Benefícios do Yoga na gravidez

Compartilhe:

“Seu corpo vive no passado e sua mente no futuro. No Yoga eles se unem no presente”  B.K.S. Iyengar

Por que praticar Yoga durante a gravidez?

São tantas as alternativas hoje em dia, produtos e serviços específicos, criados pelo mercado especialmente para esse “nicho”, que muitas vezes nos vemos perdidas entre muitas opções, achando que precisamos fazer tudo, consumir tudo e não é bem assim.

Ao longo de milhares de anos, nosso corpo foi preparado e moldado para gestar, parir e nutrir com perfeição. São muitos os mitos e crenças que nos levam a duvidar de nossa capacidade, tantos fantasmas e medos nos rondam, nos fazendo nos questionar se estamos mesmo preparadas para sermos mães, dúvidas se conseguiremos aguentar as dores do parto nos assaltam, angústias em relação à formação do bebê…

A arma mais poderosa contra tudo isso, é a Informação, através dela você vai começar a tomar consciência do processo pelo qual está passando, resgatar a confiança que seu corpo é perfeito e descobrir que você tem o direito de ser a protagonista de sua gestação e a estrela principal no seu parto.

Yoga vai te ajudar com tudo isso.

Por que Yoga?

Foto: Pexels

Yoga é uma prática milenar, representa a união entre corpo, alma, mente e coração. Essa integração permite que você se volte para dentro de si, desperte para os seus desejos, redescubra sua potencialidade e te impulsione em direção aos seus objetivos.

Yoga é considerada uma Prática Integrativa e Complementar aconselhada para os sistemas nacionais de saúde em todos os países membros da Organização Mundial de Saúde(OMS). No Brasil, o Yoga foi inserido recentemente no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Portaria 719, de 7 de abril de 2011, que criou o Programa da Academia de Saúde.

Passamos muitas horas sentadas, seja em nossa mesa de trabalho, no trânsito ou mesmo no computador e como nem sempre estamos atentas à nossa postura, músculos, ligamentos e fáscias, tornam-se tensos ou frouxos demais. A prática das posturas do Yoga, chamadas ásanas, vai pouco a pouco trabalhando estes desequilíbrios harmonizando o corpo como um todo.

Quais são os benefícios do Yoga na gravidez?

Quais os benefícios do Yoga na gravidez?
Quais os benefícios do Yoga na gravidez?

Para poder minimizar os desconfortos que são tão comuns na gravidez é preciso primeiro compreender as mudanças que estão acontecendo. A barriga cresce, a bacia se abre, o pulmão fica com menor espaço para trabalhar, a coluna sofre, as pernas se cansam, a digestão se ressente, sendo assim, ao longo da gravidez todo o corpo precisa ser trabalhado.

A prática de Yoga na gravidez ajuda na adaptação ao novo eixo de gravidade, fortalece toda a musculatura,  auxilia muito na postura, prevenindo e aliviando as dores nas costas, melhora a circulação sanguínea e linfática, fortalece o assoalho pélvico, aumenta a capacidade respiratória, alivia prisão de ventre e desenvolve a consciência corporal. A prática de Yoga na gravidez também permite que os ligamentos que sustentam o útero fiquem firmes e alongados, deixando-o assim muito mais equilibrado, oferecendo condições para o melhor posicionamento e encaixe do bebê.

Além destes benefícios físicos, a prática de Yoga na gravidez diminui a ansiedade, reduz o estresse, relaxa profundamente, aumenta a sensação de bem estar, traz mais consciência para o desenvolvimento do bebê que está sendo gerado, nos conduz para o autoconhecimento e proporciona uma gestação, parto e pós parto mais tranquilos e saudáveis.

Eu nunca pratiquei, posso começar a praticar Yoga na gravidez?

Sem dúvida nenhuma. Yoga, hidroginástica e caminhadas são as práticas mais comumente prescritas pelos obstetras. Yoga é uma atividade que desenvolve equilíbrio, fortalecimento, alongamento e resiliência para as ocasiões em que o nascimento não acontece da forma que foi planejado pela mãe.

Foto: Revista Pilates

Ao praticar Yoga na gravidez você estará fortalecendo seu vínculo com o seu bebê, preparando-se não só fisicamente mas também fortalecendo sua força de vontade, determinação, equilíbrio físico e mental, serenidade e aceitação. A prática de Yoga na gravidez aumenta sua confiança em si mesma, e estar segura de si será muito importante em breve, quando você tiver o seu bebê em seus braços, dependendo 100% de você.

O Yoga promove um encontro consiga mesma, um mergulho para dentro de si, neste momento em que toda a sua energia está empregada em observar seus próprios movimentos e sensações.

Experimente.

Você e seu bebê merecem esse cuidado!

Se identificou com meu modo de escrever? Gostaria de sugerir um tema específico para um próximo texto ou mesmo ser informada sobre novas publicações, agendas de cursos e eventos? Inscreva-se aqui que estaremos em contato direto, ah e pode ficar tranquila, não compartilharei seus dados e não envio spam. Até breve!

Referências

Programa Academia da Saúde

https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201510/01114724-20141103165640br-portaria-719-2011-academia-de-saude-1.pdf

Yoga atenua dores de gestantes

https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/jornal/paginas/ju548pag04.pdf

BALZANO, Cristina. O parto é da mulher!:Guia de preparação para um parto feliz/Cristina Balzano; ilustrações de Anne Pires. 1 ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2019.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.