O parto de novela e o parto real

Compartilhe:

Ao assistirmos cenas de novela ou filmes o processo de pródromos e trabalho de parto passam batido, nos leva à uma romantização exagerada e na grande maioria das vezes uma decepção de não ter tido aquele parto idealizado pelas mídias errantes que disseminam na mulher sua impotência para aquele evento mecânico intitulado como “maravilhoso”.

Hello

O Parto de novela

A mídia ocupou o centro das atenções ditando as regras da gestação e maternidade, não vemos propagandas ou programas que preparem ou orientem realmente as mães para o parto, puerpério, amamentação entre tantas outras vivências reais da maternidade.

Porém nos é vendida a falsa idéia que a única coisa que devemos fazer durante a gestação é a compra de móveis e decorações para o quartinho do bebê, milhares de produtos que incentivam a rejeição do seio materno através de mamadeiras e chupetas das mais variadas formas e cores, piscantes e funcionais, se for com alcinha para que a própria criança segure tão logo e se alimente sozinha melhor ainda.

Fonte: Wikipédia Ultrassonografia

Ecografias obstétricas feitas enlouquecidamente por puro luxo, afinal quanto mais cedo descobrir o sexo mais tempo a mãe terá para preparar o enxoval.

Enquanto isso as informações e as evidências vão ficando guardadas no baú “para depois”  quando der um tempinho, o momento do parto chega se nossa DPP(data provável do parto) for em feriados ou festas com certeza o médico irá dar um jeitinho para induzir à uma cirurgia.

Nessa hora ele nos tem nas mãos afinal foram inúmeras ecografias e ele irá usar deste número para te dizer qualquer coisa para minar tua confiança e aceitar a decisão dele, tais como: “tu não tem dilatação”, “teu colo está grosso”, “posterior”, “o bebê está muito grande”, “tu é muito pequena”, “tem pouco líquido” e a gente aceita todos essas desculpas, afinal todas as informações que nos foram oferecidas ficaram lá naquele cantinho esperando nosso tempo, mas o quarto está pronto, as cores decididas, as mamadeiras enfileiradas da menor para menor tudo exatamente como nos falaram que verdadeiramente importa.

Num dia estamos sem nenhum sinal de parto próximo e no outro BUM, dores “diferentes” começam a surgir, perda de muco, contrações de treinamento dão as caras e nossa cabeça imediatamente nos joga lá para aquela cena de parto da personagem da novela das 20h, rapidamente pensamos que algo está errado afinal ela não passou nada disso, mais que depressa ligamos para nosso médico, acabamos indo para a maternidade conferir se realmente está tudo certo com nosso corpo.

Em alguns lugares irão nos dizer que está tudo bem e que podemos ir para casa, em outros vão acabar nos induzindo a acreditar que precisamos de uma cesárea pois nosso corpo não está “evoluindo como deveria”.

Tendo opção de irmos para casa nossa mente não nos dará trégua e muito menos os palpiteiros de plantão que estarão ali para nos desmotivar e nos fazer acreditar que algo não está certo. Porém ainda teremos uma chance.

Parto Real

Quando projetamos o parto que nos é vendido temos um cenário completamente diferente do que realmente é, na grande maioria das vezes são partos extremamente rápidos, com pouca ou quase nada de dor, sem ritmo, baseado em inúmeros mitos, sem excreções e na maioria das vezes termina com a maquiagem intacta e o penteado imaculado.

Parto rápido

E aí nos vemos em meio à dor real do parto, perdendo liquido, suando, com muita vontade de fazer cocô, gritos, choro, medo, tudo muito natural à fisiologia do parto, nos surpreendemos com a realidade e acabamos “travando”, afinal eu não sabia que isso poderia acontecer, ninguém me falou.

Foto: Arquivo pessoal de Daiane Deimling Borusewsky Nascimento da linda Rafaela

 

Empoderamento é preciso!

O empoderamento feminino é extremamente necessário e durante a gestação buscar o conhecimento nos torna mais fortes e preparadas para a deliciosa aventura de gestar e parir, saber o que esperar durante este processo fortalece a confiança em nosso corpo.

Fonte: Wikipédia

Aprender a nos conhecer melhor nos dará o guia necessário de ouvir nosso corpo e seguir nossos extintos, afinal parto é extinto, entrega e confiança.

Frequentar rodas de conversas de gestantes, buscar profissionais que realmente apoiam e respeitam o protagonismo feminino, conhecer e ter ao nosso lado uma doula fará desse momento uma experiência esclarecedora, fortalecedora e renovadora.

A doula irá nos incentivar a buscar informações e preparo para mente e corpo nos dando autonomia para escolhas baseadas em evidências, respeito e amor.

Na foto com Dany após uma tarde de estudos.
Fonte: Arquivo pessoal

Tendo todo esse fortalecimento, apoio e buscando as informações reais poderemos escrever uma nova história, sem culpa, sem medo e sem falsas ilusões.

 

Referências:

A maternidade e o encontro com a própria sombra: L Gutman – 2016 – Editora Best Seller

O papel da doula na assistência à parturiente-  http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/380

Percepção de mulheres sobre a vivência do trabalho de parto e parto – https://www.redalyc.org/html/3240/324027973004/

O parto como eu vejo…ou como eu desejo?: expectativas de gestantes, usuárias do SUS, acerca do parto e da assistência obstétrica https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2002000500023&script=sci_arttext&tlng=pt

Compartilhe:

8 respostas para “O parto de novela e o parto real”

  1. Minha doula maravilhosa! Grata por ter você na minha caminhada! Grata por todo amor e dedicação ao próximo, grata por doar tanto amor a um ser “desconhecido”
    Você faz a diferença na vida de muitas pessoas! Parabéns pela nova jornada! Muito sucesso! Estarei sempre te aplaudindo de pé!!

    1. Que honra a minha ser tua doula, poder partilhar da tua história e participar da chegada da nossa doce Cecília.. amo vcs família. Gratidão por ser Porto e amor

  2. Adorei… Dismistificar o parto e desconstruir essa visão vendida na mídias é de grande importância… Parabéns pela sua partilha!

  3. Achei muito legal, inteligente e informativo o blog. Acredito que isso nos sinaliza para uma nova era de como o próprio nome já diz “humanização”, toque,contato, carinho e auto conhecimento. Mil parabéns minha amiga querida e exemplo para muitas coisas da vida. Amo vc e tenho muito orgulho de ter a honra de conviver contigo e em especial com a família maravilhosa que formou. Bjs bjs bjs SUCESSO!

  4. Muito legal, teu postagem Elu.
    Feliz com tua atuação.
    Quem passou por 5 partos, pode falar com propriedade do assunto.
    Parto real, pode ter sangue, suor, vômito, cocô, gemidos , gritos,
    Vontade de bater em alguém ou mandar pra Conchinchina, choro,, xingamento.
    Mas também tem amor brotando do nosso mais profundo ser. Risadas, confidências e declarações sublimes.
    Beijos de erubrecer , sussuros de enamorados.
    Tem sonecas de segundos ou até minutos…
    Tem calor, frio, medo e coragem ..
    Tem bebê com o cheiro mais gostoso do mundo.❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.