Razões para você amar o Colostro!

Compartilhe:

Você sabe porque o colostro é tão importante?

Por milhares de anos o leite materno era o único recurso para alimentação de lactentes, nos dias atuais sabemos que aqueles que são privados dele, estão mais suscetíveis a apresentarem problemas imunológicos e de alergias, não é a toa que o colostro é considerado a primeira vacina do recém nascido.  

Fonte: Canyon News

Mas afinal, o que é colostro? 

Colostro, é uma secreção láctea definida como o primeiro produto da lactação, podendo ser secretada ainda durante a gestação até em média o sétimo dia do pós parto. Sendo ele o leite que mais possui agentes anti-infecciosos, agindo no intestino do recém nascido e protegendo contra inúmeras doenças, ajudando no desenvolvimento social, intelectual, cognitivo e neuromotor. O colostro apresenta um potencial máximo de nutriente e anticorpos.

Esse leitinho é mesmo mágico, é como se diz, o menos muitas vezes é mais. Mesmo ele aparecendo em pequenas quantidades e por pouco tempo, ele é poderoso.

Foto cedida por Thais Almenara

Gotinhas do poder!

Possui aparência amarela e é apresentado em pequenas quantidades, isso faz com que mães e até profissionais considerem um leite inferior, insuficiente e fraco. Acreditando que não serve para atender a demanda nutricional e saciar um bebê, trazendo o leite de vaca como sendo o alimento ideal, salvador e forte.

Foto cedida por Thais Almenara

Muito importante salientar que essa figura do leite fraco ou insuficiente é a causa de tantos complementos sem real necessidade e por consequência é a principal causa do desmame. Por isso é tao importante nos informarmos desde a gestação, conhecer um pouquinho do funcionamento do nosso corpo e do bebe, saber como a amamentação acontece, confiar em nossa natureza e recusar se for ofertado sem uma real indicação (que é bem rara).

O bebê dentro do útero era nutrido pela placenta, o colostro é a experiência nutricional mais precoce na vida do recém nascido, a importância dele é incomparável com qualquer outro tipo de alimento ou leite industrializado. Ele é produzido com tudo que um bebê precisa.

Vamos conhecer mais sobre os benefícios do colostro?

O leite materno é de uma composição específica e ele se ajusta de acordo com a necessidade de cada bebê e até a região onde vivem (se tem vírus diferente de outras regiões o leite é mutável de acordo). O leite em todas suas fases, em especial o colostro é ideal para todas as necessidades metabólicas e fisiológicas da criança, além disso temos de bônus o estreitamento dos laços afetivos e a economia no orçamento familiar. 

Foto cedida por Karina Rocha

Sabe se que, muitos problemas futuros poderiam ser evitados, tais como, problemas gastrointestinais, respiratórios, diarreias, diminuição de infecções, alergias, entre outros, a falsa ideia de leite insuficiente ou fraco faz com que outros leites sejam oferecidos ao RN no  lugar do colostro, o que tira a possibilidade de amadurecimento completo do sistema imune e da flora intestinal, levando a criança passar por situações ao longo da vida que são desnecessárias.

Mais de quatro milhões de bebês morrem no período neonatal todos os anos, e grande parte desses óbitos ocorre em países mais pobres. Quanto maior o atraso no início do aleitamento materno, maiores as chances de mortalidade neonatal causada por infecções. O aleitamento materno na primeira hora de vida demonstrou redução nessa taxa de mortalidade neonatal elevada em 22%. Durante esse período sensível, o efeito protetor do aleitamento materno fornecido no colostro pode estar relacionado a vários mecanismos, que incluem a colonização intestinal por bactérias específicas encontradas no leite materno e à capacidade de o leite materno produzir fatores imunológicos bioativos adequados para o recém-nascido. A Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHAC), por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda colocar os bebês em contato com a pele de suas mães imediatamente após o nascimento por, no mínimo, uma hora, e ajudar as mães a reconhecer quando seus bebês já estão prontos para a amamentação (Oddy – 2013).

 

O leite é igual para todos os bebês? 

Não!

Existem diferenças no colostro de um bebê pré termo e um termo por exemplo, nem sempre as coisas podem ser igual para todos. Quando um bebê nasce antes do tempo, as próprias glândulas mamárias da mãe reconhecem as necessidades fundamentais desse bebê para que o mais rápido possível ocorra a maturação intestinal, respiratória e imunológica, sendo que o RN pré termo apresenta maior risco de apresentar complicações. 

O leite materno está em constantes adaptações de acordo com as necessidades da criança, mesmo com os bebes já grandinhos. É possível observar a diferença no leite materno do seu filho saudável e quando está com gripe ou qualquer outra doença. Ele muda a coloração, aumenta a quantidade de anticorpos, não é incrível?

Surpreendente!

Quando o RN sai do ambiente intra uterino para o extra uterino, ele é transferido de um ambiente limpo, livre de agentes infecciosos para um ambiente povoado de microorganismos. Como já citamos, o colostro é o alimento ideal para o bebê, uma alimentação adequada vai desde os primeiros minutos de vida e é essenciais para crescer e desenvolver, prevenir distúrbios nutricionais e metabólicos que são bem difíceis de corrigir em idades seguintes.

Um outro benefício é que no Colostro existe o fator bífido que colabora com a flora intestinal para que ele esteja preparado para fazer a digestão e absorção do leite materno, evitando as proteínas não digeridas e ainda auxilia na evacuação do mecônio.

Além disso, os lactentes alimentados com leite materno têm flora fecal diferente dos que são alimentados com fórmulas lácteas. Os que se alimentam exclusivamente no peito têm predomínio de bifidobactérias e lactobacilos, e os alimentados com fórmulas apresentam mais coliformes e bacteróides. Caso apareça no intestino algum agente potencialmente patogênico, o organismo da criança amamentada ao seio tem uma melhor resposta imune e rápida capacidade de recuperação.

Ah…. e tem mais!

Outra função importante que o colostro exerce é o tratamento para bebês prematuros extremos, com a colostroterapia que é a utilização do colostro com fins diferentes do fim nutricional, podendo ser utilizado para a higiene oral feita com colostro, lavagem gástrica feita com colostro, administração orofaríngea de gotas de colostro, para  melhorar ainda mais esses resultados é fundamental exercer o contato canguru precocemente. A colostroterapia inibe a taxa de secreção de citoquinas pró-inflamatórias e aumenta os níveis de fatores imunes protetores circulantes. Os benefícios descritos na literatura são: melhora da taxa de aleitamento materno, menor risco de complicações neonatais (como sepse e enterocolite necrosante), além de benefícios no desenvolvimento neurológico e da cavidade oral. Também podemos observar embora ainda seja um tratamento novo, que os bebes que tem acesso a colostroterapia recebem alta da UTI e do hospital mais rápido.

Fonte Calostre

Como podemos ver, são muitos os benefícios do colostro, as recém mães que desejam esse vínculo precocemente e desejam ter uma amamentação mais duradoura e livre de influências de outros tipos de leites artificiais, necessitam ficar atentas nas maternidades para que seus desejos sejam respeitados e para que não ofereçam fórmulas.

Gostaram de saber mais sobre esse precioso, que nosso corpo produz?

 

Até o próximo texto, 

Um beijo!!

 

Referencias Bibliográficas: 

Mitos e verdades sobre o colostro   https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5344031

Colostro humano: fonte natural de probióticos?http://www.jped.com.br/conteudo/01-77-04-265/port.pdf

Admistração orofaríngea de colostro em recém-nascidos pré-termo https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/140900/000980880.pdf?sequence=1

SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf

 

Compartilhe:

Uma resposta para “Razões para você amar o Colostro!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.