Presença Online: seja encontrada!

Compartilhe:

Uma amiga que está lançando seu negócio, me mandou uma mensagem hoje para tirar algumas dúvidas e acabou desabafando. Estava preocupada com a ideia de ter que escrever todo o seu conteúdo na web.

Escrevi uma resposta e ela achou bem útil, então, vou compartilhá-la aqui. Pode ser que te ajude, caso também esteja sentindo uma leve tensão ao pensar em escrever para um blog ou seu site.

Você já ouviu falar no termo bricolage?

Honestamente, lançar um novo negócio requer tantas ações e atenções, além de investimento (grana), que a preferência (ou necessidade) de fazer tudo por conta própria acaba ganhando grandes proporções.

Por isso, acabo sugerindo e incentivando o DIY (“Do It Yourself”) ou bricolage, deixando de lado por enquanto a contratação de profissionais para alguns serviços e assumindo as rédeas por suas próprias mãos.

Um logotipo e um site são grandes projetos para uma marca. Ambos devem ser desenvolvidos por profissionais bons, que sabem o que estão fazendo e têm experiência de mercado. Consequentemente, esses projetos demandam um alto investimento em dinheiro.

Se a grana está contada na etapa de lançamento de negócio, eu sugiro que se comprometa a arrecadar uma porcentagem do seu faturamento mensal. Então, estipule uma meta e uma data limite para, enfim, contratar o/a designer ideal para desenvolver um logotipo incrível e um site otimizado do jeito que seu novo negócio merece.

Enquanto isso, dê um jeito de apresentar sua marca de uma forma agradável e contrate um serviço de site DIY. Economize no início, construa o branding da forma que estiver ao seu alcance, seguindo algumas diretrizes, bom senso e o seu coração – que está palpitando por esse novo negócio que está lançando.

Lembre-se: nesta fase inicial, mais importante que a aparência é o conteúdo do seu site. Estamos construindo uma autoridade online e, se ele não tiver o aspecto profissional que você deseja, tudo bem…

Eu quero que as Doulas e proprietários(as) de negócios acolhedores sejam capazes de conseguir algo realmente grande e verdadeiro. E viver disso!

Seu site no ar

Para ter um site bacana no ar, é essencial garantir seu domínio. Você pode escolher e registrá-lo no Registro.br. O valor é acessível (R$ 40 por ano) e ter um domínio exclusivo transparece maior confiança e profissionalismo à sua presença online.

Para ter páginas no ar com este domínio, você precisa hospedar todo seu conteúdo em um servidor e existem inúmeras empresas que oferecem este serviço. Se tiver conhecimento mais avançado e disposição de utilizar um criador de site bem profissional e otimizado, recomendo  o WordPress e o Squarespace.

Até o Google oferece uma solução bem simples mas otimizada que resolve de forma básica a necessidade de ter seu conteúdo na web, e é free. Então, sugiro que pesquise algumas soluções, faça testes e escolha um para utilizar. Os planos e preços variam, portanto é importante pesquisar bastante.

Lembre-se, vamos focar no conteúdo e no SEO! O visual, layout e usabilidade podem ficar em segundo plano – mas não são menos importantes.

Você já deve ter um plano de negócios e de marketing que servirão de guia para colocar em prática suas ideias de produtos e serviços, seus diferenciais, seu posicionamento, um nicho para direcionar e como vai apresentar tudo isso online.

Agora você está no ponto em que tudo o que precisa são palavras em seu site antes de ele estar no ar. Mas você sente uma estagnação, meio que sem saber o que fazer ou como começar. Pode ser que pense que agora não é a hora certa, ou que você não pode começar seu negócio até que seu site seja  perfeito.

‘You are ready, yes you are!’

Sim, você está pronta para isso. E o seu site não precisa ser perfeito. Você já ouviu a frase “Pule do penhasco e construa seu paraquedas no caminho”? É pra quem encara aventuras e curte adrenalina na veia. E, se você está empreendendo, você é de aventuras e adrenalina, sim!

Você pode fazer isso, só precisa dar o pontapé inicial, seguir alguns passos, construir confiança ao longo do caminho e tomar decisões consistentes. Ter em mente o conteúdo do seu site que precisa ser redigido e presente online.

Uma dica para evitar sobrecarregar o cérebro é dividir a escrita do conteúdo online em pedaços menores. Então, para começar, quero que você pense em fazer uma página por vez. Vamos lá!

Concentre-se em uma página de cada vez

As pessoas que procuram os seus serviços precisam de três coisas depois de te encontrarem: saber um pouco sobre quem é você, quais são os seus serviços (como funciona, planos e depoimentos de quem já contratou são extras bem-vindos) e como entrar em contato com você.

Então, isso significa que você trabalha nas páginas Sobre, Serviços e Contato. Deixe o visual de lado, prefira suas informações básicas antes que todo o site esteja pronto. Será bonito e incrível logo mais… Por hora, vamos focar em pessoas encontrando você.

Ter um site te coloca no “mapa”, aumentando sua presença online e a chance de clientes encontrarem você (Foto: Skitterphoto)

Página de contato

Você não precisa de muito conteúdo, mas pense em como se sentirá quando tiver uma página do seu site pronta! Yay!

Para a página de contato, queremos que nos encontrem pelos serviços em determinada localização. Então, o foco está nesses itens:

  1. Tag SEO ou título da página: é uma configuração que você deve encontrar no painel do serviço de criação de sites que está usando e preencher com as palavras mais importantes para que ser encontrada em uma busca no Google, por exemplo; Siga este modelo: Contato Doula Samara Barth Itapetininga Sorocaba São Paulo.
  2. Inclua seu nome e título na página e, se tiver o discurso de elevador, inclua também.
  3. Inclua seu número de telefone se quiser que as pessoas liguem para você e também a observação da possibilidade de contactar por WhatsApp.
  4. Há a opção de, em vez de exibir seu endereço de e-mail, para evitar os spammers, apresentar um formulário de contato na página. É uma configuração básica de qualquer serviço de criação de site ou plugins compatíveis.

Teste sua página de contato para ter certeza de que quando alguém a preencher, você receberá a mensagem. Tudo certo? OK! Concluímos uma página!

Sobre seu negócio

A próxima página para focar e conceber sua presença online é a Sobre. Siga estas dicas:

  1. O título da página pode ser “Sobre mim”, mas seu título de SEO será algo como “Conheça a Doula Samara Barth de Itapetininga”.
  2. Escreva um breve resumo de quem você é e o que oferece, além de uma breve descrição das habilidades relevantes que merecem destaque. Você também pode incluir uma lista de suas formações, certificações e outros cursos que concluiu.
  3. Se for relevante para você, pode demonstrar um texto com sua filosofia ou abordagem de trabalho.
  4. Abaixo da biografia, convide o leitor a conhecer seus serviços e inclua um link para seu perfil na Casa da Doula (ainda não tem?). Também inclua um convite com link para a página de contato.
  5. Inclua uma foto sua de rosto – não precisa ser profissional agora, mas se conseguir, ótimo!

Página de Serviços

É nesta página que você apresentará o que você faz e como pode ajudar clientes potenciais.

  1. O título da página pode ser “Serviços”, mas seu título ou tag será algo como “Doula Parto Humanizado Samara Barth Itapetininga”. Sempre inclua a localização e o segmento em que atua.
  2. Monte sua lista de serviços de forma que fique claro o que você oferece. Se tiver pacotes, explique o que está incluso em cada um.
  3. Se você determinou seus preços e formas de pagamento, pode incluir nessa página (ou algo “a partir de”, caso não se sinta segura em evidenciar valores).
  4. Em algum lugar do texto nesta página, mencione a cidade e o Estado onde você presta serviços.
  5. Encontre uma imagem legal (aqui você pode conferir uma lista de bancos de imagens gratuitos) para incluir na página.
  6. Inclua um convite para aprender mais sobre você ou entre em contato para configurar uma entrevista, juntamente com links para as outras duas páginas.

Depois de concluir essas três páginas, o desafio é você publicar seu site e torná-lo ativo, colocando-o no ar. Se ainda não tiver em mente uma página inicial, configure como página inicial temporária a Sobre ou Serviços.

Não esqueça de enviar o site para o Google começar a rastrear e a indexar suas páginas para que as pessoas possam localizá-las. Você também pode registrar sua empresa no Google se tiver um espaço físico. Isso literalmente colocará você no mapa e promoverá maior visibilidade.

Fazendo você brilhar em seu site

Você já tem as informações de estrutura básica, agora pode passar um tempo aprimorando sua mensagem e colocando mais personalidade em seu site, dando aquela caprichada. Pra começar, siga estes exercícios:

#1: Cliente Ideal

Quais são os dados demográficos gerais das suas clientes – idade, perfil socioeconômico, gestante/ filhos, casada, solteira, etc. Quais características suas clientes têm em comum? Como elas gostam de ser tratadas? Elas certamente possuem o comportamento de pesquisar a fundo sobre informações que desejam saber e também planejar muitas coisas.

#2: Problemas

Quais são os problemas em comum que suas clientes ideais possuem? Ou ainda, qual é a dor delas, a preocupação? Alguns serão comuns entre Doulas e profissionais de parto que exercem o mesmo trabalho que você, mas alguns serão exclusivos para as clientes com quem você deseja se aproximar, atender e servir.

#3: Como resolver

O que você está qualificada para fazer que resolverá os problemas das clientes? Quais características você tem? Quais as suas habilidades? Diferenciais que te destacam? Como sua personalidade pode aprimorar seus resultados? Qual é a sua missão e filosofia quando se trata de Doulagem ou do serviço que você oferece?

#4: Com quem

Com quem você trabalha melhor? Quais tipos de personalidade funcionam bem com você? Você prefere pessoas que são claras sobre suas necessidades ou gosta de entrevistar e ir descobrindo aos poucos mesmo as informações mais guardadas de pessoas fechadas? O que torna sua vida mais fácil? O que te incomoda comportamentalmente sobre algumas pessoas (para que você possa evitá-las)?

Depois de iniciar estes grupos de dados e infos, você poderá criar conteúdo próprio para atrair as pessoas com quem mais sente afinidade para servir. Em suas redações e artigos, abra um diálogo com quem vai ler.

Use as informações acima para refinar as páginas Sobre e Serviços, pois seu site e todo o material que você produz merecem revisões constantes, visando a otimização, sempre.

Este tipo de informação pode guiar suas ideias sobre outros complementos interessantes para seus produtos e serviços ou pacotes, ou promover insights para ações promocionais. Ou, ainda, pode dar ideias sobre um freebie para lançar uma newsletter, por exemplo.

A reação que você procura é que sua cliente ideal acesse seu site e pense: “É disso que eu preciso! Eu estou adorando esta pessoa! Eu preciso conhecer e trabalhar com ela!”

Espero que estas orientações ajudem na concepção da sua presença online. Não gostaria de saber que você está adiando para construir seu site, por isso, eu diria: dê o salto e construa seu paraquedas durante a queda. 😉

Para suporte adicional, siga nossa conta de suporte para profissionais no Instagram. Faça parte e conecte-se com outros profissionais de nascimento que estão iniciando e expandindo seus negócios. Acesse aqui o Grupo [Quem Doula a Doula?] no Facebook.  

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.