O pai – Gestação, Parto, Relacionamento e Paternidade

Compartilhe:

Muitos parceiros têm dificuldade em oferecer apoio às suas parceiras durante período da gravidez, ou em se engajar na busca por informações e pelo parto desejado pelo casal. Enquanto as mulheres parecem com mais frequência estudar, se informar e correr atrás desses assuntos durante a gestação, alguns homens podem ficar um tanto alheios ao processo como um todo.

Entendemos que isso em parte é cultural, e acontece por conta da lógica machista que libera há centenas de anos o homem de participar de assuntos relacionados à gestação e criação dos filhos. Mas século XXI está aí, as parcerias estão mudando (ufa!) e os homens são cada vez mais chamados a assumirem suas responsabilidades na paternidade e nos relacionamentos.

Nesse post você vai encontrar

Por onde começar?

Assim, seguem aqui algumas indicações – acerca da gravidez, parto, puerpério, amamentação, paternidade e desconstrução da masculinidade tóxica – que podem ajudar muito nessa jornada. Nosso desejo é de que os homens tomem a iniciativa da busca por informações e protagonizem sua jornada, claro. Mas também dá pra dar uma mão e estimular o despertar dessa nova consciência com essa lista:

Filmes Renascimento do Parto 1, 2 e 3 – disponíveis na Netflix, são importantíssimos nessa jornada em busca de um parto seguro. Os filmes abordam a realidade obstétrica brasileira em sua diversidade e também dá informações valiosas sobre os caminhos a se percorrer.

Documentário: O começo da Vida – também disponível na Netflix, em 6 episódios, um ótimo passatempo pro casal curtir junto e se informar.

Paizinho vírgula: Um canal bem rico e variado, com linguagem simples e descontraída. Tem o canal no YouTube pra quem prefere vídeos, com muito conteúdo variado sobre parto, amamentação, criação com apego, disciplina positiva. Tem também o site com textos escritos para os que preferem ler, e ainda tem os podcasts Paizinho Vírgula e o Tricô de Pais que aborda com outros homens assuntos acerca da paternidade. E você também pode segui-lo nas redes sociais: instagram e facebook

Tem ainda o livro à venda no site, Abrace seu filho, que é de leitura leve e gostosa, um ótimo presente pra entrar no mundo da paternidade.

Homem Paterno: Um projeto idealizado por Tiago Koch com foco no período da gestação, parto e puerpério, atua nas redes sociais produzindo conteúdo de qualidade e também oferece cursos, palestras e trabalhos em grupo e individuais para homens que desejam imergir no universo da paternidade integral. Siga aqui.

Podcast Afropai Um podcast sobre paternidade negra – e segundo a descrição do canal, “daqueles que você precisa ouvir, independente da sua cor”.

Livro: Besame Mucho: Como criar seu filho com amor, do pediatra espanhol Carlos González. Fala de uma educação com base no amor, respeito e liberdade. Leitura leve e indispensável.

Livro: Educação Não-Violenta, Elisama Santos – Fala como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças.

– O pai na amamentação, da doula Renata Casagrande. Aqui na casa da doula tem esse e muitos outros textos que abordam o papel do pai – use a busca!

Relatos feitos por homens: Relatos são sempre emocionantes e uma ótima maneira de sensibilizar.

Relato do Pavel, professor de biologia, sobre o nascimento de sua filha – analisa alguns aspectos biológicos de um parto natural humanizado:

 

Relato de parto do Tiba – a visão do marido:

 

Relato de parto do Tiago. Aborda algumas questões práticas sobre o parto humanizado domiciliar que escolheram ter:

– Trabalho de reflexão do curso de formação de Doulas, com o tema “A Importância do pai na gestação e no Parto”:

– Sobre o papel do pai:
Bela Gil entrevista JP, seu marido, para falar sobre a experiência dele com a paternidade – os medos de um pai de primeira viagem e a diferença para o segundo filho, e sobre como se impor diante de influências externas que podem atrapalhar o planejamento de um parto humanizado:

 

 

Referências

– Besame Mucho: Como criar seu filho com amor – Carlos González.

– O renascimento do parto 1, 2 e 3 – Netflix

– O começo da vida – Netflix

– Paizinho Vírgula:

– Site: https://paizinhovirgula.com

– Canal no                   YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC_nsjAbH0GlhCSDafFxIgVw

– Homem Paterno: https://www.instagram.com/homempaterno

– Podcast Afropai – https://paizinhovirgula.com/category/podcasts/podcast-afropai/page/2/

– Educação Não-Violenta – Elisama Santos

– Relatos, dicas, etc:

https://youtu.be/3lyaYuXhzi8

https://youtu.be/WFI94T59YeI

https://youtu.be/Y9rFi0PwN2U

https://youtu.be/yrFQR4F0S7o

https://youtu.be/xnsb2gZkNho

https://youtu.be/xowUlF3EfYY

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.