5 Dicas para Curtir o Sexo na Gravidez

Compartilhe:

Primeiramente, calma!, Não se cobre sexo na gravidez por causa do parceiro (e mesmo fora dela, se não está afim, ok!). É muito comum nos primeiros três meses ter uma queda na libido, afinal enjoo, sono, vômitos, acontecem com a maioria das gestantes.

Já no segundo trimestre, a atividade sexual pode aumentar em até cinco vezes, pois temos uma explosão de hormônios no corpo e a maioria dos desconfortos já foi embora.

Nos últimos 3 meses de gestação a frequência sexual volta a cair, mas dessa vez não por causa da libido, mas porque a maioria das mulheres se sente feia, além das dores nas costas e a falta de posição confortável para a prática sexual. Pensando nisso, decidi reunir 5 dicas para curtir o sexo na gravidez, lembrando que todo o texto é elaborado para uma gestação saudável, diferente disso, oriento conversar com seu médico.

1ª Conversa Franca com o(a) Parceiro(a).

Sim, conversar: não uma, nem duas, mas várias conversas francas com o parceiro. Como você já deve ter lido, durante a gestação nosso corpo passa por várias mudanças e exatamente por isso será necessário, muitas vezes, chamar seu parceiro para explicar que você pode ficar com a libido baixa, explicar formas que ele age que te excitam, explicar que o pênis dele (independente do tamanho) não vai chegar no bebê e machucá-lo.

Mas acho que o principal nessas conversas é você se abrir, falar sobre o que gosta ou não, que talvez nessa fase ele deva aguardar você sinalizar que está afim, pois a insistência pode criar uma discussão. Conversem muito sobre tudo relacionado a sexo na gravidez, vale até uma revisão do que foi bom ou não nas últimas vezes, para irem se adequando.

2ª Permita-se se Tocar

Se toque By Giphy

As constantes mudanças durante a gravidez (e após ela) podem também alterar gostos e costumes que você tem: os carinhos que você gostava antes podem ser muito mais intensos ou simplesmente te dar repulsa.

Essa na verdade é uma das maiores dificuldades que a gestante enfrenta quando decide e quer fazer sexo: se o corpo só intensifica os pontos de prazer, ótimo, mas e se aquele cheiro no pescoço que te deixava doida agora não te faz sentir nada? Independente do quadro, se tocar é se conhecer. Tire um tempinho para isso e se permita reaprender os caminhos no seu corpo que te dão prazer.

3ª Como Despertar a Libido

Um banho demorado, uma camisola bonita e uma bela massagem, ajudam muito, mas para iniciá-las nós já devemos estar com segundas intenções. Mas e quando não estamos com essas intenções?

Estimule seu cérebro (não estou falando de ver pornô). Os hormônios e neurotransmissores podem agir direta e indiretamente nele, mas podemos ter atitudes que estimulem adequadamente o cérebro e a produção dessas substâncias. A prática de exercícios físicos, uma caminhada por exemplo, libera endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Uma boa alimentação é imprescindível na gestação; porém, com uma alimentação saudável, rica em antioxidante, além de aumentar a disposição, também aumenta o fluxo sanguíneo na região genital, facilitando a lubrificação e aumentando sensação de prazer.

4ª Apimentando a Experiência Sexual

Sex Toy By Giphy.

Durante esse período, o orgasmo pode ser bem mais intenso: temos muito sangue na região do clítoris e os hormônios costumam nos deixar muito mais sensíveis, aumentando toda essa explosão.

Porém, temos dificuldades também; algumas mulheres reclamam de se sentirem mais secas e a penetração ser desconfortável – e isso realmente pode acontecer. Nestes casos, o lubrificante feminino a base de água é o mais indicado, pois é o que mais se assemelha ao nosso muco vaginal. Jontex, Johnson & Johnson, Olla, Prudence,Vagisil, Viatop-Am, KY e K med são as marcas mais conhecidas, mas há muitas outras no mercado.

Brinquedinhos e produtos eróticos também são bem-vindos. Procure sempre por produtos com base mais natural, pois a possibilidade de irritação é menor. E não se preocupe em ter orgasmos: você pode relaxar e gozar à vontade! As contrações causadas pelo orgasmos não fazem mal nenhum para o bebê. A única sensação que ele vai sentir é como se estivesse sendo abraçado. Além disso, algumas pesquisas mostram que essas contrações são ótimas para prevenir parto prematuro.

5ª Melhores Posições

Casal By Giphy

Cada mulher vai ter sua posição favorita e se não esta te incomodando, você não precisa mudar nada. No entanto, algumas posições podem se tornar incomodas durante a gravidez, especialmente em função da barriga. Estes incômodos podem se intensificar à medida que o final da gestação se aproxima. Por isso, algumas dicas sobre posições podem melhorar o sexo neste período.

Cavaleira By Wikipédia

A posição da mulher sentada por cima é uma das mais citadas entre as mulheres, pois nela a mulher consegue estimular o clitóris e controlar a penetração. Tente variá-la: de frente para o parceiro com ele sentado, de costa, de lado.

Tesoura By Wikipédia

 

Você pode também preferir ficar deitada. Uma boa posição é tesoura, onde os dois ficam deitados e as pernas se encaixam; essa é para as gestantes que tem sentido o útero mais baixo, pois o pênis não entra por inteiro e a estimulação do clítoris pode vir tanto do parceiro como sua. A tradicional conchinha também é maravilhosa, pois o parceiro pode acariciar todo seu corpo, varie essas posições as vezes uma inclinação nova pode fazer toda a diferença.

Sexo além de desejo é cumplicidade, na gestação isso reforça tanto o laços entre o casal, como com essa nova família que está para nascer. Curta, aproveita e não se cobre, assim você só terá benefícios.

Quer ler mais sobre o assunto:

Corpo na Gravidez

https://blog.casadadoula.com.br/gravidez/corpo-na-gravidez/

Sexualidade na Gestação

https://www.repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/bitstream/bahiana/685/2/Tcc%20final.pdf

Sexualidade vivenciada na gestação: conhecendo essa realidade

https://www.fen.ufg.br/revista/v13/n3/pdf/v13n3a12.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.