Em alguma fase da vida, a gente se faz aquelas perguntas: Será que estou grávida? Já posso fazer o teste de gravidez?
Mas pra isso, a gente precisa saber como funciona o ciclo menstrual. Vamos entender um pouco mais sobre como ele acontece.
Nesse post você vai encontrar
O Ciclo Menstrual
Ocorre entre o primeiro dia em que a menstruação desce (sangue vivo) até o dia anterior a próxima menstruação e tem duração média de 25 a 36 dias. Ao contrário do que se pensa, apenas 10 a 15% das mulheres tem ciclos certinhos de 28 dias, e mais de 20% tem ciclos irregulares. Por isso, a observação para quem usa método Billings, por exemplo, como método de contracepção ou método para engravidar, deve ser diária, pois tudo pode mudar, mês a mês.
O ciclo menstrual é regulado pelos hormônios. O hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (FSH), que são produzidos pela glândula hipófise, promovem a ovulação e estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona, que por sua vez, estimulam o útero e as mamas a se prepararem para uma possível fecundação.
O ciclo menstrual tem três fases:
- Folicular (antes da liberação do óvulo)
- Ovulatória (liberação do óvulo)
- Lútea (depois da liberação do óvulo)
Explicando as fases do Ciclo Menstrual
Dentro do ciclo, na fase folicular, ocorrem muitas alterações hormonais e a primeira delas é o FSH, que é exatamente para estimular a produção de folículos, que contém dentro deles, os óvulos. Depois do período de formação, apenas um folículo continua a se desenvolver e começa a produção de estrogênio.
Entramos na fase ovulatória com um super pico de LH, que é o hormônio detectado nos testes de ovulação, de 24 a 48 horas antes da ovulação ocorrer de fato. A fertilização tem cerca de 24 horas para ocorrer. O óvulo não fica esperando pelo espermatozóide por toda a fase lútea. Cerca de 24 horas é toda a oportunidade que nós temos para o tão esperado encontro entre os 2 gametas. O óvulo é fertilizado no terço inferior das trompas de falópio, e não no útero como normalmente se pensa. Ele vai continuar o seu caminho pela trompa até tocar o endométrio num período médio de 7 dias, iniciando a fase lútea, com diminuição do LH e FSH e aumento considerável de estrogênio e progesterona, que preparam o endométrio para a nidação, que é a implantação do óvulo na parede do endométrio. Se o óvulo não for fertilizado, ele se dissolve e é absorvido, ou ele sai com o fluxo menstrual. A fase lútea tem duração média de 12 a 18 dias.
A fim de evitar o processo de descamação do endométrio, assim que o embrião se implanta o seu corpo começa a produzir um hormônio, chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG) e é o hormônio detectado pelos testes de gravidez. Esse hormônio não só impede a descamação, mas ele sinaliza ao corpo lúteo para ficar por ali e continuar a produzir a progesterona para sustentar o endométrio (que alimenta o feto). Esta progesterona é importante, uma vez que sustenta a gravidez até a placenta assumir, depois de vários meses.
Então, quando devo fazer o teste de gravidez?
Vamos fazer umas continhas: após a ovulação, o embrião leva de 5 a 7 dias para chegar no útero e mais de 3 a 4 dias para se fixar. Então, a partir do 11º dia após a ovulação o teste de gravidez de 25UI poderia dar positivo.
E porque contar somente após a ovulação e não a partir do primeiro dia da menstruação? Porque a ovulação não acontece sempre no meio do ciclo certinho, como muitas pessoas pensam! Uma mulher que tem um ciclo maior, ela pode ovular lá pro 25º dia do ciclo menstrual. Então, o que se conta é a fase lútea (pós pico ovulatório) que dura de 12 a 18 dias.. Se não ocorrer menstruação (sangue vivo), é ai que se faz o teste de gravidez para detectar o HCG e a possível gestação.
E quais primeiras mudanças observamos na gestação da mulher?
- Aumento do sono
- Dor nos seios, por conta do estrógeno e progesterona
- Aumento do número de vezes que se faz xixi
- Podem aparecer cólicas
- Enjôos e vômitos em cerca de 60% das mulheres, devido ao aumento do HCG, que também deixa a digestão lenta, causando azia e prisão de ventre
- Emoções a flor da pele, com oscilações de humor, da irritação à sensibilidade exagerada
- Apetite sexual diminuído
E sobre desenvolvimento do bebê..
Na 4ª semana de gravidez, as células do embrião começam a se especializar e dar origem ao tubo neural, que vai se desenvolver no cérebro e na coluna vertebral do bebê. O sistema cardiovascular também começa a ser formado, até que, entre a 5ª e 6ª semana, o coração começa a bater!! Então, é bom que a ultrassonografia só seja feita a partir da 6ª semana de gestação.
Ao longo do trimestre, o feto desenvolve todos os principais órgãos (coração, cérebro, fígado, pulmões, rins e intestinos) e começa a se mexer com espasmos musculares sutis que ainda não são perceptíveis pela futura mamãe. Mas a percepção de sons e vibrações começa a surgir, e o bebê já reage aos estímulos do ambiente.
Por volta da 13ª semana, o corpo do bebê já está funcionando a todo vapor, com exceção dos pulmões, e até mesmo as unhas e os dentes de leite já estão surgindo.
O corpo humano é perfeito!!
Referências Bibliográficas
Teste de Gravidez: uma revisão. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/1639991/
Ciclo menstrual: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/biologia-do-sistema-reprodutor-feminino/ciclo-menstrual
O primeiro trimestre da gravidez, o início de uma nova vida: http://www.cordvida.com.br/blog/o-primeiro-trimestre-de-gravidez-o-inicio-de-uma-nova-vida/
Muito legal! Parabéns!
Ótimo texto!
Ótimas informações.
Muito legal, gostei muito 🤗
Ótimo artigo! Esclarecedor!