Chá de Bençãos

Compartilhe:
Chá de benção
Chá de benção (Arquivo Pessoal)

O fim da gestação é marcado por um período no qual muitas gestantes relatam se sentir cansadas, ansiosas e estressadas, seja por desconforto pelo peso da barriga, por medo do parto, algumas atingidas pelos famosos “palpiteiros de plantão” que acreditam que uma gestante é um ser de domínio público e se pode falar o que quiser à elas, outras pela sensação de que não darão conta da rotina assim que o bebê chegar, prevendo a intensa transformação que é se tornar mãe, ou mãe de dois, três, quatro… Como sabe-se que precisamos ativar o hormônio do amor, a ocitocina, para que o trabalho de parto inicie e essas sensações produzem adrenalina e cortisol que são contrários ao que o corpo precisa produzir, penso  que bom seria e que diferença faria, se TODA gestante pudesse receber o chá de bençãos!

Escalda pés com flores, óleos e ervas
Escalda pés com flores, óleos e ervas (Arquivo Pessoal)

O chá de benção é um ritual de relaxamento, conexão e acolhimento, feito normalmente para gestante a termo, ou seja, acima de 37 semanas, no qual utiliza-se técnicas de respiração, visualização, meditação, aromaterapia e massagem, tudo isso durante um escalda pés com ervas e óleos essenciais. Tem o objetivo de aflorar a força e a confiança dentro dessa mulher, trazendo o sentimento de segurança para o momento do nascimento, puerpério e maternidade.

Respiração, Meditação e Visualização

RESPIRAÇÃO: São muitas as técnicas de respiração que podem ser utilizadas, gosto muito de ensinar uma chamada de 20 conectadas, que consiste em inspirar e expirar quatro vezes seguidas e rapidamente e depois inspirar e expirar uma vez profundamente e devagar, sendo essa sequência repetida quatro vezes sem parar, o que vai resultar em 20 respirações.

MEDITAÇÃO: Muito estudos ligam a meditação com aumento do bem estar e qualidade de vida,  aumento da densidade de matéria cinzenta no hipocampo, conhecido por ser importante para a aprendizagem e memória, e em estruturas associadas à auto-consciência, compaixão e introspecção. Palavra essa última que nos leva a entender como mulheres que praticam a meditação podem ter mais facilidade para se entregar e aceitar as dores do parto como um processo.

VISUALIZAÇÃO: É uma ferramenta que  vai colocar você em contato direto com os seus sonhos, de forma  que possa viver a experiência sem que ela tenha acontecido ainda. No caso do desejo de um parto natural, durante o chá de bençãos guio um passo a passo de onde, como, com quem e o que acontece durante o trabalho de parto até visualizar o bebê nos braços.

Todos esses exercícios/técnicas podem e devem ser feitas durante a gestação (e a vida toda), pois no momento do parto serão lembradas e são de grande valia para trazer conexão e entrega, peças chave para que se possa passar pelas fases do trabalho de parto com tranquilidade e serenidade.

Podem ser feitas também outras atividades, cada convidado escrever um bilhete intencionando um bom parto, acender velas e dizer algumas palavras para aquela gestante, dançar em roda, uma dinâmica coletiva com a gestante ao centro, entre outros.

RECEITA DO ESCALDA PÉS

  • Sal Grosso
  • Erva de São João
  • Canela em pau
  • Cravo
  • Gengibre
  • Folhas de Hortelã
  • Alecrim (Seco ou Fresco)
  • Jasmim
  • Pétalas de Rosa Branca e Vermelha
  • Obs: Óleos essenciais devem ser usados somente por quem tem noções de aromaterapia.
  • A água deve estar bem quente e vai se colocando os pés aos poucos até que se acostume com a temperatura. Deve secar os pés quando a água estiver ainda morna e colocar meia para que o pé permaneça aquecido.

RELATOS DE QUEM VIVENCIOU O CHÁ DE BENÇÃOS NA GESTAÇÃO

Chá de Benção Paula
Paula e Karla (Arquivo Pessoal)

“O chá de benção para mim foi muito importante, especialmente porque era o meu segundo filho e quando já se tem uma criança não damos a mesma atenção para a barriga, não falava tanto com o Martin na barriga como falei com o Lázaro, me sentia culpada por isso. O chá foi ótimo para eu me “desculpar” comigo e com o meu bebê, conectar com ele de uma forma única. Senti uma das mais maravilhosas sensações, chorei de felicidade, de medo, de emoção. Ter minha irmã junto que é minha melhor amiga, que também estava gravida, foi perfeito. E a Luluca que é uma irmã da vida toda fazendo toda a conduta foi mágico, um momento de extrema cumplicidade entre mulheres, onde todas nós sabemos das nossas obrigações de mães e o desespero por medo de falhar nessa missão é grande, mas também sabemos que somos meninas sonhadoras e exploradoras que amamos danças na frente do espelho e o chá serenou tudo isso em minha cabeça e no meu coração, pois o nosso melhor é sempre o que faremos.”  Paula 

 

Chá de Benção Gabriele
Gabriele (Arquivo Pessoal)

“Só vivenciando para entender… Foi realmente um dia mágico, que eu vou lembrar pra sempre! E contarei pro Benício o quanto ele já era amado, mesmo estando ainda dentro da minha barriga. Tenho certeza que ele sentiu todo esse amor! Me senti renovada, abençoada, grata! Sem palavras pra descrever. Só quem está nessas últimas semanas sabe o turbilhão de emoções que a gente passa. E com certeza, depois desse momento, fiquei muito mais tranquila e mais segura ainda de que estava no caminho certo. Acho que toda grávida merece passar por um momento assim! E fica a dica: é um presente e tanto, viu? hehe Se desejar presentear uma gravidinha, fala com a Luluca rsrs, que com certeza é um momento que vale a pena! Momento emocionante do começo ao fim com cada palavra linda que ouvi. Coisas que eu nem imaginava que ouviria! Foi sem explicações… Não da nem pra descrever o que senti naquele momento. Foi simplesmente muito, muito, muito emocionante e verdadeiro!
É um momento único, de troca de energia, de desejar coisas boas, de aliviar a ansiedade, de relaxar, sorrir. Um momento de resgatar os abraços, as conversas, os olhares que vão se perdendo em meio a correria que é nossa vida nos dias de hoje. Um momento realmente único! Ameiiii
Só tenho agradecer ?” Gabriele

cha-de-benção-gisa
Gisa (Arquivo Pessoal)

 

“Toda gestante merecia um chá de bençãos, receber amor e energia, votos de um nascimento repleto de amor é tão bom, eu lembro com carinho do meu e dos que já participei, toda energia e amor que você recebe e doa tornam o ambiente fantástico! É surreal descrever algo que é tão invisível e ao mesmo tempo tão palpável. Só participando mesmo.” Gisa

 

 

Cha de bençaos Ena
Ena (Arquivo pessoal)

“A primeira vez que ouvi sobre um chá de bênçãos foi quando uma amiga me chamou para participar do de uma gestante amiga dela, mas infelizmente acabou não acontecendo pq o baby resolveu vir antes, desde esse dia fiquei super curiosa pra participar desse momento e ganhei de presente o meu chá, foi incrível e só participando pra saber como é essa energia que ele nos proporciona, lembrei muito daquele momento no meu TP e vou levar comigo pra sempre! Muita gratidão por esse dia ❤” Ena

 

Um chá de benção pode ser coletivo, ou individual, a gestante pode até idealizar, mas ao contrário de um chá de bebê, onde a mesma quem se preocupa com cada detalhe, nesse caso será planejado por amigas ou familiares como um presente para que essa mulher possa ter um momento para receber muitas bençãos e carinho, sem a carga mental de preparar o evento. Cada pessoa que guia essa vivência pode ter uma forma diferente de conduzir, não há regras, o importante é todos os presentes sejam pessoas íntimas e que estejam sintonizados e vibrando energias positivas e amorosas para aquela mulher que irá receber o chá de bençãos.

 

Saiba mais:

 

Compartilhe:

Uma resposta para “Chá de Bençãos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.