Mas e a dor do parto ? Tem como aliviar?

Compartilhe:

De todos os medos, o maior é o medo da dor.A verdade é que o medo existe pois é algo desconhecido , não vivido, sendo assim de fato causa medo.

Scared Fear GIF by Carlotta Notaro - Find & Share on GIPHY

Pesquisas apontam que  a grande maioria das mulheres gestantes questionadas sobre a via de parto desejada, a preferencia pela escolha é o parto normal/vaginal quando se refere a uma rápida recuperação pós parto, porém ao não se sentirem apoiadas optam por uma cesariana devido ao medo da dor.

Métodos simples, resultados eficazes

Estudos embasados em evidencias cientificas já comprovam  que a presença de uma doula durante o trabalho de parto reduzem em 60% os pedidos de analgesia, em outras palavras ter uma doula é como ter um “anestésico”. Isso se deve a todo o apoio e suporte emocional exclusivo a gestante , e também aos métodos utilizados para aliviar a dor .

Existem métodos simples e naturais que quando bem utilizados tranquilizam e aliviam as contrações e toda a tensão. Os banhos mornos no chuveiro ou banheira são relaxantes e diminuem a sensação de dor.

E gritar, pode ? Que tal  externar essa dor vocalizando ? Emitir sons graves  com a mandíbula relaxada e a boca aperta é possível relaxar a musculatura do períneo e liberamos a produção de endorfinas.

Outro método  muito pedido pelas mulheres são as massagens em sua maioria na região lombar, feitas com óleos essenciais e aromáticos , pressionando e aquecendo a região trazem maior conforto durante as contrações.

 

A movimentação da gestante é fundamental para fluir bem a dinâmica do trabalho de parto, como:caminhar, dançar, fazer movimentos circulares na bola de pilates . Aliado a uma  respiração tranquila num ambiente onde a mulher sinta-se segura e acolhida permite que ela se desconecte do mundo ao seu redor, pare de focar na dilatação e comece a se concentrar no processo natural do  e visualizar seu corpo trabalhando ,o colo se abrindo, o bebê saindo.

Além do apoio continuo tanto dos profissionais quanto do acompanhante, uma boa dica é ressignificar a dor . Elaborar nas ultimas semanas da gestação frases com afirmações positivas que a faça se sentir emponderada e consciente  de que seu corpo sabe parir e seu bebê sabe nascer.

Mas funciona mesmo para todo mundo?

É importante  ressaltar que  o trabalho de parto não é uma gincana onde realizamos todas as  técnicas simplesmente por que sabemos que são boas.Mesmo permitindo utilizar as técnicas estabelecidas no Plano de Parto,  algumas mulheres durante sua imersão no trabalho de parto  passam a rejeitar algumas técnicas , cabe a doula ou ao acompanhante respeitar e seguir os desejos impostos por ela naquele momento.

Acima de tudo , o  objetivo é garantir um ambiente tranquilo, o protagonismo da mulher e efetivamente um nascimento humanizado.

Referencias :

Potenciais benefícios do aumento do acesso ao apoio doula durante o parto. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25295797

Via de parto preferida por puérperas e suas motivações http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto: uma revisão sistemática http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000400022

Métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto: revisão integrativa http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/942

 

Compartilhe:

6 respostas para “Mas e a dor do parto ? Tem como aliviar?”

  1. é ressignificar a dor e a nossa transformação! Que oportunidade maravilhosa de nos re-conhecermos ! <3 ótimo texto, querida!!! Bjoooooo

    1. Obrigada Jana amada ! Sem dúvidas é o processo mais transformador da vida de uma mulher .Que todas sejam respeitadas !!! Beijo mana.

  2. Eu tive a dor de parto , pena que o feto com 2 meses de gestação caiu no vaso, e eu não sabia que tinha abortado meu filho(a) no vaso . Mas deve ser um prazer pra uma doula fazer parte desse momento tão lindo , é o que fazia as antigas parteiras , eu mesma nasci com uma parteira … Parabéns Talita Moura

    1. Eu sinto muito pela perda, eu vivi essa dor também, dói inexplicavelmente . Viver a experiencia de um parto respeitado é transformador, e poder ser o apoio continuo de uma mulher é um privilégio pois tornamos parte dessa boa lembrança! Obrigada pelo apoio .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.