5 grandes erros na divulgação on-line

Compartilhe:

Não adianta querer falar com todo mundo, sair dando tiro para todos os lados. Quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém. Hoje vamos falar sobre os 5 grandes erros que quase todo mundo comete ao tentar divulgar seus serviços on-line.

1: Vender sem olhar a quem

Esse é um dos 5 principais erros que profissionais cometem on-line, seja em sites, blogs ou redes sociais.

Se você está na Internet com perfil profissional, mas não para antes e nem coloca seus objetivos de forma clara no papel; não conhece seu público; e não faz um planejamento mínimo do que você pretende apresentar e trabalhar, vai ficar profundamente frustrada. Você não vai ter resultado nenhum e continuará acreditando que trabalhar na Internet é perda de tempo e que apenas o “boca a boca” presencial tem valor.

O que não é uma percepção errada, mas ultrapassada e completamente limitante profissionalmente.

2: Ter um leque de serviços muito amplo

Saiba o que oferecer, principalmente se você é doula e ainda acredita que tem que oferecer toda gama de serviços relacionados a pré-parto, parto e pós-parto.

Você não precisa oferecer TUDO. Você não perde clientes se não oferecer de tudo. Na verdade, você perde clientes e oportunidades JUSTAMENTE por oferecer um leque de serviços muito amplo.

Então, ao invés de colocar na sua descrição que você faz atendimentos pré-parto, parto e pós-parto, escolha apenas 3 serviços pontuais para trabalhar. Comunique isso de forma muito objetiva e clara em todos os seus ambientes on-line.

Para te ajudar a identificar quais são os melhores serviços, aí dentro da sua realidade, você pode assistir à primeira aula do meu curso de Marketing de Conteúdo para doulas. Explico nesse exercício o passo a passo de forma bem detalhada. Assistir aula gratuitamente

3: Não falar sobre o que se vende

Vamos supor que você tenha bem claro qual é seu público-alvo, construiu sua persona lindona, assistiu à primeira aula do meu curso de Marketing de Conteúdo para Doulas, fez a sua SWOT e descobriu quais são seus 3 principais serviços para oferecer. Tudo pronto para o sucesso on-line.

Mas (sempre tem um “mas” aí) quando você vai fazer postagens no seu blog e redes sociais você foge desses 3 serviços-temas. Você oferece um texto emocionante ou fotos que geram muitos likes e elogios à sua “alma elevada e única”, ou pior, que não geram nem isso!

Se quando você fala com seu público, nessa oportunidade única que é estar presente dentro da casa da sua possível cliente, você entrega informações que não dizem nada sobre o seu trabalho e o valor do que você oferece, o que você está fazendo? Isso mesmo, você está de novo jogando seu tempo, energia e dinheiro no lixo. Porque não vai ter nenhum resultado e você vai continuar acreditando que Internet não serve para divulgar o seu trabalho.

Para te ajudar a manter o foco, vale à pena recorrer ao papel e caneta.

  • Anote seus 3 principais serviços/produtos um ao lado do outro, construindo assim 3 colunas paralelas
  • Abaixo de cada um desses serviços, anote 5 assuntos relevantes (aqueles que você sente que muitas pessoas têm dúvidas sobre) e você pode abordar ao longo do tempo.
  • Organize uma agenda, pode chamar de plano editorial também, com os dias que você vai abordar cada um dos assuntos.
  • Para ficar ainda melhor você deve mesclar os assuntos de cada coluna, de forma que seus seguidores tenham uma continuidade no raciocínio ao longo do tempo que te acompanham e também acesso a tudo que você oferece na mesma semana.
Inscrições Abertas – Casa da Doula

4: Escrever textos sem valor

Dentro da internet assumimos também o papel de educadoras, apresentando para mulheres informações e situações que muito provavelmente elas nunca tiveram acesso antes. Nada relacionado à sexualidade, parto e maternagem é amplamente difundido e conhecido. Vivemos no “país das cesáreas”, lembra?

Então, se você não produz um conteúdo de valor, com soluções para problemas, dicas práticas e inspirações, você não está oferecendo nada.

Seus seguidores nunca vão saber o conhecimento que você tem e o valor do seu trabalho. A culpa é de quem? Do mercado? Não, né?

Lembre sempre ao postar na Internet, preste atenção se a FORMA que você transmite a informação é a ideal.

Para ter valor, suas postagens precisam oferecer uma solução prática e simples para um problema; Inspirar ou Divertir. A melhor estratégia é sempre mesclar essas funções ao longo da semana, para poder atingir o maior número possível de pessoas.

5: Esquecer de estabelecer diálogos

Você não conversa com seus seguidores, você não conversa com seu público?

Cada vez que posta um conteúdo on-line, você vai diretamente para dentro das casas e das vidas das pessoas. Aproveite essa oportunidade e dê abertura para diálogos. Pergunte o que essa pessoa sente ou faz a respeito do assunto abordado. Faça enquetes Faça lives Crie oportunidades para que seus seguidores se sintam próximos a você e confortáveis em trocar experiências contigo.

É obvio, mas muita gente esquece, toda mensagem, todo comentário, todo e-mail DEVE ser respondido dentro de no máximo 24h.

Depois desse tempo, você já perdeu uma tremenda oportunidade de se aproximar daquela pessoa e, muito provavelmente, perdeu esse cliente.

E aí, quais dos 5 erros você tem cometido por aí? A Casa da Doula pode te ajudar nesse desafio através do curso de Marketing de Conteúdo. Para saber mais, clique aqui.

Para suporte adicional, siga nossa conta de suporte para profissionais no Instagram. Faça parte e conecte-se com outros profissionais de nascimento que estão iniciando e expandindo seus negócios. Acesse aqui o Grupo [Quem Doula a Doula?] no Facebook.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.