Filmes e séries para quem quer o parto normal

Compartilhe:

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um bebê, mas infelizmente, a cultura da cesárea ainda é muito presente em nosso país. Essa cultura está relacionada a diversos fatores, como a falta de informação, o medo do parto e a pressão social e médica pela cesárea.

A cesárea é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do bebê por meio de uma incisão no abdômen e no útero da mãe. Embora seja um procedimento necessário em alguns casos, como complicações de saúde da mãe ou do bebê, a cesárea também pode ser realizada de forma desnecessária e sem indicação médica.

A taxa de cesáreas no Brasil é uma das mais altas do mundo, atingindo 55% em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa taxa é muito superior à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica uma taxa de cesáreas de até 15%, quando necessário.

A cultura da cesárea pode ter consequências negativas para a mãe e o bebê, como um aumento do risco de infecções, hemorragias e complicações respiratórias. Além disso, a recuperação pós-parto é mais lenta e dolorosa em comparação ao parto normal.

Para combater a cultura da cesárea, é fundamental disseminar informações sobre os benefícios do parto normal e oferecer uma assistência adequada e respeitosa às gestantes. A Casa da Doula é um espaço que valoriza o parto normal e busca promover a cultura do parto humanizado.

Além disso, é importante lembrar que a escolha pelo tipo de parto deve ser da gestante, respeitando suas escolhas e desejos. A equipe transdisciplinar é uma aliada fundamental nesse processo, oferecendo suporte emocional e físico em todas as etapas da gestação e do parto.

Para tornar mais leve a busca pelo parto normal digno, preparei uma lista de séries, filmes e livros que abordam o tema de forma sensível e informativa a pedido da mybestbrasil. São obras que ajudam a entender melhor as diversas dimensões do parto e a valorizar esse momento tão especial na vida da mulher e do bebê.

Não deixe de conferir nossa lista e se preparar da melhor forma possível para a chegada do seu bebê. Afinal, um parto normal bem assistido pode fazer toda a diferença na vida da mãe e do filho. Clique aqui para conferir 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.