Praticar Yoga ou outras atividades que trazem consciência corporal não é uma condição para conseguir parir. Uma mulher consegue parir mesmo sem praticar essas atividades. A questão é que, através da prática do Yoga para o parto, a mulher conhece o caminho que ela vai percorrer no dia do parto. Isso dá a ela segurança. Ela conhece o lugar onde ela com certeza vai chegar.
Nesse post você vai encontrar
Conhecer o caminho do corpo rumo ao parto
Jéssica Nunes, parteira e yogini idealizadora do Yoga para o parto, ressalta: “conhecer o percurso de qualquer lugar, onde você sabe que com certeza irá, traz segurança para a travessia. Conhecer bem um endereço e os caminhos para chegar até ele te permite guiar alguém por esses caminhos, em cada reta, em cada curva, em cada possível velocidade e intensidade. E sim, faz toda diferença.”
A importância de treinar respirações durante a gestação
Vários são os benefícios para a mãe e para o bebê. Especialmente a questão respiratória. Durante a prática são feitas respirações diferenciadas que promovem um aumento de oxigenação do bebê. A satisfação ao final da atividade não é apenas da mãe. O bebê é inserido na aula desde a meditação, passando pelas respirações e posturas conscientes até o relaxamento final. Para o corpo da mãe são muitos os benefícios.
Um corpo que aceita a abertura
A prática é eficiente para amenizar os desconfortos decorrentes da gestação, mas em específico contribui para a construção do parto. É uma linguagem de abertura do corpo da mulher em gestação.
Praticando yoga e se conectando com as forças da natureza
Cada aula promove uma junção do ser mulher com o planeta e com o universo. Caminhamos em uníssono com os elementos essenciais, com os ciclos naturais, como as estações do ano e as fases da lua. Com a força do sol e com a potência da gravidade do planeta, tornando-a nossa aliada na caminhada para o parto.
Aceitar, reconhecer a força, entregar
A prática do yoga para o parto estabelece a abertura e aceitação dessa força que atravessa o corpo da mulher durante a chegada de um ser humano nesse planeta.
Referências:
Prática do yoga durante o período da gestação: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/08/yoga-na-gestacao.pdf
Dor lombo-pélvica e exercício físico durante a gestação: https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/19107