Benefícios do Yoga na gravidez

Compartilhe:

“Seu corpo vive no passado e sua mente no futuro. No Yoga eles se unem no presente”  B.K.S. Iyengar

Por que praticar Yoga durante a gravidez?

São tantas as alternativas hoje em dia, produtos e serviços específicos, criados pelo mercado especialmente para esse “nicho”, que muitas vezes nos vemos perdidas entre muitas opções, achando que precisamos fazer tudo, consumir tudo e não é bem assim.

Ao longo de milhares de anos, nosso corpo foi preparado e moldado para gestar, parir e nutrir com perfeição. São muitos os mitos e crenças que nos levam a duvidar de nossa capacidade, tantos fantasmas e medos nos rondam, nos fazendo nos questionar se estamos mesmo preparadas para sermos mães, dúvidas se conseguiremos aguentar as dores do parto nos assaltam, angústias em relação à formação do bebê…

A arma mais poderosa contra tudo isso, é a Informação, através dela você vai começar a tomar consciência do processo pelo qual está passando, resgatar a confiança que seu corpo é perfeito e descobrir que você tem o direito de ser a protagonista de sua gestação e a estrela principal no seu parto.

Yoga vai te ajudar com tudo isso.

Por que Yoga?

Foto: Pexels

Yoga é uma prática milenar, representa a união entre corpo, alma, mente e coração. Essa integração permite que você se volte para dentro de si, desperte para os seus desejos, redescubra sua potencialidade e te impulsione em direção aos seus objetivos.

É considerada uma Prática Integrativa e Complementar aconselhada para os sistemas nacionais de saúde em todos os países membros da Organização Mundial de Saúde(OMS). No Brasil, o Yoga foi inserido recentemente no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Portaria 719, de 7 de abril de 2011, que criou o Programa da Academia de Saúde.

Passamos muitas horas sentadas, seja em nossa mesa de trabalho, no trânsito ou mesmo no computador e como nem sempre estamos atentas à nossa postura, músculos, ligamentos e fáscias, tornam-se tensos ou frouxos demais. A prática das posturas, chamadas ásanas, vai pouco a pouco trabalhando estes desequilíbrios harmonizando o corpo como um todo.

Quais são os benefícios do Yoga na gestação?

 

Para poder minimizar os desconfortos que são tão comuns nessa fase é preciso primeiro compreender as mudanças que estão acontecendo. A barriga cresce, a bacia se abre, o pulmão fica com menor espaço para trabalhar, a coluna sofre, as pernas se cansam, a digestão se ressente, sendo assim, ao longo da gravidez todo o corpo precisa ser trabalhado.

A prática de Yoga ajuda na adaptação ao novo eixo de gravidade, fortalece toda a musculatura,  auxilia muito na postura, prevenindo e aliviando as dores nas costas, melhora a circulação sanguínea e linfática, fortalece o assoalho pélvico, aumenta a capacidade respiratória, alivia prisão de ventre e desenvolve a consciência corporal. A prática de Yoga também permite que os ligamentos que sustentam o útero fiquem firmes e alongados, deixando-o assim muito mais equilibrado, oferecendo condições para o melhor posicionamento e encaixe do bebê.

Além destes benefícios físicos, a prática diminui a ansiedade, reduz o estresse, relaxa profundamente, aumenta a sensação de bem estar, traz mais consciência para o desenvolvimento do bebê que está sendo gerado, nos conduz para o autoconhecimento e proporciona uma gestação, parto e pós parto mais tranquilos e saudáveis.

Eu nunca pratiquei Yoga, posso começar agora?

Sem dúvida nenhuma. Yoga, hidroginástica e caminhadas são as práticas mais comumente prescritas pelos obstetras. É uma atividade que desenvolve equilíbrio, fortalecimento, alongamento e resiliência para as ocasiões em que o nascimento não acontece da forma que foi planejado pela mãe.

Foto: Revista Pilates

Ao praticar Yoga ao longo da gestação você estará fortalecendo seu vínculo com o seu bebê, preparando-se não só fisicamente mas também fortalecendo sua força de vontade, determinação, equilíbrio físico e mental, serenidade e aceitação. A prática aumenta sua confiança em si mesma, e estar segura de si será muito importante em breve, quando você tiver o seu bebê em seus braços, dependendo 100% de você.

O Yoga promove um encontro consiga mesma, um mergulho para dentro de si, neste momento em que toda a sua energia está empregada em observar seus próprios movimentos e sensações.

Experimente.

Você e seu bebê merecem esse cuidado!

Referências

Programa Academia da Saúde

https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201510/01114724-20141103165640br-portaria-719-2011-academia-de-saude-1.pdf

 

Yoga atenua dores de gestantes

https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/jornal/paginas/ju548pag04.pdf

BALZANO, Cristina. O parto é da mulher!:Guia de preparação para um parto feliz/Cristina Balzano; ilustrações de Anne Pires. 1 ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2019.

Doulas recomendam:

Parto orgásmico ou o parto como prazer Parto orgásmico? É possível vivenciar esse momento, culturalmente tão ligado à dor e sofrimento, como uma experiência prazerosa? “Se a mulher não ...
Parto hospitalar: por que ter uma Doula ? Até o final do século XIX, a grande maioria das mulheres tinha parto vaginal e  em casa, realizados por parteiras, conhecidas também como aparadeiras,...
Doula: presença fundamental na gestação, no parto ... Doula é aquela que serve mulheres em todo o processo gravídico-puerperal. São mulheres treinadas para oferecer cuidados contínuos e individuais, bem c...
A doula que sempre existiu em mim Sempre tive fascínio por grávidas. Desde criancinha. Talvez pelo fato de minha família ser numerosa, havia sempre uma tia gestando e consequentem...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.