Parto dos sonhos é possível

Compartilhe:

Eu li tantos relatos de parto e assisti tantos vídeos antes e durante a gravidez, que só pensava em quando iria fazer o meu próprio. E aqui estou eu, contando um pouco de como foi o dia mais intenso e feliz da minha vida!

Tudo começou na madrugada do dia 26/08, estava com 38 semanas e 6 dias, a ansiedade já estava batendo forte e estava pronta para que a qualquer momento entrasse em TP. Já tinha revisado o curso da @sam, feito várias perguntas no grupo parto na prática kk, refeito a mala da maternidade pela milésima vez e aguardava pelo meu momento. Quando foi por volta de 5 da manhã do dia 26/08, levantei da cama para ir ao banheiro fazer xixi, o que já era bem comum nas últimas semanas, e aí senti descer um pouco de líquido pelas pernas e pensei: “deve ser xixi, não deve ser da bolsa, tá saindo tão pouquinho!”

Sobre esse relato

Parto da Leoa aluna PNP: Carol Santos e leão Rafael

Bebê nasceu com: 38 semanas e 6 dias, 3180kg e 44,5cm

Nascimento foi: Hospitalar

Cidade/País: Rio de Janeiro, Brasil

Como tudo começou

Voltei pra cama pra tentar dormir novamente e começaram umas cólicas bem fraquinhas (como de menstruação), e pensei: “será que tá começando?” Resolvi fazer um teste, agachei no banheiro e fiz um pouco de força, logo saiu mais líquido, logo conclui: “é a bolsa que estourou, misericórdia!”. Não parava de escorrer líquido e para me confirmar saiu um pouco do tampão com sangue (ótimo sinal, colo do útero estava se modificando)! Achei muito cedo para chamar o Rafael, e fiquei na bola me concentrando e falando com minha bebê, que se ela estivesse pronta, eu também estava.

As 07h, Resolvi acordar meu esposo e ficamos extasiados pois tinha chegado o dia que tanto sonhamos e planejamos, estava perto de conhecer nossa princesa!

Entrei em contato com meu obstetra e ele pediu para irmos até a maternidade confirmar o rompimento da bolsa, chegamos lá e confirmadíssimo, bolsa rompida, cardiotoco normal, agora era hora de aguardar o TP engrenar, pois até então não estava sentindo nada de contrações, além de umas colicazinhas que não tinham cara de parto!

E aí voltamos pra casa, compramos os ingredientes do shake indutor que o obstetra passou para engrenar o TP espontaneamente (já que se tivesse 24h de bolsa rompida e nada de contrações, precisaríamos induzir no dia 27/08 pela manhã!), ah e fomos almoçar fora num restaurante que eu amo! Eu e meu esposo estávamos muito tranquilos, plenos, felizes e seguros com o que tínhamos estudado e como tudo estava acontecendo.

Ao chegar em casa, tomei o shake por volta de 14h, Rafael foi cortar o cabelo para ficar belo para chegada da nossa princesa, e fui tentar descansar um pouco, pois sabia que precisaria de energia para o que estava por vir. Até que por volta de 15:30, as colicazinhas começaram a ficar mais fortes e tomando um certo ritmo, então fui me movimentar e cronometrar. Rebolei na bola, fiquei de quatro apoios, andei pela casa, e fui para o chuveiro quente. Rafael (meu esposo) começou a aplicar o que aprendemos no curso, fez massagem, rebozo, eu vocaliza demais, bolsa de água quente, me deu todo apoio, fazíamos a respiração juntos, ele me deu amor e tranquilidade que eu precisava para aquele momento. Até que as contrações deram as caras kk, uma dor que vinha das costas e abraçava todo o meu útero, durava cerca de 40 a 50s cada uma, com intervalo de 5 minutos.

Após sair do chuveiro o negócio começou a apertar, dores mais intensas, o que aliviava era rebolar bem devagar na bola e ficar de quatro apoios durante as contrações. Por volta de 16h e pouca as contrações mais intensas começaram a estabilizar em 4 minutos de intervalo, e aí eu vomitei ( ótimo sinal de TP avançando), foi quando decidimos juntos com o obstetra que era hora de sair de casa, visto que pegaríamos trânsito de sexta feira à noite na av Brasil (quem mora no RJ sabe do que estou falando kk)

Saímos de casa por volta de 17h, e como previsto, trânsito INTENSO na av Brasil, contrações de 4 em 4 minutos e beeeeem intensas, durante as contrações eu só respirava e vocalizava em Aaaaaa, até que mais um vômito, foi quando quis chegar logo na maternidade. Porém nada do trânsito andar… uma viatura da polícia abençoada e enviada por Deus surge para abrir caminho no trânsito pra gente, e aí foi aquela cena de filme kkk

Chegamos na maternidade por volta de 18:30 encontramos a obstetra auxiliar (meu obstetra principal estava a caminho) para me examinar, e para a nossa surpresa, 9 para 10 cm de dilatação!!!!! Eu não acreditei no que ela me falou e foi um misto de dor com felicidade numa intensidade inimaginável. Nesse momento já tínhamos contrações de 3 em 3 minutos mais ou menos e bem dolorosas. Lembro de me colocarem na cadeira de rodas e chegando no elevador…sinto vontade de fazer força, o famoso puxo. Antes de entrar no elevador a obstetra auxiliar já providenciou uma luva, pois naquela altura do campeonato poderia nascer a qualquer momento! Mas, graças a Deus, deu tempo de chegar na sala de parto por volta de 18:50, a banheira já estava bem cheia e quentinha e foi meu alívio master, consegui relaxar bem entre os puxos (eu só sentia vontade fazer força, nem sabia mais o que era dor de contração).

Meu obstetra chegou correndo, e fiquei mais aliviada. A fotógrafa ainda não tinha chego ( a evolução do TP estava rápida demais) o que fez com que Rafael posicionasse o telefone no apoio da banheiro para tentar registrar o máximo possível. Ele não saiu do meu lado, fez massagem na lombar, me incentivava com palavras e carinho, foi o meu alicerce o tempo todo. Percebi que meu corpo precisava mudar de posição, estava ficando meio fraca na banheira pois o ar ambiente (adequado para o receber o RN) junto com o calor da água quente estavam fazendo suar demais. Resolvemos sair da banheira por volta de 20h mais ou menos e fomos para a banqueta. Nesse momento, tentava identificar o que os olhos do meu obstetra diziam verdadeiramente, e ele afirmava que já estava vendo a cabecinha da Isabella, que não faltava muito tempo! Aquilo me dava força para fazer força e trazer minha filha ao mundo.

Senti o círculo de fogo, mas conseguia relaxar entre os puxos, tentava lembrar da respiração de 5 tempos, vocalização em Aaaaaa, posição mais fechada das pernas. Foi quando meu obstetra disse: a cabeça já saiu Carol, você está sendo incrível! Aquilo ali foi o suficiente para que eu fizesse mais algumas forças e o corpinho dela saísse. Que sensação indescritível, o cheirinho, a pele dela como um veludo, o chorinho mais lindo e perfeito. Vou levar essa sensação e esse momento para o resto da minha vida. Dali fomos para a maca, tivemos nossa hora de ouro, cordão umbilical cortado pelo papai após parar de pulsar, pintura da placenta, e muito amor e chamego!

Tive laceração de 2grau, poucos pontos e a recuperação do pós parto está sendo incrível. 

Meu parto durou cerca de 6h desde a primeira contração até o nascimento da Isabella, não tive prodomos, uma fase latente com pouquíssimo tempo que logo engrenou pra fase ativa e prosseguimos para o expulsivo que durou umas 2h mais ou menos. Tenho certeza que a mente trabalhada, corpo em movimento e informações baseadas em evidências foram os alicerces para que tudo ocorresse dessa forma tão fluida!

Esse sonho só foi possível ser realizado graças a Deus, que sei que não saiu do meu lado e me concedeu o melhor presente da vida, a minha filha. E graças a pessoas que muito contribuíram para essa realização!

 

  • Meu esposo Rafael, que não só foi meu alicerce como meu companheiro perfeito durante toda a gestação e parto, apoiou e respeitou minhas decisões, entrou de cabeça comigo nesse mundo do parto. Sem você não teria dado amor
  • Dr Pedro e equipe, tão queridos, escolhidos a dedo. Não tive escolha mais certeira, em vocês encontrei amor, acolhimento, afeto, carinho e o mais importante, informações baseadas em evidências científicas, foram sensacionais
  • Minha doula maravilhosa Sam, seu conteúdo riquíssimo e valioso me direcionou e me preparou para que tudo fluísse da forma mais natural, tranquila e segura possível. Mesmo não estando presente fisicamente, você estava presente nas ferramentas usadas, na minha mente durante o TP. Você também foi uma escolha mais do que certeira. Obrigada!!
  • Beatriz, minha fotógrafa que mesmo não tendo conseguido chegar a tempo, enviou sua backup que realizou um trabalho incrível. Suas fotos transmitem todas as sensações daquele momento, quanta sensibilidade!!!

Se prepare também para seu parto

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.