Parto em casa é seguro?

Compartilhe:

Muitas mulheres sonham em ter um parto em casa. Mas e aí, do sonho até a concretização, como funciona? Quem pode ter um parto em casa? Quais critérios você deve levar em consideração? E o principal: o parto domiciliar é seguro pra você e pro seu bebê?

Por que planejar um parto em casa?

Parto em casa, com apoio de toda a família (via flickr)

Algumas mulheres podem se sentir mais seguras estando em um ambiente familiar e acolhedor. Outras, podem se sentir mais seguras estando perto de todos os recursos tecnológicos que um hospital pode oferecer (independente de vir a utilizá-los ou não).

Qual o local mais indicado? Se a gestante não tiver fator de risco aumentado, aquele em que ela se sentir mais segura.

Alguns dos fatores que fazem com que seja possível que a mulher opte por um parto normal¹, porém não seja seguro planejar um parto em casa² são:

  • Parto prematuro
  • Parto induzido
  • Gestação de gêmeos
  • Pressão alta
  • Diabetes
  • Uso de anti-depressivos
  • Mais de 2 cesáreas anteriores
  • Bebê pélvico (bebê sentado)

Se a gestante teve um pré-natal adequado e não foram identificados fatores de risco na gestação, ela pode escolher ter um parto em casa. Uma equipe de parteiras capacitada e responsável saberá te orientar sobre as contra indicações para ter um parto em casa ?

A equipe que irá atender seu parto domiciliar poderá contar com parteiras modernas, como as enfermeiras obstetras ou obstetrizes.

Parto domiciliar na série “Call the midwife” (via youtube)

Das contra indicações listadas acima, a única que pode vir a ocorrer sem que tenha sido identificada antes é o bebê pélvico. Isso pode acontecer porque até o finalzinho da gestação seu bebê ainda pode mudar de posição. Porém ainda assim saiba que isso é bem raro: somente 3 a 4% dos bebês chegam a termo pélvicos³.

Após o início do trabalho de parto, quando o bebê já está encaixado e descendo pela pelve da mãe, isso é ainda mais raro, pois ele já não tem mais tanto espaço disponível para mudar de posição. Se isso ocorrer, a equipe responsável deverá avaliar a posição do bebê e, se possível, transferir a mulher para um hospital⁴. Como nem sempre isso é possível, é essencial que você escolha uma boa equipe, treinada, capacitada e responsável, capaz de prestar a melhor assistência a você e ao seu bebê.

Como escolher sua equipe?

Algumas questões essenciais a serem debatidas com a equipe que irá atender seu parto domiciliar são:

  • Experiência com partos e, mais especificamente, com partos domiciliares
  • Experiência em atender partos vaginais pélvicos
  • Treinamento e atualizações em emergências obstétricas
  • Treinamento e atualizações em reanimação neonatal

Você pode ver aqui mais dicas para escolher sua equipe.

O parto em casa é seguro?

O parto em casa também é conhecido como parto domiciliar (PD) ou parto domiciliar planejado (PDP). Esse nome se dá porque ele é diferente do parto domiciliar não planejado ou acidental, que é o que ocorre quando a gestante planejou ter seu bebê em outro local, como hospital ou casa de parto, mas por algum motivo não chegou a tempo.

Diversos estudos comprovaram que, no caso de gestantes de baixo risco, não há diferença significativa entre o local escolhido para o parto, tanto no que diz respeito à segurança da mãe quanto à do bebê². Contudo, tais estudos foram realizados em países onde o parto domiciliar tem apoio do sistema de saúde, como transporte rápido em caso de emergências e pré-natal de qualidade. Por isso no Brasil é recomendado que partos domiciliares sejam planejados somente em locais que, mesmo com trânsito, fiquem a no máximo 20 minutos de distância da maternidade mais próxima.

Redes sociais

Gostou do texto? Deixa um comentário aí embaixo e me segue também no instagram e no facebook ?

Referências

  1. Melania Amorim (2012). Indicações reais e fictícias de cesariana. Disponível em http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html
  2. Maíra Soligo Takemoto, Mariane Menezes (2017). Parto domicilar e doulas – informações relevantes para a prática. Palestra organizada pelo Levatrice.
  3. Breech. Disponível em https://spinningbabies.com/learn-more/baby-positions/breech/
  4. Maíra Soligo Takemoto (2018). Sobre desfechos negativos em parto pélvico domiciliar. Postagem no grupo do facebook “Cesárea? Não, obrigada!”, disponível em https://www.facebook.com/groups/cesareanao/permalink/1841394945873766/
  5. Melania Amorim (2014). Parto Domiciliar: direito reprodutivo e evidências.
     Disponível em http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/estudando-parto-domiciliar.html
  6. Kenneth C Johnson, Betty-Anne Daviss (2005). Outcomes of planned home births with certified professional midwives: large prospective study in North America. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC558373/
  7. de Jonge A, van der Goes BY, Ravelli AC, Amelink-Verburg MP, Mol BW, Nijhuis JG, Bennebroek Gravenhorst J, Buitendijk SE (2009). Perinatal mortality and morbidity in a nationwide cohort of 529,688 low-risk planned home and hospital births. Resumo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624439
  8. Ank de Jonge, Jeanette A J M Mesman, Judith Manniën, Joost J Zwart, Jeroen van Dillen, Jos van Roosmalen (2013). Severe adverse maternal outcomes among low risk women with planned home versus hospital births in the Netherlands: nationwide cohort study. Disponível em http://www.bmj.com/content/346/bmj.f3263
  9. Cheyney M, Bovbjerg M, Everson C, Gordon W, Hannibal D, Vedam S (2014). Outcomes of care for 16,924 planned home births in the United States: the Midwives Alliance of North America Statistics Project, 2004 to 2009. Resumo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24479690

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.