As vantagens da amamentação para o recém-nascido já são muito bem conhecidos pela ciência e pela maioria das mães. Mas você sabe quais são os benefícios da amamentação para a saúde da mulher que amamenta ou amamentou? Então vem comigo, que vou compartilhar quatro, de vários, benefícios com você.
Nesse post você vai encontrar
1. Evita anemia pós-parto
Para o bebê nascer, o útero precisa se contrair. A contração acontece pelo estimulo do hormônio ocitocina. Após o nascimento do bebê, o útero necessita liberar a placenta e começar a retornar ao seu volume normal, caso contrário, um sangramento excessivo (hemorragia pós parto) aconteceria prejudicando a saúde materna.
Você deve estar se perguntando: Mas o que a amamentação tem a ver com isso?
Vamos à explicação…
O estimulo causado na sucção das mamas, pelo recém-nascido após o parto, faz o corpo feminino produzir o hormônio ocitocina. Ele é responsável por gerar contrações uterinas, consequentemente, a diminuição do sangramento pós parto ocorre em um curto intervalo de tempo, assim sendo não se instala um quadro de anemia na mulher recém parida.
2. Diminui as chances de câncer de mama
Ainda na gestação as glândulas mamarias, responsáveis pela futura produção de leite, sofrem um amadurecimento motivado pela ação hormonal, tornando-as menos suscetíveis a evolução de câncer.
O desenvolvimento do câncer de mama está associado ao hormônio feminino estrogênio. Com a amamentação os níveis hormonais de prolactina e ocitocina aumentam, causando um decaimento no estrogênio. Por isso, o aleitamento materno é um fator de proteção contra o câncer de mama.
Uma pesquisa realizada em mais de 30 países, com milhares de mulheres, mostrou que: “O risco relativo de ter câncer decresceu 4,3% a cada 12 meses de duração da amamentação, independentemente da origem das mulheres, idade, etnia, presença ou não de menopausa e número de filhos.”
3. Redução de câncer de ovário
Assim como no câncer de mama, as células anormais geradoras de câncer desenvolvem-se a partir da dependência com o hormônio estrogênio. O ato de amamentar impede a ovulação, sendo assim os níveis de estrogênio ficam reduzidos evitando o crescimento das células cancerosas.
Estudos apresentaram uma redução de 30% no câncer de ovário quando relacionado com a amamentação. E queda, nas chances desse câncer, de 25% com amamentação por no mínimo dois meses.
4. Redução do peso
Não que essa deva ser uma preocupação para a mãe recém parida. Seu foco é manter-se saudável para o cuidado com o bebê. Mas quem tem familiares mais velhos, já ouviu dizer que “amamentar emagrece”. Nem todas as mulheres que amamentaram tiveram a experiência de redução de peso significativa e isso é normal.
Um estudo brasileiro mostrou que a cada mês a mais que a mulher amamenta há uma queda de 0,44kg em média, no seu peso.
Já uma pesquisa britânica analisou o Índice de Massa Corporal (IMC) de 740 mil mulheres e mostrou que para cada seis meses amamentados o IMC delas foi em média 1% menor.
Mesmo assim, vale orientar que as investigações sobre esse tema ainda são poucas e os resultados obtidos são incertos.
Com esse texto, compartilhei apenas quatro dos benefícios já conhecidos, para as mamães que amamentam ou amamentaram, e com estes espero dar incentivo a você começar ou continuar essa prática de amor e cuidado com a sua saúde.
Esse texto foi esclarecedor pra você? Quer saber os diversos benefícios da amamentação? Clique aqui .
Ou pode entrar em contato comigo por aqui.
Referências
Amamentação
http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2415-amamentacao
Amamentação e suas prerrogativas para a saúde do binômio mãe-filho
https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/1419
Amamentação no século 21: epidemiologia, mecanismos, e efeitos ao longo da vida
http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v25n1/Amamentacao1.pdf
Amamentação traz benefícios para o bebê e a mãe
https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/amamentacao-traz-beneficios-para-o-bebe-e-a-mae/
Benefícios da amamentação para a saúde da mulher e da criança: um ensaio sobre as evidências
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2008001400009&script=sci_arttext
Benefícios do aleitamento materno e importância dos ácidos graxos de cadeia longa
http://www.ibfan.org.br/documentos/mes/doc2_99.pdf
Conhecimento das puérperas acerca da importância do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida
http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2017/01/16410.pdf
Riscos de se Alimentar um Bebê com fórmulas: Uma bibliografia resumida, com notas e comentários.
https://pt.slideshare.net/senacsaopaulo/riscos-de-se-alimentar-um-beb-com-frmulas-8263686