Uma boa parte das gestantes não costuma se preocupar ou pensar em como será a amamentação antes do bebê nascer, pois a grande maioria possui a idéia de que é algo instintivo e que fluirá naturalmente…SQN!!!
A amamentação feita da maneira correta é um evento que se aprende e na maioria dos casos para que se estabeleça é preciso apoio e informações com boa QUALIDADE é claro!!
Sendo assim o apoio de pessoas próximas ( companheiro, amigos e familiares) e profissionais como: consultoras de amamentação, fonoaudiólogas e pediatras pró- aleitamento materno se tornam importantes nesse momento, especialmente diante de dificuldades como: fissuras mamilares, mastite, leite empedrado, frênulo lingual, prematuridade, entre outros.
Dicas básicas para o sucesso na amamentação.
1- Oferecer apenas o leite materno no seio ou em copinhos, pois mesmo as mamadeiras e chupetas mais modernas do mercado podem causar confusão de bicos e dessa forma influenciar na pega do bebê, ocasionando as fissuras mamilares no seio da mãe.
2- Amamentar em livre demanda, sempre que o bebê solicitar e por quanto tempo for preciso. Isso além de manter uma boa produção auxilia também na prevenção de ingurgitamento mamário e mastites.
3- Ter o auxilio de uma rede de apoio para que a mãe possa descansar e se alimentar adequadamente, pois sem isso o desgaste é grande.
4- Confiar no seu corpo e saber que da mesma forma que ele foi capaz de gerar uma vida, ele também é capaz de nutrir esse bebê da mesma forma após o nascimento.
5- Frequentar grupos de pós-parto e de apoio à amamentação.
6- Pesquisar, ler e se informar muito durante a gestação.
7- E acima de tudo ter paciência, pois amamentar é um exercício da presença onde a ocupação é o amor .
E porque amamentar não é mais fácil ?!
A maioria de nós crescemos e vivemos na cultura da mamadeira e que infelizmente ainda está muito impregnada na nossa sociedade. Estamos acostumadas a ver bebês tomando mamadeira, e assim (inconscientemente) muitas mães tendem a posicioná-los no peito como se eles fossem tomar mamadeira por exemplo.
Além disso vivemos em uma sociedade que não suporta ouvir um bebê chorar e uma boa parte das pessoas constatam que o choro é de fome, incentivando assim o uso da mamadeira e do leite artificial pra “facilitar” a vida da mãe, ao invés de apoiar e auxiliar a mãe pra que dessa forma a amamentação se estabeleça.
Até mesmo no momento do parto escolhas a respeito de analgesia ou via de nascimento estão sujeitas a gerarem um impacto no sucesso da amamentação.
Outra questão é o contato pele-a-pele após o nascimento, estudos revelam que isso influencia em uma maior probabilidade no sucesso amamentação exclusiva .
Sendo assim nossas escolhas de como amamentamos..se em livre demanda ou com horários rígidos; se dormimos perto dos nossos bebês ou não; se usamos chupetas e mamadeiras ou apenas o seio materno…tudo isso são escolhas e somos livres para fazê-las. Mas não podemos fechar os olhos para os possíveis impactos que algumas dessas escolhas podem gerar.
Portanto estude, se informe, seja consciente e busque apoio se for preciso, fazendo as melhores escolhas sempre, você e seu bebê merecem!!
Referências bibliográficas:
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com/2016/05/estou-gravida-e-quero-saber-como-me.html?m=1