Afinal, o que é a dilatação no trabalho de parto?

Compartilhe:

O trabalho de parto começa de fato quando o colo do útero começa a dilatar¹. Toda gestante que está se preparando para o parto normal sabe que tem que chegar aos 10 centímetros de dilatação para o bebê nascer. Mas poucas realmente entendem o que isso significa na prática.

O que é a dilatação? O que está dilatando? O que influencia essa dilatação?

Quem dilata é o colo do útero, não a vagina

Sabe aquelas fotos que você já deve ter visto da cabecinha do bebê saindo da vagina da mãe? Aquilo não é dilatação. Aquilo é o bebê coroando, nascendo. A dilatação acontece antes, no colo do útero.

Poucas pessoas conseguem visualizar o que é a dilatação então eu vou tentar explicar por aqui com o auxílio de algumas imagens.

O sistema reprodutor feminino

A dilatação ocorre no colo do útero. O colo do útero é o músculo que fecha seu útero, é ele que segura o bebê durante a gestação até que o trabalho de parto se inicie. Na foto abaixo ele está indicado como ‘cervix’, que é o termo em inglês.

dilatação_Sistema_reprodutor_feminino_wikipedia
sistema reprodutor feminino. Fonte Wikipedia

Para saber quantos centímetros de dilatação você está a médica ou enfermeira irá introduzir dois dedos na sua vagina e alcançar o colo do útero.  É bem fácil de identificar o colo pela foto a cima, fica bem onde está indicado ‘External OS’. Você mesma pode sentir o colo do seu útero. Ao introduzir os dedos, vai ter uma hora que não conseguirá ir mais a fundo, neste momento você alcançou o seu colo. Ele tem uma textura bem lisa e escorregadia, é firme  (fora de trabalho de parto) e tem um furinho no meio (é esse furinho que dilata durante o trabalho de parto, vai abrindo aos poucos, até alcançar mais ou menos 10cm). Geralmente você até consegue circular seu dedo ao redor dele quando fizer o toque.

toque vaginal. Fonte Wikihow

Você sabia?

É possível fotografar o colo do útero de casa mesmo se você tiver um espéculo, ou você pode pedir pra sua médica fazer isso pra você na próxima consulta ginecológica. A foto é tirada da parte mais baixa do colo, e o que você vai ver tem o formato de um donut, mas com o furinho bem fechadinho (a não ser que você esteja se aproximando da hora de ganhar bebê). Este site tem umas fotos bem legais do colo, mas rola sangue e fluídos do corpo, então se você tem estômago fraco, eu não recomendo!

dilatacao_plain_donut_pinterest
Plain donuts. Fonte Pinterest

A dilatação não é diretamente proporcional ao tempo!

Escreve essa frase na parede do seu quarto, no fundo de tela do seu celular, no espelho do banheiro e em todos os lugares que você tenha acesso todos os dias. Repita a frase pra você mesma todos os dias, coloque isso na sua cabeça.

É muito comum mulheres se desesperarem quando estão em trabalho de parto e vão fazer um exame de toque após algumas horas de contração e ouvirem que estão com poucos centímetros de dilatação. O pensamento lógico delas faz elas pensarem da seguinte maneira ‘Bom, estou tendo contrações há 8 horas e estou apenas com 4 centímetros, dilatei 0,5 centímetros por hora. Ou seja, para dilatar mais 6 centímetros vai levar 12 horas’.

Amadas, não funciona assim!!! Basta uma rápida entrevista com o Sr. Google em busca de relatos de parto para verem que muitas mulheres pulam de 4 para 8 centímetros em uma hora por exemplo, é tudo uma questão do estado emocional que esta mulher se encontra.

Veja uma situação hipotética… Se você está em trabalho de parto e a coisa está engrenada, progredindo bem, dilatando bem e de repente algo estressante acontece, o seu corpo vai produzir adrenalina, que vai inibir a produção de ocitocina, que vai desacelerar as contrações e consequentemente vai desacelerar a dilatação.

Em um caso inverso, se você está em um trabalho de parto arrastado, várias horas sentindo contrações muito doloridas e parece que nada vai pra frente, médico examina e você está com 3 centímetros apenas, mas ao invés de desesperar você foca, confia e se entrega para o parto (de preferência estado bem amparada por pessoas que te respeitam), é super possível que rapidamente a coisa deslanche e muito antes de você esperar você esteja com dilatação total.

Parto é segurança. Parto é informação. Parto é empoderamento. A dilatação depende diretamente de tudo isso aí.

Mas lembre-se, dilatação não é tudo. Não basta dilatar para o bebê nascer. Mas este é um assunto para um próximo texto.

Grande beijo,

Doula Carla Rodrigues

 

 

 

Referências

  • Parto Ativo – Janet Balaskas (página 134)
  • http://beautifulcervix.com/cervix-photo-galleries/photos-of-cervix/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.