Dicas para conquistar o parto dos seus sonhos

Compartilhe:

Não basta apenas desejar ter um parto normal respeitoso, é preciso conquistá-lo. E aqui você encontra dicas valiosas para conquistar o parto dos seus sonhos!

Você já deve ter ouvido falar que no Brasil, os índices de cesárea chegam a 85% dos nascimentos – quando o índice recomendado pela OMS é de 15% – portanto, estamos no país recordista em cesáreas. Só na rede privada, o índice pode passar de 90% em algumas maternidades.
Pensando nisso, nossa super equipe da Casa da Doula selecionou um passo a passo incrível para que você possa conhecer mais sobre o universo do nascer e possa realizar com segurança suas escolhas.

A realidade do nascer no Brasil

Atualmente temos vários fatores que dificultam o parto normal, alguns deles são: a falta de assistência no processo natural do parto, pouco conhecimento sobre os processos do nascer, ausência de relatos de parto positivos (aqueles de tirar o fôlego e dar vontade de parir – não dar medo), violência obstétrica institucionalizada, falta de informação das parturientes, acompanhantes e familiares e ausência de autonomia e protagonismo da gestante.

A doula Alessandra Menezes fala mais sobre a realidade do nascer no Brasil e deixa a pergunta: como é que você quer que seja o primeiro encontro com o seu bebê?

Leia o texto na íntegra clicando aqui.

Parto normal após cesáreas? Sim!

O parto normal é possível? SIM! Mesmo após uma, duas ou até três cesáreas anteriores? SIM!
“Junto com o desejo (por um parto normal) vem a queixa de que quem deveria informar, no momento que a mulher decide por ter um parto normal, já a desencoraja na primeira consulta: o dotô!
Como ajudar a traçar esse caminho de apoio, informação, opções, escolhas, decisão, confiança, quebra de padrões e paradigmas? É uma caminhada longa e na maioria das vezes difícil.”

Para você que está à espera de um segundinho, terceirinho ou até do BB4 e cheia de dúvidas sobre o parto normal após cesárea, este post da doula Isabela Geraldi vai te orientar muito bem sobre os próximos passos.
Leia e acredite no seu corpo, se foi capaz de gestar, é capaz de parir!

A escolha da doula

O cenário brasileiro não colabora, parece tudo ser muito difícil e enquanto agendar uma cesárea parece dar menos trabalho? Não se desespere.
Conheça o trabalho e função das doulas! Somos profissionais treinadas e capacitadas para te ajudar, orientar e apoiar antes, durante e depois do parto.

Converse, pergunte, troque ideias, tome um café com a gente e escolha a que você se sentir mais à vontade, afinal é importante que a conexão entre você e a doula seja real e forte. Quanto antes você encontrar a sua doula e decidir em contratá-la, melhor! Sabe por quê?

doula parto normal

Pois no período perinatal a doula tem a função de ouvir a mulher, suas expectativas, medos e dificuldades, acolher todas essas questões e juntas, discutir como agir e abordar cada ponto, esclarecer as dúvidas e buscar o caminho para que a gestante se sinta segura, se empodere de seu corpo e conheça suas forças para assim passar o pela experiência da maternidade com mais facilidade e confiança.

Não apenas para você, gestante, mas esse período é fundamental também para que doula conheça melhor você e construa uma relação de confiança, afinal a doula será a mulher que presenciará e auxiliará no processo de parir, um momento tão íntimo e singular da vida.

Também será durante a gestação que a doula irá fornecer instrumentos como leituras, vídeos e dinâmicas corporais, tirar dúvidas, conhecer melhor a gestante, saber seus gostos, preferências, quais terapias poderiam ser utilizadas no trabalho de parto, quais exercícios seriam possíveis realizar e tudo mais.

A doula Francini Pizzinato explica com detalhes o papel da doula desde os primórdios, qual sua importância para a história das mulheres e dos nascimentos e como ela fará a diferença na sua vida de gestante e mãe durante a gravidez, no parto e também quando já estiver com seu bebê em seus braços. Clique aqui para ler.

Palpites, dicas, conselhos, haja paciência!

E os palpites, hein?! Já começaram por aí? Quando a mulher decide anunciar a gestação e sua escolha pelo parto normal já começa a chover palpites, dicas, conselhos, histórias sobre o filho da prima da vizinha da amiga da avó…

Isso é comum, tenha calma… a doula Camila Medeiros preparou um Manual de Sobrevivência para toda gestante encarar os próximos meses de forma mais leve. Informe-se, empodere-se e converse com quem vai te acrescentar (e não te deixar preocupada com qualquer ocasião de gravidez). O principal conselho que podemos te dar é: acredite do seu corpo e se imponha dentro das suas escolhas.

“Você estudou, buscou alternativas, se informou da melhor forma possível para fazer as melhores escolhas para você e seu bebê, então não deixe que esses palpites te abalem. É claro que é difícil, principalmente porque muitas vezes as críticas vêm de pessoas que amamos, mas se você está aqui lendo esse texto é porque se preparou pra viver esse momento, e arrisco dizer que a maioria das pessoas que querem palpitar na sua maternagem não fizeram isso, então seja firme e rebata as críticas que achar pertinentes! E se mesmo assim as pessoas não te respeitarem, use a frase: O FILHO É MEU E FAZER ISSO DESSA FORMA É IMPORTANTE PRA MIM!”

Confira o Manual completo no post original clicando aqui.

parto normal

Não é apenas o Obstetra que pode assistir um parto

Infelizmente não dá pra confiar em qualquer Obstetra se você deseja o parto normal dos sonhos. Mais ainda: nem todo médico que “faz parto normal” se preocupa em evitar as várias intervenções desnecessárias durante o trabalho de parto e parto, ou pior: realizam diversas violências obstétricas.

Além do Obstetra, outros profissionais também podem te acompanhar durante o nascimento de seu bebê. As chamadas equipes humanizadas de parto são formadas por Médico Obstetra, Enfermeira Obstetra/Obstetriz, Médico Neonatologista e Anestesia, além da Doula.

A doula Rina Noronha fez um textão, desses de dar até orgulho pra gente, falando sobre todos os profissionais que você pode escolher para o seu parto e qual o papel de cada um. Leia clicando aqui.

Decisão tomada, equipe escolhida, o que falta agora? Bem, se um dos pilares da humanização do parto é trazer de volta o protagonismo a mulher, logo a decisão do local onde parir também é um direito dela, certo? Sim!

Afinal: onde parir? Hospital, casa de parto ou em casa?

Em casa, no hospital ou na casa de parto, a doula Isabela Geraldi conta tudo neste artigo o que você sempre quis saber sobre o parto em cada um desses ambientes.

Salve esse post nos seus preferidos, mande para suas amigas, para seu parceiro/a e até para a família! Esperamos que depois dessa chuva de informações boas você se sinta segura e confiante para ter o seu parto, no seu tempo, dentro das suas possibilidades.

Abraço enorme!
Equipe Casa da Doula
Sam e Eve

 

Compartilhe:

Uma resposta para “Dicas para conquistar o parto dos seus sonhos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.