Conheça o grupo para gestante de Apucarana

Compartilhe:

Grávida!!  E agora?? Saiba como grupos de gestantes podem te ajudar a viver essa aventura de gerar, parir e nutrir!!

Como diz Alexandre Coimbra do Amaral, que atire a primeira placenta quem nunca teve dúvidas assim que pegou o resultado positivo em mãos!

Os dois risquinhos no palito desencadeiam tantas perguntas minha amiga!!

Descobrir-se grávida acarreta um turbilhão de emoções e um misto de sentimentos muito grandes que vão desde uma euforia escancarada a um medo avassalador, é quentinho no coração e frio na barriga!

Planejar um filho ou recebê-lo de forma inesperada transforma nosso mundinho de ponta cabeça! A gestação muda nosso ritmo de vida, muda nosso corpo, muda nossas atitudes, exige adaptação e reorganização física, emocional, hormonal, bioquímica, familiar e até social.

Viver essa experiência de transformação pode ser mais leve quando se tem apoio, quando você encontra um lugar ou alguém que te permite expor suas dúvidas, ser ouvida, partilhar os medos, as inseguranças, as angústias e ser acolhida.

Passamos a maior parte de nossas vidas convivendo em grupos, sejam eles de família, trabalho, estudo, igreja, amigos …, mas quando a gestação chega, esses grupos são capazes de absorver toda nossa demanda?

Perdida no grupo a que pertence????

Imagem: freeimages.com

Embora ninguém seja uma ilha e esteja inserido em algum grupo como os já mencionados, quando damos início a nossa jornada materna passamos a nos sentir um peixe fora d’água!! Claro que não é regra, mas que é bastante comum, ah isso é!!

A mudança em nós nos deixa vulnerável e expostas as diversas situações, então é comum recusar um convite de amiga para sair, cancelar um compromisso, desmarcar um encontro em família e simplesmente não querer mais frequentar determinado lugar porque sua cabeça está totalmente voltada para a vida em seu ventre e seu único assunto é gravidez, parto, maternidade. Começa aí a sensação de que ninguém te entende !!!

Fique calma, é normal e passa!! Faz parte da sua nova vida e está tudo bem você se inteirar daquilo te interessa no momento. Afinal, esse momento é seu, você pode e deve viver cada minuto em toda sua potencialidade.

Acolhida na grupo de gestante !!!

Imagem: google

Hoje está cada vez mais comum e acessível grupos que são criados com a finalidade de acolher a gestante ou casais grávidos e você pode se identificar e se entender super bem esses grupos.

Os grupos funcionam no esquema de rodas e trabalham temas relacionados ao universo da gravidez, do parto, dos cuidados com o bebe, do puerpério e diversos outros assuntos relacionado a maternidade.

Nessas rodas o mais rico é que você recebe informações através dos facilitadores, mas também divide suas experiências, tem oportunidade de interagir com muitas outras mulheres que vivem o mesmo que você e passa a descobrir que não está mais sozinha!!

A partilha que uma roda de mães ou gestantes proporciona pode re-significar suas vivências através do reconhecimento da outra e de si mesma.

Um dos benefícios desse tipo de grupo também é a formação de vínculos, muitas amizades surgem entre mulheres que se conhecem em rodas e passam a dividir suas histórias de forma a se tornarem amigas para a vida. Elas gestam juntas, depois os pequenos crescem juntos dando continuidade a um novo círculo de amizades!!

As rodas dão também suporte a família que está a se formar e nesse sentido se tornam redes de apoio para que as mulheres se sintam seguras, livres de julgamentos, confiantes em suas escolhas e em sua maternidade.

Um grupo para você!!!

Foto: Cristiane Paixão

Gostaria de fazer parte de um grupo assim??

Sou facilitadora da Ciranda de Mães em parceria com a nutricionista Priscila Nunes e te convido a participar das rodas conosco na última terça-feira de cada mês, na Clínica Nutrir Bem. Localizada na Rua Oswaldo Cruz, 1600. Apucarana – PR.

As Cirandas são gratuitas e com temas relacionados a gestação, parto, nutrição materno-infantil e puerpério.

Em breve serei também facilitadora do Método Dance Mãe e Bebe desenvolvido pela comunicóloga e terapeuta Ana Cândida Zanesco.

Se você é de Apucarana-PR ou região e ficou interessada em participar das cirandas ou da dança mãe e bebe, estou à disposição para mais informações através do contato (43) 99121-9695.

Você pode também enviar mensagem através do direct no instagram> @patimorettidoula  e se estiver grávida pode participar de um grupo VIP de atendimentos  se inscrevendo aqui https://forms.gle/RUPfWXnFWNPqFaQi6 .

Será um prazer te conhecer e trocar experiências!!!

 

Referencias:

Grupos de gestantes: espaço de conhecimentos, de trocas e de vínculos entre os participantes.

https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/821

Pesquisa-ação como estratégia para desenvolver grupo de gestantes: a percepção dos participantes.

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n4/03

A importância dos grupos de gestante na atenção primária: um relato de experiência. https://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/2745

Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade. https://www.redalyc.org/pdf/714/71416100015.pdf

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.