Os 10 livros “top” para se preparar para o parto normal

Compartilhe:
A base para o empoderamento feminino é o conhecimento. Tá ai, algo que ninguém te tira ou quantifica.
Segue uma lista de livros bacanas sobre gestação, parto e criação com apego escolhida a dedo com muito carinho.
Esses livros agregam, tanto para Doulas, quanto para gestantes. Aprecie sem moderação!

“Parto Ativo” BALASKAS, JANET

A preocupação básica deste livro é com o parto normal e suas variações comuns, que normalmente não necessitam de intervenção obstétrica especializada. Mulheres que se prepararam nesse sentido e depois acabaram enfrentando uma complicação inesperada ou tiveram necessidade da ajuda de medicamentos para aliviar a dor, frequentemente encontraram uma maneira de combinar o Parto Ativo com os procedimentos obstétricos.

“Parto com amor” BENATTI, LUCIANA

Este livro reúne histórias de mulheres para mulheres. O obra busca revelar a trajetória percorrida por nove mães – entre elas a autora – para conquistar o parto desejado. Seus medos, fraquezas e dificuldades estão aqui expostos da mesma forma com que suas alegrias e vitórias são compartilhadas. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos.

“Maternidade e o encontro com a própria sombra” GUTMAN, LAURA

A psicoterapeuta Laura Gutman, especializada no tratamento de casais e crianças pequenas, convida as mães a um momento de reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. Trata-se de um manual que busca realizar uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela, além de reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.

Quando o corpo consente” – Therese Bertherat, Marie Bertherat, Paule Brung

A obra é direcionada a mulheres grávidas, preocupadas e que desejam uma explicação prática às suas perguntas. As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.

“Parto normal ou cesárea?” DINIZ, SIMONE GRILO

Livro elucidativo, de autoria de especialistas no assunto, mostra a possibilidade de partos humanizados, que resultem de segurança e satisfação. Esclarecimentos que abordam os avanços da assistência médica à parturiente, contribuindo para a segurança e a sobrevivência de mães e bebês nos partos, para que não sejam considerados uma tortura às mulheres, mas uma experiência emocional, social e corporal saudável. Trata detalhadamente de temas como o direito à escolha do parto e seu planejamento, as evidências científicas a respeito do parto normal e da cesárea, a vida sexual pós-parto e a participação dos homens nos partos.

“Mulheres que correm com os lobos” ESTES, CLARISSA PINKOLA

Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, a autora mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. 

“Memórias do homem de vidro” Ricardo Herbert Jones

“Memórias do Homem de Vidro” nos mostra um modelo de médicos trabalhando em colaboração com parteiras, enfermeiras e doulas, apoiando as mulheres enquanto estas reivindicam para si o poder e a majestade do parto. Sua forte e gentil presença permite que os bebês entrem no mundo em paz e cercados por um ambiente de amor, cuidado e segurança.

“Entre as orelhas Histórias de Parto” Ricardo Herbert Jones

“O parto é algo que acontece entre as orelhas”, me repetia Max o velho adágio das parteiras. Não o procure nas dobras dos tecidos uterinos, nas protuberân­cias ósseas, nas contrações ou nas variações dos hormônios. Ele se encerra nos pequenos grãos de areia de nossos sonhos, na bruma de palavras dispersas de um passado distante. Ele se refugia nos sussurros de uma menina, na curiosidade infindável que ela carrega e no seu olhar insaciável. O parto e seus mistérios se escondem ao olhar superficial, à análise tímida e ao investigador amedrontado. Para entender o que o comanda, é preciso penetrar nos abismos obscuros da alma de uma mulher, lá onde se abrigam seus sonhos e suas tristezas. Quanto mais profundamente mergulharmos, mas nebulosa será nossa jornada. Entretanto, apenas assim poderemos encontrar essa semente. Talvez, apenas uma suposição, a chave para essa questão esteja mesmo li­gada a essa fissura aberrante na ordem natural, a qual chamamos amor. E tal­vez, outra mera suposição, para entender o que acontece entre as orelhas de uma mulher, somente se soubermos como encontrar esta chave.”

“O livro da maternagem” Pediatria Radical

Destinado a mães, pais, tios, avós, doulas, parteiras, professores, pedagogos, auxiliares de creches e escolinhas, recreadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, cuidadores e demais interessados em uma criação afetuosa, respeitosa e humanista.

“Dar à luz… renascer”  RODRIGUES, LIVIA PENNA FIRME

Cuidados com o corpo e com a alma são fundamentais para uma boa gravidez, um bom parto e um encontro feliz com o bebê, segundo a autora. Ela é nutricionista, conduz grupos de preparação para gestantes há vários anos e é mãe de cinco filhos. Alimentação, relaxamento, a vida sexual do casal, a comunicação com o bebê são alguns tópicos abordados. O que distingue o trabalho de Lívia é sua postura de vida holística e o modo afetuoso e coloquial com que dialoga com as leitoras, mulheres de qualquer lugar do Brasil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.