Alimentação ideal para as fases da gestação

Compartilhe:
Alimentação Saudável
Foto: Gety Images

A gestação é um período de crescimento e desenvolvimento rápido do feto, que impõe à mãe imensas necessidades fisiológicas, metabólicas e emocionais.

A nutrição adequada durante a gravidez é importante para a promoção do crescimento e do desenvolvimento mental e físico plenos do feto.

Sendo assim a gestação é dividia por 3 trimestres:

  • 1º trimestre (de o a 13 semanas)
  • 2º trimestre (de 14 a 26 semanas)
  • 3º trimestre (de 27 a 40/41 semanas)

Sempre tem aquele disse me disse, do que pode ou não pode comer que pessoas próximas como amigos e familiares palpitam, que dá um medinho de estar fazendo algo “errado” para você e seu bebê.

Creio que você já ouviu falar sobre alimentação saudável na gestação, mas trago um diferencial. Venho mostrar os nutrientes essenciais em cada trimestre e sua importância.

Alimentação na Gestação

 

 

 

 

 

1º Trimestre

  • Ácido Fólico

O ácido fólico desempenha um papel chave na redução do risco de desenvolvimento de malformações do tubo neural do bebê. Habitualmente, a suplementação inicia-se 3 meses antes da concepção e mantem-se durante os primeiros três meses de gravidez.

Aumente o consumo de: Hortaliças verde, leguminosas e cereais integrais.

  • Sulfato Ferroso (Ferro)

O Ferro em combinação com o Sódio, Potássio e Água, ajuda a aumentar o volume sanguíneo e prevenir a anemia. É importante para o metabolismo energético e para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal. O déficit deste mineral pode originar: risco de baixo peso do bebê ao nascimento, prematuridade e mortalidade perinatal e perturbações na formação e organização neuronial.

Aumente o consumo de: Alimentos de origem animal (carne bovina, ovo, peixe), leguminosas (feijão, grão de bico), hortaliças verde escura.

DICA: Para que ocorra uma boa absorção do ferro, consuma na mesma refeição alimentos fontes de vitamina C como: acerola, goiaba, laranja, caju, limão e outras. E evite alimentos ricos em Cálcio (leite e derivados), pois prejudica a absorção do ferro.

2º Trimestre

  • Cálcio e Vitamina D

O bebê precisa da substância para garantir um desenvolvimento mais sadio e saudável de ossos e dentes e, caso o mineral não seja ingerido na alimentação, o corpo compensa essa defasagem, retirando dos ossos da mãe o cálcio necessário para suprir a necessidade do bebê.

A vitamina D é fundamental para a fixação do Cálcio e é crucial para o equilíbrio entre os ossos e a formação do esqueleto e dentes do bebê. A vitamina D é sobretudo produzida pela exposição ao sol (no entanto, deve utilizar um protetor solar e um chapéu, e se evita o sol entre as 11h30 e as 16h00).

Aumente o consumo de: Leite e seus derivados, peixe e ovo.

DICA: Tente escolher leite, queijo e iogurte com menores teores de gordura. Estes fornecem mais cálcio do que as variedades com mais gordura.

3ºTrimestre

  • Fibras

Nossa mas no 3º trimestre?! É importante na gestação toda, falarei agora, pois é pouco citada e como já é o fim da gestação imagina como “as coisas estão apertadinhas lá dentro”.

A constipação no período gestacional é queixa frequente no atendimento obstétrico. Além disso, muitas mulheres afetadas pela constipação relatam agravamento desse sintoma durante a gravidez.

Assim é indicado o consumo de fibras para melhora da constipação intestinal.

Aumente o consumo de: Legumes, verduras crua, frutas cruas e cereais integrais.

DICA: Aumente o consumo de água.

Alimentação
Foto: Mom Tricks

A tão temida comida Japonesa!!!

A questão não é a comida japonesa em si, mas a segurança alimentar da mesma; determinados alimentos podem ser transmissores de doenças, algumas especialmente graves em gestantes. Por isso é importante saber a procedência desses alimentos.

 

 

Referências Bibliográficas

 

 

 

  • Caderneta da Gestante

(http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf)

 

 

 

  • Constipação intestinal e gravidez

(http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2011/v39n3/a2502.pdf)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.