Ouvimos com muita frequência que temos que manter uma dieta balanceada e que não podemos engordar, porque depois o corpo não volta mais ao “normal”! Mas durante a gestação a mudança é enorme, e o “peso da balança” tem que subir, porque senão o bebê não estará se desenvolvendo. Ganhar peso é diferente de ganhar gordura! Mas como assim? Vem cá, que eu te explico!
O estado nutricional materno, bem como o ganho de peso gestacional insuficiente ou excessivo, podem ocasionar vários desfechos no final da gravidez, dentre estes:
- Crescimento fetal,
- Baixo peso ao nascer
- Macrossomia (peso do bebê acima de 4kg)
- Prematuridade
- Parto cirúrgico
- Diabetes
- Hipertensão materna.
Nesse contexto, para um bom acompanhamento pré-natal, destacam-se, entre os procedimentos técnicos recomendados, a avaliação do estado nutricional inicial e o acompanhamento do ganho de peso gestacional, bem como a avaliação do nível de hemoglobina, que têm implicações diretas na saúde materno-infantil.
Nesse post você vai encontrar
Qual o peso ideal para a gestação?
Deve-se levar em conta o seu estado nutricional e peso até a 13ª semana de gestação, calculando-se o IMC (índice de massa corpórea). E como se calcula o IMC?
Cálculo IMC = PESO / ALTURA / ALTURA
(Exemplo: 55kg / 1,68 /1,68= 20,19 IMC)
Classificação pelo IMC segundo a OMS:
- < 16 = Magreza grave;
- 16 a <17 = Magreza moderada;
- 17 a <18,5 = Magreza leve;
- 18,5 a <25 = Saudável;
- 25 a < 30 = Sobrepeso;
- 30 a < 35 = Obesidade Grau I;
- 35 a < 40 = Obesidade Grau II (severa);
- ≥ 40 = Obesidade Grau III (mórbida).
O IMC antes de engravidar revela quanto a gestante deve engordar. A recomendação é que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC antes da gravidez. Quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos deve engordar na gravidez.
- IMC inicial de menos de 18,5 — ganho de peso ideal: 13 kg a 18 kg;
- IMC inicial de 18,5 a 25 — ganho de peso ideal: 11 kg a 16 kg;
- IMC inicial de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11 kg;
- IMC inicial acima de 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.
Temos que lembrar que o peso é de balança, e que ocorre o crescimento dos órgãos, como mostra a figura:
- 1,7kg de sangue
- 1,1kg de Líquido extracelular
- 0,8kg de aumento das mamas
- 1,1kg de liquido amniótico
- 1,6kg do útero
- 3,1kg do feto
- 1,1kg da placenta
- 4kg de tecido adiposo
Total média: 14,5kg
Atenção: é apenas uma média, porque algumas mulheres terão mamas maiores, bebês maiores, barrigas maiores, consequentemente, a balança vai estar marcando mais!
Mas até a gordura (saudável) tem uma função especial na gestação, pois ela metaboliza parte dos hormônios, e se existem poucas células de gordura, ocorrera um desequilíbrio hormonal, que afetará mãe e bebê.
As mamas também são compostas por gorduras e glândulas. O estrogênio é derivado do colesterol, que por sua vez, estiver em baixo nível, pode inibir as glândulas mamárias.
Geralmente, mulheres que já estão em sobrepeso, ganham menos quilos durante a gravidez, já que o corpo possui reservas para nutrir o filho durante a gestação e amamentação. E quem está com baixo peso, tende a ganhar mais peso, para que seja criada uma boa reserva e o bebê não corra o risco de ficar desnutrido.
Então é verdade que posso comer por dois?
Não, de jeito nenhum! Durante os 5 primeiros meses, o bebê pesa menos de 1kg e consome menos de 300 calorias por dia. Já nos últimos meses, o bebê precisa ganhar peso, e necessita uma quantidade de até 600 calorias por dia, demandando mais da alimentação da mãe.
Então, cautela sempre! Manter uma dieta balanceada com muitas frutas, alimentos ricos em ferro, nutritivos e uma boa hidratação garantem um ganho de peso ideal e uma gestação tranquila!
Referências Bibliográficas
Estado nutricional materno, ganho de peso gestacional e peso ao nascer: https://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-790X2007000200012
Estado nutricional e ganho de peso de gestantes: https://www.redalyc.org/pdf/2814/281423329006.pdf
Uma resposta para “Qual o peso ideal para minha gravidez?”