Idade Gestacional

Compartilhe:

Este é um tema que costumeiramente surge nas rodas de casais e em conversas com gestantes, principalmente as de primeira viagem: a idade gestacional. Muitas vezes é motivo de dúvidas o porquê se conta em semanas e não em meses. E, afinal, pode mesmo esperar até as 42 semanas para o bebê nascer? Mas então passa dos 10 meses o tempo de gestação! Como assim???

Vamos lá!

Convencionou-se que o início da contagem da gravidez se inicia no 1º dia da última menstruação, o famoso DUM, palavra que ouvimos pela primeira vez quando nos descobrimos grávidas e procuramos um ginecologista obstetra. Por outro lado, considerando-se a metade do ciclo menstrual como data da ovulação e, portanto, possível data de concepção, a contagem da idade do bebê tem início cerca de 14 (quatorze) dias após o último dia do período menstrual (tendo um ciclo regular de 28 dias).

Assim, podemos concluir que a idade gestacional, ou o tempo de uma gestação, tem duas semanas a mais do que a idade do bebê!

A duração da gestação x idade do bebê

                                                                     Opa! Quer dizer que a idade gestacional

Idade Gestacional
Fonte: https://br.depositphotos.com

não corresponde exatamente à idade do embrião? Mas por quê? Não entendi!

Calma! Seguimos… a verdadeira duração da gravidez é de 268 dias, ou seja, 38 semanas, começando a contar a partir do dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide. Pausa para esclarecimento: a ovulação é um evento que dura alguns instantes apenas, ela acontece no meio do ciclo menstrual, e a concepção acontece após a ovulação. O óvulo fica disponível de 12 a 24 horas no organismo para ser fecundado, enquanto que os espermatozoides mais resistentes vivem em torno de 3 a 5 dias dentro do corpo da mulher; então não conseguimos ter a real certeza da exatidão de quando efetivamente o óvulo foi fertilizado.

Sendo assim, como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, ficou convencionado datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual, como dito anteriormente. Porém, se contarmos desta forma, na verdade a gravidez durará 280 dias, ou em média 40 semanas, que representa dez meses e não nove. Daqui resulta a defasagem de duas semanas entre a idade gestacional e a idade do bebê!

Converse com as Doulas da casa, no nosso grupo no Facebook

 

Entendendo o cálculo da idade gestacional

Quando chegamos para a primeira consulta pré-natal o obstetra vai usar um calendário diferente, em formato circular, para calcular a idade da gravidez e, de quebra, a data provável do parto, através da DUM. Lembras o que é DUM? O primeiro Dia da Última Menstruação! Esta é a forma mais simples e antiga de se calcular a estimativa da idade gestacional.

Idade Gestacional
Fonte: https://maismaismedicina.wordpress.com

Porém, ainda que conheças a data da tua última menstruação, a contagem definitiva da idade gestacional será ajustada após a primeira ecografia da gravidez, que também apontará com menos margem de erro a data provável para o parto – DPP, calculada com base na medição do comprimento crânio-caudal do embrião (existe uma tabela com medidas médias na qual os médicos se baseiam para calcular a idade embrionária).

Ainda assim, esta data é meramente indicava uma vez que, numa gravidez normal e sem complicações, o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.

E se eu não souber a data da última menstruação?

Bem, várias circunstâncias podem ocorrer para que a mulher não se lembre da data do primeiro dia da sua última menstruação: ciclos menstruais muito irregulares, ovários policísticos, gravidez não planejada, tomada contínua de cartelas de anticoncepcional, troca de método anticoncepcional, confusão entre um sangramento inicial na gravidez e uma perda menstrual mais leve…

Quando a mulher suspeita que está grávida e quer ter a certeza, pode fazer uma ecografia para verificar se existe algum vestígio de gestação. A partir da quinta semana de gestação já é possível ao médico observar se a mulher está ou não grávida porque o saco gestacional já é visível.

Idade Gestacional
Fonte: wikipedia

No caso de não saber qual a data exata da última menstruação, existem algumas formas de se calcular a idade gestacional que, analisadas em conjunto, dão maior credibilidade ao resultado. São elas:

1 – Quantidade do hormônio Beta HCG no sangue;

2 – Altura uterina (após a 12ª semana de gestação);

3 – Apalpação do útero; e

4 – Ultrassonografia.

A quantidade do hormônio BetaHCG no sangue já sabemos que é fator super relevante para a informação de que há embrião no útero. Além disso, quando uma mulher está grávida, uma das formas de se verificar a progressão da gestação normalmente é determinando o crescimento do útero. Isto pode ser feito de três formas: por meio de um ultrassom, pela palpação do útero ou medindo a chamada “altura uterina”, que é a distância entre o osso púbico e a parte superior do útero.

Idade Gestacional
Fonte: Ministério da Saúde

A altura uterina pode dar bons indicativos do crescimento do bebê, uma vez que conforme a gravidez evolui, o crescimento fetal se torna um fator mais determinante para o aumento do volume uterino. E isso ajudará a saber o tempo de gestação – idade gestacional – em que se encontra.

 

 

 

E como saber a idade gestacional em meses?

Verdade. Raríssimas pessoas perguntam com quantas semanas de gravidez estás. Todo mundo pergunta: “Quantos meses?” E agora, como respondo?!

As explicações para o cálculo em semanas são bem simples. Primeiro, sabemos que os meses têm durações diferentes, alguns terminam no dia 30, outros no dia 31; também temos os anos bissextos, em que o mês de fevereiro tem 29 dias, e não 28. Já as semanas são obrigatoriamente compostas por 7 dias! E, como a evolução do bebê acontece toda semana, mais correto que se acompanhe a saúde do feto a cada sete dias. Assim ficou lógico, não é?!

Segundo o Ministério da Saúde (2014) para saber a idade gestacional, convertendo as semanas em meses, deve-se observar:

Idade Gestacional
Fonte: www.vidademulher.com.br

Temos, então, que o 1º trimestre dura da 1ª à 12ª semana, o 2º trimestre conta-se da 13ª a 26ª semana e, por fim, o 3º trimestre, da 27ª à 42ª semana. Em regra, normalmente a gravidez dura 40 semanas, mas como já falamos, o ciclo menstrual varia muito de mulher para mulher, fazendo com que o bebê possa nascer entre as 37 e 42 semanas, sem nenhum problema.

Calculando agora a data provável do parto – a DPP

A regra de Naegele

Para utilizarmo-nos desta regra, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, apenas as semanas completas são consideradas (OMS, 1995).

Através da regra de Naegele, para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, acrescentamos 07 dias ao primeiro dia da última menstruação, subtraímos três meses e então somamos 12 meses.

Exemplo de cálculo:

  • Data da Última Menstruação – DUM = 02 de Fevereiro de 2014
  • Soma sete dias = 09 de Fevereiro de 2014
  • Subtrai três meses = 09 de Novembro de 2013
  • Acrescenta um ano (12 meses) e obtém a data provável para o parto – DPP = 09 de Novembro de 2014.

Mais uma vez, lembre-se que este resultado é somente indicativo, PROVÁVEL, já que o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.

Redes sociais

Curtiu? Me segue também lá no facebook e no instagram 

Estamos e seguimos juntas!

*Para conhecer um pouquinho mais da minha história e como vim parar aqui clique aqui e leia meu post de estreia na Casa da Doula!

Doula Andrea Gabech – Remãenascer

REFERÊNCIAS

1 – Cálculo da idade gestacional: como é realizado? – Mãe-Me-Quer

2 – Como saber a idade gestacional em semanas e meses – Tua Saúde

3 – DPP – https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/regra-de-naegele-calculo-da-data-provavel-do-parto-dpp/

4 – Idade gestacional capurro – http://www.scielo.br/pdf/%0D/anp/v60n3B/a14v603b.pdf

5 – Idade gestacional exame clínico – https://www.researchgate.net/profile/Claudia_Moraes4/publication/26359344_Validade_do_exame_clinico_do_recem-nascido_para_a_estimacao_da_idade_gestacional_uma_comparacao_do_escore_New_Ballard_com_a_data_da_ultima_menstruacao_e_ultra-sonografia/links/573f1d5408ae9f741b32158b.pdf

6 – Como medir a altura uterina – https://pt.wikihow.com/Medir-a-Altura-Uterina

7 – Determinação da altura uterina – http://simbrazil.mediviewprojects.org/index.php/consultas-regulares-durante-a-gravidez/consultas-regulares-durante-a-gravidez/exame-fisico-externo/determinacao-da-altura-uterina

8 – HOLTHAUSEN, Ieve; ANDRADE, Naíla; CAMPELLO, Victoria. Mandala Lunar 2018, Um caminho de autoconhecimento feminino. Porto Alegre, 2018.

Compartilhe:

13 respostas para “Idade Gestacional”

    1. Olá Thauane!
      O cálculo da ultrassom nem sempre é tão certeiro quanto o feito pela DUM. Quando sabida a DUM, é bem melhor! Já a ultrassom vai variar conforme o tempo de gestação já transcorrido: quanto mais avançada a IG, maior chance de erro deste cálculo pelo ultrassom. Desta forma, se fizeres a eco ainda com 5 semanas, por exemplo, provavelmente dará uma DPP igual ou muito próxima da dada pela DUM. Ao contrário, se já estiveres com umas 12 semanas ao fazer a primeira eco, bem provável que a DPP sugerida seja calculada para menos, em regra (pelas experiências que já vivi com outras mulheres). E isso não é legal, porque lá no final, quando se conta dia após dia lidando com a ansiedade e a pressão externa (familiares e médicos), dificulta. Um beijo, doula Andrea Gabech.

  1. Oi, poderia me ajudar?

    Dia 24/08 tive relação com meu ex namorado sem camisinha, mas na hora de gozar ele gozou fora.

    Dia 01/09 minha menstruação desceu, mas não sei se foi menstruação mesmo, pois veio em pouca quantidade (mas minha menstruação sempre foi irregular)

    O mês de Setembro TODO, eu tive relação apenas com meu atual namorado.
    Dias : 06/09 – 09/09 – 15/09 – 20/09 – 27/09

    No dia 31/10 Eu fiz a ultrassom e descobri que estava gravida de 7 semanas e 6 dias .

    Eu estou com muito medo da gestação ser do mês de Agosto, do meu ex namorado.
    Eu não tenho tido paz desde que descobri a gravidez, a incerteza está tirando minha paz, e eu não consigo curtir a minha gravidez.
    Fico pensando se eu estou de mais tempo e a ultra deu o tempo gestacional errado.

    Não sei mais o que fazer
    Desde que eu descobri a gravidez eu nunca mais consegui dormir, só sei chorar ..
    Imaginando que na hora do nascimento a criança vai vim a cara do meu ex e eu vou decepcionar muito meu atual.

    Me ajuda, por favor.

    1. Olá, Fernanda!
      O cálculo da ultrassom nem sempre é tão certeiro quanto o feito pela DUM. Quando sabida a DUM, é bem melhor! É teu caso!
      A ultrassom vai variar conforme o tempo de gestação já transcorrido: quanto mais avançada a IG, maior chance de erro deste cálculo pelo ultrassom. Desta forma, se fizeres a eco ainda com 5 semanas, por exemplo, provavelmente dará uma DPP igual ou muito próxima da dada pela DUM, mais certa. Ao contrário, se já estiveres com umas 12 semanas ao fazer a primeira eco, bem provável que a DPP sugerida seja calculada para menos, em regra (pelas experiências que já vivi com outras mulheres).
      Como a tua eco foi com 7 semanas e 6 dias (quase 8 semanas), é provável que esteja certa a contagem!
      Sendo assim, considerando que sabes tua DUM em 01/09 (mesmo que pouca quantidade), provavelmente a concepção ocorreu entre 09 e 15/9. Mas para teres certeza somente mesmo com o exame de DNA!
      De qualquer forma, teu bebê está aí, dentro de ti, sendo gerado! E merece todo teu amor! Tudo o que sentes agora ele já está sentindo, inclusive teus medos e angústias. Relaxa, e aproveita… passa muito rápido! Boa gestação! Um beijo, doula Andrea Gabech.

    2. Vai curti sua gravidez menina. Fica em paz. É do seu atual! Na ultra sempre tira duas semanas. 😘 sua concepção foi no dia 20/9 exatamente no dia que vc teve relacoes com seu atual namorado. Tua dum fictícia tá dando dia 31/30 fica em paz.

    1. Que legal, Ana Paula! Lindo relato! Gracias pela tua participação aqui comigo no Portal! Isso nos motiva a seguir trazendo mais informações de qualidade para todas as mulheres! Bjo grande!

    1. Puxa, Rebeca! Fico realmente muuuito feliz por ter te trazido informação clara, que tenha te deixado satisfeita ao entender deste assunto! Gracias pela tua participação aqui comigo no Portal! Isso me motiva a seguir trazendo mais informações de qualidade para todas as mulheres! Bjo grande!

  2. No dia 08/12/2018 fui fazer uma ultrassom estava de 6 semanas e 2 dias ,Tive uma relação no dia 26/10/2018e a outra no dia 07/11 e 12/11 ….Em qual eu engravidei?

    1. Olá Mica! Desculpe a demora na resposta. Estive off tecnicamente por um tempo.
      Buenas, minha fala será beeeem longa se formos falar sobre os ciclos femininos e todas as suas nuances e incertezas e muitas variáveis!
      Na verdade, a mulher tem apenas 1 dia no qual o óvulo é liberado de um dos ovários (alternadamente a cada mês) para ser fecundado ou não! Mas a fecundação pode ocorrer ATÉ 3 dias após esta liberação, tempo de vida útil (aproximado) do espermatozóide dentro do corpo da mulher após a ejaculação (mas esse tempo não é algo fixo, nada na natureza é engessado!). E, considerando este tempo de vida, podemos crer que pode tb ocorrer a fecundação exatamente no dia da liberação, caso tenha havido relação sexual até 3 dias antes da liberação do óvulo! Por isso se diz que o período fértil da mulher é de 3 dias antes e 3 dias depois da liberação do óvulo, o que fecha 1 semana a cada mês!
      Mas, tendo em vista que:
      – tiveste relação no dia 26/10, 07/11 e 12/11;
      – em 08/12 fizeste eco e deu 6s+2d;
      Pode ser que a eco tenha considerado tua DUM no dia 25/10 e então teu período fértil aconteceu de 04 a 10/11 (SE teu ciclo for regular de 28 dias). Assim, a probabilidade de teres engravidado dia 07/11 parece ser a mais possível…
      Tens que levar em conta tb a regularidade do teu ciclo, de quantos em quantos dias ela ocorre?! Dura quantos dias? Quando foi tua DUM (1º dia da última menstruação)? Esta data vai nos auxiliar melhor nesta contagem.
      *lembra que não temos como saber EXATAMENTE em qual dia engravidaste, é apenas uma suposição, considerando cálculos exatos (o que não se aplica em nossos corpos cíclicos)!
      Quanto mais cedo a eco for feita, mais chance de acerto da data real. De qualquer forma, a DPP é sempre apenas uma data referência, raramente é acertada!
      Espero ter te ajudado. Um grande beijo! E parabéns pela gestação!

  3. Olá Mica! Desculpe a demora na resposta. Estive off tecnicamente por um tempo.
    Buenas, minha fala será beeeem longa se formos falar sobre os ciclos femininos e todas as suas nuances e incertezas e muitas variáveis!
    Na verdade, a mulher tem apenas 1 dia no qual o óvulo é liberado de um dos ovários (alternadamente a cada mês) para ser fecundado ou não! Mas a fecundação pode ocorrer ATÉ 3 dias após esta liberação, tempo de vida útil (aproximado) do espermatozóide dentro do corpo da mulher após a ejaculação (mas esse tempo não é algo fixo, nada na natureza é engessado!). E, considerando este tempo de vida, podemos crer que pode tb ocorrer a fecundação exatamente no dia da liberação, caso tenha havido relação sexual até 3 dias antes da liberação do óvulo! Por isso se diz que o período fértil da mulher é de 3 dias antes e 3 dias depois da liberação do óvulo, o que fecha 1 semana a cada mês!
    Mas, tendo em vista que:
    – tiveste relação no dia 26/10, 07/11 e 12/11;
    – em 08/12 fizeste eco e deu 6s+2d;
    Pode ser que a eco tenha considerado tua DUM no dia 25/10 e então teu período fértil aconteceu de 04 a 10/11 (SE teu ciclo for regular de 28 dias). Assim, a probabilidade de teres engravidado dia 07/11 parece ser a mais possível…
    Tens que levar em conta tb a regularidade do teu ciclo, de quantos em quantos dias ela ocorre?! Dura quantos dias? Quando foi tua DUM (1º dia da última menstruação)? Esta data vai nos auxiliar melhor nesta contagem.
    *lembra que não temos como saber EXATAMENTE em qual dia engravidaste, é apenas uma suposição, considerando cálculos exatos (o que não se aplica em nossos corpos cíclicos)!
    Quanto mais cedo a eco for feita, mais chance de acerto da data real. De qualquer forma, a DPP é sempre apenas uma data referência, raramente é acertada!
    Espero ter te ajudado. Um grande beijo! E parabéns pela gestação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.