Último mês de gestação: o mês que não tem fim

Compartilhe:

Olá.

Se você chegou até esse texto, provavelmente está entrando no nono mês de gestação, mês este que compreende de 37 até 42 semanas.

Primeiro parabéns! Se você está buscando informação de como sobreviver e esse mês, está no lugar certo!

Primeiro: esteja ciente que você terá que responder todos os dias que o bebê ainda não nasceu. Essa é a pergunta que você mais vai ler/ouvir: “Como assim ainda não nasceu?” Então, treine sua paciência e sua cara de desentendida para superar essa pergunta. E, se você estiver muito cansada disso, e a pergunta for feita pessoalmente, apenas aponte para a barriga.

Segundo: aproveite bem esses últimos dias! Sim, é cansativo, mas esse gestação é única, gerar esse serzinho dentro de você é uma delícia, essa barriga linda que te acompanhou tanto tempo daqui uns dias vai embora, e, pode ter certeza, você vai sentir falta.

Tire muitas fotos, faça vídeos, converse com o bebê. Todos os dias tire foto no mesmo local, pois pode ser a última foto.

Terceiro: se certifique quem é a rede de apoio que vai te auxiliar nos primeiros dias com o bebê. Veja quem poderá fazer comida, limpar a casa, organizar o que for preciso para que você fique apenas com seu bebê. Nada mais reconfortante que alguém (ou várias pessoas) para te auxiliar nesses dias, trazendo uma canja fresquinha ou te dando água na boca enquanto você amamenta. Amamentar dá muita fome e sede!

Quarto: Chame sua doula, bata um papo com ela, converse sobre os primeiros dias com o bebê, ela vai te explicar muita coisa, vai te ajudar a organizar os finalmentes da gestação. Entenda que você vai surtar: é normal. Mas saiba que você tem alguém para contar o seu surto, e essa pessoa não vai te julgar!

E por último: saiba que o bebê vai nascer. Uma hora ou outra ele vai sair da casinha. Um dia será seu último com aquele bebê na barriga. Você vai sentir falta da gestação, dos preparativos para o parto, até da barriga! Então, aproveite!

Referências bibliográficas:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf – Cartilha do Ministério da Saúde

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf – Caderneta da Gestante

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.