Medo do Parto?

Compartilhe:

O Parto é uma das experiências mais INTENSAS e TRANSFORMADORAS que uma mulher pode ter em sua vida. É natural sentirmos medo de um momento onde temos sentimentos contraditórios e potentes. Ora nos sentimos poderosas, determinadas, depois apavoradas, ou inseguras. A DOR realmente serve para tirar a gente da inércia.

Infelizmente, a assistência ao parto no nosso País é uma das piores do mundo. Ter um bebê quase sempre é um evento médico, com poucas informações e muito medo. Medo da dor, medo de não dar tempo, medo de não ter passagem, medo de sofrer violência física, ou intimidação verbal, medo de acontecer alguma coisa com o bebê… Assim, para fugir de partos violentos, muitas mulheres são induzidas a enxergarem na cirurgia cesariana a maneira mais controlada para receberem seus bebês.

Suzanne Miranda é Carioca, 34 anos, apaixonada pelo universo de nascimento, desde criancinha acompanho partos e o cenário obstétrico carioca desde a adolescência nos anos 90. Sempre me encantei por cuidar e apoiar mulheres nesse momento de potência que é a gestação, parto e puerpério. Me entristece ver mulheres tendo seus corpos violados com tanta enganação que esse sistema joga sobre elas. QUALIDADE de assistência é o diferencial da HUMANIZAÇÃO.

Arte gestacional – Arquivo Pessoal

Ativista, frequentei as rodas de apoio ao parto do Ishtar em vários bairros do Rio de Janeiro e em Niterói. Quando tive certeza da assistência que queria para o meu parto, me senti segura para ter minha filha em 2014. Não tive medo do parto, me senti protegida e segura durante toda a gravidez e no nascimento da minha filha.
Hoje acompanho gestantes em partos nos hospitais públicos, particulares, casa de parto e partos domiciliares.

Ficou claro pra mim que o melhor remédio para o medo do parto é a INFORMAÇÃO. Foi o que me fez perder o medo de tudo que poderia acontecer de ruim e descobrir um universo de coisas maravilhosas que o parto poderia me proporcionar. A Doula no Brasil entra neste cenário como uma facilitadora no processo de acesso à informação de qualidade, para que a mulher possa fazer SUAS ESCOLHAS informadas para o SEU PARTO.

Hoje, retribuo tudo que conquistei e atendo em domicílio no RJ e no Espaço Colo pra Mãe, com os serviços de:

Orientação Perinatal para Gestantes e Casais

Rodas gratuitas mensais do Ishtar Méier, no Imperator onde debatemos coletivamente os principais temas que dão medo em relação ao parto nas gestantes e suas famílias, escolhidas por votação, ou consultas particulares para atendimentos individualizados no Espaço Colo pra Mãe. Também temos um grupo de WhatsApp somente para gestantes cariocas.

Roda de gestantes – Ishtar Méier

 Cuidados Durante o Parto e Alívio da Dor

Sabe aquele olhar familiar que te conforta nos momentos de aflição? A doula no parto, proporciona apoio físico e emocional, conforto, alívio da dor com exercícios, massagens, aromaterapia, ambientação e vínculo estabelecido durante a gestação. Isso tudo sem o comprometimento emocional que um familiar ou outro acompanhante possa ter.

Alívio da dor – Arquivo Pessoal

 

Suporte contínuo no parto – Arquivo Pessoal

 Exercícios de Preparo para o Parto

Nossos corpos são perfeitos para parir sim. Mas se há tecnologia e ciência capazes de facilitar a dinâmica do parto, vamos aproveitar, né! Há diversos exercícios de alinhamento entre mãe e bebê que proporcionam maior equilíbrio entre mãe e bebê. Com a orientação adequada, a mulher pode ir praticando ao longo da gravidez e no parto já terá segurança de realizá-los se precisar.

Exercícios de preparo para o parto – Arquivo Pessoal

 Consultoria em Amamentação

A mídia vende uma imagem de que a amamentação é simples, instintiva e descomplicada, basta colocar o bebê lá e ele saberá o que fazer. Na prática, a imensa maioria das mulheres vai se frustar bastante com isso. Muitos bebês precisarão ser ensinados a fazer uma pega correta, sem machucar as mamas e garantindo uma nutrição eficaz.

Na consultoria em amamentação, é realizada a avaliação das mamas da mãe e da boquinha do bebê. Há diversos tipos de mamas e algumas demandam um cuidado diferenciado, ou bebês com questões ligadas aos frênulos da língua ou dos lábios.

A consultora entra com uma escuta empática, auxilia no manejo das mamadas e sugere ações para corrigir problemas, ou encaminhar para o profissional de saúde adequado, caso necessário.

Mamas didáticas para orientação em amamentação – Arquivo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

Um rosto conhecido, facilitando a amamentação na sala de parto, sem preocupação com o tempo, apenas esperando que essa dupla se reconheça e estabeleçam o vínculo de forma espontânea.

Amamentação na sala de parto

 Curso de Cuidados com Bebê

Eles não vêm com manual de instruções, muitas coisas a gente precisa entender como faz antes mesmo do bebê nascer, para não se desesperar (tanto) na hora. Umbigo, fraldas, banhos, roupas, amamentação.

Nesse workshop, casais se deparam com questões práticas ligadas aos primeiros cuidados com o recém-nascido. Basicamente um test-drive de bebê.

Banho de ofurô no Recém-Nascido – Arquivo Pessoal

 Pintura de Barriga

Através da observação dos movimentos do bebê no útero e palpação da barriga, é possível entender sua posição e fortalecer o vínculo da mãe com seu novo ser e registramos isso através de uma pintura toda especial.

Não é somente um desenho, mas uma linda forma de comunicação com o neném que está chegando. Além de muita emoção, depois do Belly Mappingé possível guardar uma recordação da pintura numa camisa ou tecido.

Arte Gestacional – Bebê natureza
Arte Gestacional – Dudu
Print da pintura em uma camisa de algodão

Chá de Bênçãos

A gestação dura 8 meses + uma eternidade… Parece que O BEBÊ NÃO VAI NASCER NUNCA!!! Essa espera só enche a gente de medos e incertezas.

Uma boa saída é celebrar em um delicioso ritual feminino de mimos para a despedida da barriga e apoio emocional para a gestante celebrar sua gestação, sua força e potência com mulheres de seu círculo.

Relaxamento com Rebozo no chá de Bênçãos
Escalda-pés relaxante no Chá de Bênçãos
Amigas compartilhando experiências.
Apoio e harmonia

 Rebozo

Aparentemente, um simples xale usado por mulheres mexicanas, mas tem toda uma ciência por trás da Arte do Rebozo nos cuidados femininos, conforto e acolhimento na gestação, apoio, manobras e exercícios de alívio da dor no parto, basicamente um grande abraço da Doula quando cuida de você.

Relaxamento com rebozo na gestação

 Desmame Gentil

Muitas mulheres idealizam amamentar por anos, até que seus filhos desmamem naturalmente. Entretanto, cada relação envolve questões muito particulares, muitas mulheres percebem-se exaustas neste processo de entrega e percebem que chegou a um ponto no qual a amamentação já não está sendo uma coisa boa para ela. Exaustão, de muitas mamadas noturnas, matutinas, chegando ao ponto de afetar sua qualidade de vida e sua relação com a criança.

No espaço Colo pra Mãe oferecemos atendimentos individualizados para suporte direcionado ao processo de regulagem das mamadas, desmame noturno, desmame suave e gentil. Além de um espaço para debate coletivo, suporte e trocas para que as mulheres possam conversar sobre esse assunto, expondo seus medos, inseguranças, dificuldades e cases de sucesso.

Desmame Gentil – Vínculo

 

 

 

 

 

 

 

O melhor remédio para o medo

Cercar-se de informações de qualidade nos grupos presenciais, principais redes sociais que facilitem seu acesso às evidências científicas mais atuais, para ter segurança e respeito e conquistar um partaço!

Busque a assistência de profissionais que acolham suas escolhas de forma empática, disponibilizem informações de qualidade e te prestem uma assistência segura e respeitosa.

Mensagens carinhosas de encorajamento do chá de bênçãos e usadas no dia do parto.

Essa pessoa é de verdade? Onde a gente acha ela?

Administradora do Grupo Virtual no Facebook: PARTO NATURAL

Coordenadora do Grupo presencial de apoio ao Parto ISHTAR MÉIER @ishtar_rj

Co-fundadora do Espaço COLO PRA MÃE @colopramae

Co-autora no Blog CASA DA DOULA – @casadadoula_

Cidade de atuação: Rio de Janeiro-RJ

Instagram: @suzannemirandadoula

E-mail: suadoularj@gmail.com

Contato direto via WhatsApphttp://bit.ly/SuzanneMirandaDoula

De onde ela tirou essas ideias?

Referências:

Sobre o suporte contínuo durante o parto:
http://www.cochrane.org/CD003766/PREG_continuous-support-women-during-childbirth

Comparação de partos com assistência tradicional, com a assistência adicional de uma Doula:
 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4463913/

Redução de cirurgias cesarianas em partos com o suporte de uma doula:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1595013/

Naoli Vinaver, parteira mexicana com atuação holística na assistência à mulher na gestação, parto e puerpério:
https://www.amanascer.com/author/naoli/

Método Spinning Babies, utilizado para disponibilizar espaço para o feto se posicionar melhor para nascer:
https://spinningbabies.com/

Minha breve participação no documentário da Fiocruz, “Parir é Natural”, ainda gestando minha filha Morgana:
https://www.youtube.com/watch?v=lcYDxl2vLSs

Doulas recomendam:

Será mesmo que o cordão é o vilão? O que é o cordão umbilical Ele se forma já na quinta semana de gestação, junto com a placenta, e é responsável pelo transporte de sangue da placenta ...
Roda de Gestantes em São Paulo As nossas Rodas de Gestantes serão encontros conduzidos por profissionais do parto tais como doulas, obstetrizes e ginecologistas com o objetivo de es...
Amamentação após Cesárea, é possível? Sabemos que 15% é a taxa aceitável de "parto cesariana" segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e, de acordo com o mesmo órgão, é recomendada a a...
10 dicas para quem está planejando viajar grávida... Viajar para passear, para visitar amigos e parentes, para conhecer um lugar novo, para trabalhar ou relaxar, para passar aquele último final de semana...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *