Amamentar é muito mais que só alimentar !

Compartilhe:

Amamentar é muito mais que nutrição , é também demonstração de afeto , servindo para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho que acabou de nascer.

No tempo das nossas avós ou bisavós , provavelmente não havia a infinidade de mamadeiras , chupetas , leites artificiais , bicos de silicone , concha , copo de transição e etc… O conhecimento e a amamentação era passado de mulher para mulher , isto é a sua bisavó , passava de mãe para a filha ou irmã para a irmã , amiga para amiga .
Hoje nós mulheres temos novos papéis , somos dona de casa , esposa , mulher, mãe , trabalhamos fora e isso foi e vai diminuindo a cada dia.

Mesmo com todas as informações e comprovação dos beneficios do leite humano e do aleitamento materno exclusivo , o desmame precoce ainda é comum.  Vários mitos são propagados. Vejamos alguns dele :

“A amamentação é instintiva”.

O aleitamento materno não é um reflexo e não acontece automaticamente . Amamentar é um aprendizado , e com isso é bom ter uma consultora de amamentação , ler livros atualizado sobre a amamentação , frequentar grupos de puérperas .

“Não tenho leite” ou “meu leite é fraco”.

Mito. A natureza é sábia, não existe “leite fraco” ou “produção insuficiente de leite”. Existe a diferença entre o leite depois de alguns dias .

O leite materno nem sempre tem a mesma composição , e são essas mudanças que são importantes e normais.  Após o parto , as mamas liberam o colostro que sai em pequenas quantidades. Esse primeiro leite ele é riquissimo e o aspecto dele é meio amarelado e ele é exatamente o que o bebê precisa naquele momento. Ele é chamado de 1° vacina , pois ele contém 3x mais proteínas que o leite maduro , e dá uma proteção extra ao bebê contra microoganismos e infeccções.

“O bico do seio rachou” ou “meus seios estão empedrados”.

Isso não impede que você amamente , pois se o peito empedrar  você pode massagea-lo como demonstra a imagem a baixo, e se ocorrer a mastite ou qualquer outro problema você pode procurar a consultora em amamentação ou o banco de leite mais próximo.

“Não quero me sentir presa”.

Você mulher recém mãe não pode se sentir presa e nem ficar presa na amamentação , se você tem que trabalhar o desmame total não é a solução , mesmo que você dê o complemento , esse leite não estará o protegendo de infecções , o mesmo leite pode causar alergias e ele não é muito bem digerido. Já o leite materno dá a proteção e você pode ordenha-lo e uma outra pessoa pode oferecer para ele no copinho por exemplo. Você pode armazena-lo na geladeira por 12h e congela-lo até 15 dias.

“Quem fez cirurgia plástica nos seios não pode amamentar”.

Mito. “Muitas mulheres têm implante de silicone ou realizaram cirurgia para redução de busto e acham que não podem amamentar. É verdade, em alguns casos. Mas, na maioria, é possível a amamentação” afirma o pediatra.”
Não há comprovação que os implantes de silicone ou outros materiais vazem para o leite. Não há comprovação de que os implantes causam alguma lesão nos ductos mamários , aonde o leite passa , mas pode ocorrer o ingurgitamento.Já ás cirurgias de redução de mama pode ocorrer lesões nos nervos e ductos mamários , mas com o tempo eles regeneram e o normal é voltar a ter sensibilidade.

Quais são os benefícios do aleitamento ?

Acelera a recuperação pós-parto.
0 corpo volta mais rápido ao normal, principalmente o útero.
Menor incidência de depressão pós-parto, menos câncer de mama e ovário, menos chances de ter osteoporose e outras doenças.
Queima mais de 500 calorias por dia, o que ajuda a perder o peso ganho durante a gestação.
Vínculo e os laços afetivos entre a mãe e filho.

Benefícios da amamentação e do leite materno para o bebê

” É o melhor alimento no primeiro ano de vida da criança, principalmente nos primeiros seis meses.
Oferece crescimento e desenvolvimento ótimos, inclusive psíquico.
Protege o bebê de diabetes, infecções respiratórias, otite, alergias, diarréia, infecções urinárias, cáries e má oclusão dentária e outras doenças.
Esse leite tem menor teor de sódio e proteínas, exigindo menor esforço dos rins imaturos do bebê. Tem também menor teor de fósforo, o que favorece maior absorção de cálcio.
As fezes do bebê provocam menos dermatites de fralda.
É o único alimento que contém anticorpos e tem calorias na quantidade certa.
Os bebês amamentados têm menos propensão a ter problemas ortodônticos.

Bibliografia

http://www.aleitamento.com/amamentacao/default.asp?p=1&cod_conteudo_sub=28
http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=2262

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.