientes com cicatriz uterina prévia, ocorrendo o desfecho de parto vaginal em 64,1% das mulheres, sem nenhuma complicação materna ou fetal

DIANTE DE TUDO ISSO, 

A informação é a vacina contra toda alienação. Ao construir o seu parto, se informe também sobre os métodos de indução. Caso você precise, peça ajuda a sua doula, busque seu médico e converse com ele sobre quais sãos os benefícios e riscos de cada método. Certamente vai existir um pra você. Aqui, apresentei um deles, mas em outros textos você também encontrará sobre outros meios. Pesquise. Leia. Se informe. No final do texto você encontra o link de alguns artigos para se aprofundar, combinado!?

E se você passou por indução, conta aqui pra mim. Será uma honra ouvir sua história. Ou também pode me visitar nas minhas redes sociais! Até breve!!!

Ah! Quer entrar num grupo super legal cheinho de informação bacana pra te ajudar a se preparar para o parto? Clica aqui no link e vem comigo: https://t.me/joinchat/OkahYBbYvqDwE74d74c3jg

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Método mecânico de indução: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v37n3/0100-7203-rbgo-37-03-00127.pdf

Maturação cervical com sonda de foley: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-58302017000200004

Métodos para indução do parto: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032005000800010

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.