Acupuntura na gravidez ameniza dor lombar?

Compartilhe:

Hoje eu gostaria de falar um pouco com vocês sobre os benefícios da Acupuntura na gravidez…

Pode? Nao pode? Continue lendo e descubra !

 

Pode? Não pode?

 

Antes de mais nada precisamos descrever um pouco o que é a Acupuntura? A Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, uma terapia milenar  que consiste na estimulação das terminações nervosas do corpo por meio de finas agulhas na sua superfície, a qual devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, miorelaxantes e ativadoras da função imunológica, tem apresentado-se como terapia alternativa, integrativa e complementar mais utilizada. Elas são aplicadas pelo corpo de uma forma geral, em pontos de meridianos, com o objetivo de equilibrar a energia do organismo e, assim, fazê-lo curar ou prevenir doenças por si só.

 

Yin-Yang: Símbolo da Acupuntura – Wikipédia

 

A lombalgia na maior parte dos casos é provocada pela ação hormonal, que provoca mudanças do esqueleto, como o relaxamento ligamentar generalizado, tornando as articulações da coluna lombar e do quadril menos estáveis e, portanto, mais suscetíveis ao estresse e à dor.

A dor lombar e pélvica é uma queixa bem comum na população em geral, sendo um sintoma frequentemente relatado durante a gestação que acomete em torno de 50% das gestantes.  Mas, na verdade, a lombalgia na gravidez não representa nenhum fator de acometimento na coluna lombar. Na verdade, é um sintoma de dor de origem multifatorial ainda não totalmente elucidado. Por conta disso, muitas vezes, a gestante chega ao obstetra relatando dores na lombar e recebe como resposta que esta dor é normal e até mesmo esperada, devido a sobrecarga que seu organismo vem sofrendo… ok! pode até ser isso mesmo… mas eu preciso conviver com esta dor? Não existe nada que possa amenizar ou até mesmo eliminar este desconforto? Muitas vezes a lombalgia inicia-se cedo no período gestacional… Outras vezes só no final…  e além de toda mudança que venho sofrendo preciso sofrer com estas dores?

Não !! Você não precisa sofrer com estas dores !!

 

Ufa!!!

Para o alívio da dor lombar em grávidas dispõe-se atualmente de algumas alternativas medicamentosas, utilizadas de forma sistêmica e que, geralmente, têm um bom efeito no alívio da dor. São de fácil prescrição e utilização, mas apresentam algumas limitações. Toda vez que  o médico usa medicamentos em gestantes deve ter muita cautela, pois há  medicações que não podem ser administradas na gravidez pelos riscos ao binômio materno-fetal, muitas vezes ainda não totalmente conhecidos, por isso métodos não-farmacológicos, como a acupuntura, para o alívio da dor podem ser empregados nas gestantes pois é uma técnica que tem  demonstrado ser eficiente para tratamentos de dores em geral, ganhando espaço e aceitação no meio científico. Representa um método de tratamento mais natural, menos agressivo e com menor interferência nos processos fisiológicos e que além de atuar na dor lombar, pode amenizar outros sintomas como enjoo, azia, vômitos, ansiedade dentre outros, que também surgiram por conta do período gestacional.

Com isso, percebe-se a influência que técnicas  como acupuntura podem contribuir com o alívio destas dores podendo devolver a autonomia e liberdade de movimentação bem como a retomada de uma vida normal durante o período que se aguarda a chegada do seu bebê, permitindo assim que possa desfrutar cada vez mais da beleza do período que se espera….

Lembrando que a acupuntura deve ser realizada por um profissional especializado, com conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa e você pode pedir recomendação a sua doula,  pois existem pontos que não podem ser estimulados na grávida.

Referências:

 

Acupuntura Sistêmica para Lombalgias de Gestantes 

http://omnipax.com.br/livros/2013/ANAC/anac-cap09.pdf

Avaliação da Acupuntura no Tratamento de Dores Lombares em Gestantes

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/313482/1/Quimelli_MuriloAyres_M.pdf

Tratamento da lombalgia na gestação

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=tratamento+da+lombalgia+na+gesta%C3%A7%C3%A3o+acupuntura&btnG=

Yamamura Y. Acupuntura tradicional – A arte de inserir. São Paulo: Roca
LTDA; 1995.

 

 

Compartilhe:

2 respostas para “Acupuntura na gravidez ameniza dor lombar?”

  1. Realmente é comprovada que a arte de puncionar agulhas não somente trata questões físicas como emocionais tbm através do fluxo energético das agulhas colocadas nos pontos que estimulam os sensores. Essa atividade para que surta o efeito esperado, necessita de técnica, empatia e amor.

    1. Obrigada pelo seu comentário… É muito bom ver que mais pessoas acreditam no mesmo que acreditamos. Acupuntura é maravilhosa em todos os aspectos e áreas de nossa vida…. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.