O pai – Gestação, Parto e Paternidade Ativa

Compartilhe:

Muitas mulheres têm dificuldade em receber o apoio dos parceiros no período da gravidez, ou em ter o engajamento e parceria deles na busca por informações e pelo parto desejado. Além disso, existe a preocupação sobre o pós parto e a criação que darão para seus filhos ao longo dos anos. Enquanto as mulheres parecem estudar, se informar e correr muito atrás desses assuntos durante a gestação, muitos homens parecem ficar um pouco alheios ao processo.

Entendemos que isso em parte é cultural, e acontece por conta da lógica machista que libera há centenas de anos o homem de participar de assuntos relacionados à gestação e criação dos filhos. Outro aspecto importante é também fisiológico, pois a gravidez é um tanto mais abstrata para eles do que é para as mulheres, que têm em seu corpo o lembrete constante de que uma nova vida está a caminho. Mas, século XXI está aí e as parcerias estão mudando – os homens são cada vez mais chamados a assumirem suas responsabilidades na paternidade ativa e na parceria presente de seus relacionamentos.

Por onde começar?

Por isso, segue aqui algumas indicações de fontes bastante ricas de informação acerca da gravidez, parto, puerpério, amamentação, paternidade ativa e desconstrução da masculinidade tóxica que podem ajudar muito nessa jornada. Nosso desejo é de que os homens busquem por essas informações e protagonizem sua jornada. Mas você também pode dar uma mão e estimular o despertar dessa nova consciência com essas indicações!

Filmes Renascimento do Parto 1, 2 e 3 – disponíveis na Netflix, são importantíssimos nessa jornada em busca de um parto seguro. Os filmes abordam a realidade obstétrica brasileira em sua diversidade e também dá informações valiosas sobre os caminhos a se percorrer.

Documentário: O começo da Vida – também disponível na Netflix, em 6 episódios, um ótimo passatempo pro casal curtir junto e se informar.

Paizinho vírgula: Um canal bem rico e variado, com linguagem simples e descontraída. Tem o canal no YouTube pra quem prefere vídeos, com muito conteúdo variado sobre parto, amamentação, criação com apego, disciplina positiva. Tem também o site com textos escritos para os que preferem ler, e ainda tem os podcasts Paizinho Vírgula e o Tricô de Pais que aborda com outros homens assuntos acerca da paternidade. E você também pode segui-lo nas redes sociais: instagram e facebook

Tem ainda o livro à venda no site, Abrace seu filho, que é de leitura leve e gostosa, um ótimo presente pra entrar no mundo da paternidade.

Homem Paterno: Um projeto idealizado por Tiago Koch com foco no período da gestação, parto e puerpério, atua nas redes sociais produzindo conteúdo de qualidade e também oferece cursos, palestras e trabalhos em grupo e individuais para homens que desejam imergir no universo da paternidade integral. Siga aqui.

Podcast Afropai Um podcast sobre paternidade negra – e segundo a descrição do canal, “daqueles que você precisa ouvir, independente da sua cor”.

Livro: Besame Mucho: Como criar seu filho com amor, do pediatra espanhol Carlos González. Fala de uma educação com base no amor, respeito e liberdade. Leitura leve e indispensável.

Livro: Educação Não-Violenta, Elisama Santos – Fala como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças.

– O pai na amamentação, da doula Renata Casagrande. Aqui na casa da doula tem esse e muitos outros textos que abordam o papel do pai – use a busca!

Relatos feitos por homens: Relatos são sempre emocionantes e uma ótima maneira de sensibilizar.

Relato de um professor de biologia, Pavel, sobre o nascimento de sua filha – analisa alguns aspectos biológicos de um parto natural humanizado:

 

Relato de parto do Tiba – a visão do marido:

 

Relato de parto do Tiago. Aborda algumas questões práticas sobre o parto humanizado domiciliar que escolheram ter:

– Dicas de pais para pais:
Raphael tem um canal em que divide com outros pais e famílias sobre sua paternagem:

 

 

Trabalho de reflexão do curso de formação de Doulas, com o tema “A Importância do pai na gestação e no Parto”:

– Sobre o papel do pai:
Bela Gil entrevista JP, seu marido, para falar sobre a experiência dele com a paternidade – os medos de um pai de primeira viagem e a diferença para o segundo filho, e sobre como se impor diante de influências externas que podem atrapalhar o planejamento de um parto humanizado:

A importância da participação ativa paterna

Quando há um relacionamento, a participação ativa do parceiro é sempre muito positiva e extremamente benéfica. Além do suporte emocional e prático, que dão para a mulher a tranquilidade de saber que estão bem amparadas e acompanhadas, a divisão da carga mental e da responsabilidade pelas escolhas envolvidas no processo é de grande alívio e importância. A gestação pode ser imensamente desafiadora pra mulher, em tantos aspectos. Todo apoio, especialmente do parceiro, será mais do que bem vindo. Homens do mundo, entreguem-se de coração e mente abertos para a paternidade! Permitam-se! Sua companheira, seu filho, sua filha, esperam ansiosamente por isso. Junto é tão mais gostoso <3

Referências

– Besame Mucho: Como criar seu filho com amor – Carlos González.

– O renascimento do parto 1, 2 e 3 – Netflix

– O começo da vida – Netflix

– Paizinho Vírgula:

– Site: https://paizinhovirgula.com

– Canal no                   YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC_nsjAbH0GlhCSDafFxIgVw

– Homem Paterno: https://www.instagram.com/homempaterno

– Podcast Afropai – https://paizinhovirgula.com/category/podcasts/podcast-afropai/page/2/

– Educação Não-Violenta – Elisama Santos

– Relatos, dicas, etc:

https://youtu.be/3lyaYuXhzi8

https://youtu.be/WFI94T59YeI

https://youtu.be/Y9rFi0PwN2U

https://youtu.be/yrFQR4F0S7o

https://youtu.be/xnsb2gZkNho

https://youtu.be/xowUlF3EfYY

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.